http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 13 de Abril de 2015 | Número 283



1.   Crefito-10 realizou reunião em Rio do Sul
 

O CREFITO-10 esteve reunido com profissionais de Rio do Sul e região na última sexta feira dia 10, entre os temas discutidos, estiveram a relação com as Operadoras de Planos de Saúde (Lei 13003/14), informação sobre as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, desmembramento, além de outros assuntos de interesse das profissões.
 
Com a participação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e ASSEFISIO, a reunião foi muito produtiva, segundo o Presidente do CREFITO-10 que afirmou ser um dos principais objetivos desta gestão a busca efetiva da participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no estado de Santa Catarina.


 


  

 

2.   Crefito-10 participou do 1º ForCOMDEF
 

O 1º ForCOMDEF – Congresso Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência aconteceu nos dia 07, 08 e 09 de abril em Joinville/SC. O evento foi realizado pelo COMDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e Governo Federal. O objetivo do evento foi fortalecer os conselhos do estado de Santa Catarina por meio de capacitação aos conselheiros e a sociedade em geral.

As palestras realizadas enfocaram conhecer a legislação referente a pessoa com deficiência, as funções das políticas públicas, a intersetoriedade, o controle social e estimular os conselheiros a promover a interlocução entre sua base de representação (segmento que representa) e o conselho, visto que o conselheiro deve promover debates, fazer visitas a entidades e participar de ações comunitárias que visem melhorar o acesso a direitos. Outro objetivo foi incentivar as organizações que trabalham com pessoa com deficiência para desenvolverem o protagonismo de seus usuários, buscando sempre o acesso a direitos e a cidadania.Os temas das palestras foram: acessibilidade, saúde e reabilitação, educação inclusiva, empregabilidade, tecnologia assistiva, assistência social, previdência social, turismo adaptado e legislações como: Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, NBR 9050 e demais decretos referentes a pessoa com deficiência.

O 1º ForCOMDEF oportunizou noite de autógrafos e roda de conversa com os autores. Estiveram presentes as terapeutas ocupacionais: A Dra. Silvane Penkal com o livro Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde Relatos de Experiência de Inclusão Social. A Dra. Luciane Pereira Frutuoso, A Dra Beatriz Macali Souza e Dra. Almerize Verônica Leite com o livro Terapia Ocupacional Vivências de Santa Catarina. A arquiteta Dra. Regina Cohen com o livro Metodologia para Diagnóstico de Acessibilidade em Centros Urbanos. A arquiteta Dra. Silvana Cambiaghi com livro Desenho Universal Métodos e Técnicos para Arquitetos e Urbanista. A autora e professora Talita F. Bolduan com o livro Além do que os olhos mostram. 

Esteve representando o CREFITO-10 a Conselheira Dra. Maristela Vieira, Vice-Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social de Balneário Camboriú e Conselheira suplente do Conselho Estadual da Assistência Social.

Fonte: 
Dra. Maristela Vieira Terapeuta Ocupacional Representante do CREFITO-10 no 1º ForCOMDEF e Dra. Silvane Penkal Terapeuta Ocupacional.
 

  

  

 

3.   Representantes do Sistema Visitam o CREFITO-10

O CREFITO-10 recebeu no último dia nove, a visita de dois representantes do Sistema COFFITO/CREFITO’s, o Presidente do Crefito-8, Dr. Abdo Zeghbi e o Presidente do Crefito-3 Dr. Reginaldo Antolin Bonatti,  para tratar de assuntos de interesses da Fisioterapia e Terapia Ocupacional relacionados a fiscalização.

Na ocasião também estiveram presentes Dr. Rômulo Nolasco de Brito Diretor Tesoureiro do Crefito-10 e Dra. Fernanda Guimarães Torres Diretora Secretária do Crefito-10.


 

  

 
 

4. Crefito-10 reuniu-se com Delegado de São Miguel do Oeste

Presidente e Diretora Secretária do Crefito-10 reuniram-se com o Delegado do CREFITO-10 de São Miguel do Oeste, Dr. Diogo Oro Spengler no último dia 07, a fim de debater temas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.

