http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 11 de Maio de 2015 | Número 287



1.   Projeto Crefito Jovem Itinerante esteve no Sul de Santa Catarina

Crefito-10 apresentou o Projeto Crefito Jovem Itinerante aos Cursos de Graduação de Fisioterapia das Instituições de Ensino Superior do Sul do estado de Santa Catarina. Dia 07.05 a tarde esteve na Unisul Campus Tubarão e a noite na UFSC Campus Araranguá e dia 08.05 esteve na UNESC em Criciúma. Participaram membros da Comissão do Crefito Jovem Dr. André Cruz e Dra. Esther Steiner, do Núcleo de Comunicação e Eventos Dra. Karin Gomes Paz, Presidente Dr. Sandroval Torres, Diretora- Secretária Dra. Fernanda Guimarães Torres, Conselheira Dra. Rita de Cassia Paula Souza e na UNESC o professor e Delegado do Crefito-10 Dr. Lee Gi Fan. O Crefito-10 agradece a presença dos Coordenadores dos Cursos, docentes e estudantes e reforça a importância da aproximação dos estudantes, docentes e o Crefito-10.


 
  
Curso de Fisioterapia da UFSC Araranguá



UFSC




UNISUL TUBARÃO


  
UNISUL TUBARÃO



UNISUL TUBARÃO



UNESC CRICIÚMA


 

2.  Crefito-10 participou de reunião dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema Coffito/Crefitos

Vice-Presidente do Crefito-10 Dr. Lourival Jaime Vieira Filho e a Conselheira Dra. Maristela Vieira participaram no dia 08.05 na sede do COFFITO em Brasília de reunião dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs.

 

  

 

3.   Representantes do FNTSUAS discutem sugestões de temas para Conferências de Assistência Social

COFFITO participa de Reunião do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS)

No dia 17 de abril, a vice-presidente do COFFITO, Dra. Luziana Maranhão, participou de reunião organizada pelo Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS), em que os participantes avaliaram a Assistência Social no Brasil, as carências e principais eixos de discussão na área.

Durante o encontro foi disponibilizada oficina de capacitação para a mesa de Gestão de Trabalho no SUS, visando, dessa maneira, instruir os profissionais para atuação junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). De acordo com a Dra. Luziana Maranhão, o objetivo é orientar e discutir assuntos como piso salarial, carreira única, concurso público, e negociação coletiva. A mesa em questão contará com a participação da Terapia Ocupacional, por meio da representante da FENAFITO, Dra. Nádia Vilela.

O grupo ainda abordou os eixos norteadores das discussões que serão empreendidas nas conferências de Assistência Social, quando, inclusive, foi editado um documento orientador sobre os principais temas