 

 

5.   Representantes do Crefito-10 em visita a UnoChapecó

Representantes do CREFITO-10 reuniram-se com a Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unochapecó, Dra. Lilian Marin e Delegado do CREFITO10 de Chapecó, Dr. Mark Andrey Mazaro, também docente da Unochapecó na tarde do último 07 para tratar de ações conjuntas para o ano de 2015.

Estavam presentes ainda os fisioterapeutas Dr. Ricardo Nicaretta e Dra. Fernanda Desessards, docente da Instituição.

 

  




6.   Crefito-10 apresenta o Projeto Crefito Jovem na Unisul Pedra Branca

A palestra foi realizada no dia 6 de abril no auditório G, da Unidade Pedra Branca, contou com a participação dos alunos e professores do curso de Fisioterapia. Os integrantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-10) apresentaram o projeto Jovem Itinerante e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do Conselho.

O CREFITO-10 agradece a Coordenação do Curso de Fisioterapia da Unisul Pedra Branca em especial a Coordenadora do Curso Dra. Luana Meneghini Belmonte pela atenção e carinho que os representantes do CREFITO-10 foram recebidos.


 


 

A Comissão do CREFITO Jovem é composta pelos membros: Dr. André Cruz ,Dra. Esther Steiner, Dr. Gustavo Fernando Sutter Latorre e Dra. Maristela Vieira.
 
 
Unisul divulgou: http://www.unisul.br/wps/portal/unisul-hoje/Noticia/?id=223668

 
 

7.   Crefito-10 participou da I Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

O CREFITO-10, parabeniza a toda Administração da ABRAFITO por mais um excelente evento, sem dúvida eventos como este despertam nos participantes a necessidade da busca contínua pelo aprimoramento profissional, destacou o Dr. Irineu Jorge Sartor Conselheiro do CREFITO-10 que representou o Presidente no evento.

 

  




8.   Presidente do Crefito-10 realiza Aula Magna na UNOESC

Aconteceu na noite do no último dia 07, o Presidente do CREFITO-10 Dr. Sandroval Torres ministrou Aula Magna da inauguração do Curso de Fisioterapia da Unoesc Campus São Miguel do Oeste.

Para nós representantes do CREFITO-10 é um orgulho e uma honra ser convidado para um ato desta importância destacou o Dr. Sandroval Torres, que em sua fala, apresentou um panorama da Fisioterapia em Santa Catarina e no Brasil.

Participaram estudantes e seus familiares, a Administração da Universidade através da Diretora de Graduação Profa. Dra. Marilene Stertz e do Diretor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão Prof. Dr. Evelacio Roque Kaufmann, Secretário de Saúde do município Dr. Airton Macarini, Presidente da Afitoex Dr. Marcel Mafinski e fisioterapeutas da região.

O CREFITO-10 parabeniza e agradece pela atenção e carinho em especial à Dra. Franciani Barbieri Fiorini, Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste.


 

  





  





9.   Florianópolis recebeu o X Fórum da ABRAPG-Fisioterapia

Realizado o X Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia com a participação de Orientadores de mestrados e doutorados em fisioterapia e ciências da reabilitação de todo o Brasil. O evento foi organizado pelos Professores do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e Desportos - CEFID da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, com apoio do CREFITO-10.

 






Fotos: Jornalista Carlito Costa – CEFID-UDESC




10.   Delegado do Crefito-10 representa a entidade na Formatura da UNC Mafra
 

Dr. Alonso Romero Fuentes Filho, Delegado do Crefito-10, representou o Conselho na Solenidade de Formatura do Curso de Fisioterapia da UNC – Universidade do Contestado ocorrida no dia 07.04 no Clube Raízes da Tradição em Mafra – SC.
 
Crefito-10 parabeniza os 21 novos Fisioterapeutas, a Coordenadora do Curso e a todos os docentes.

 

 

 

11.   Eventos 2015

 

 

Informações: https://sites.google.com/site/xvicbb/



 

 

  


 

       

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 

 

13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10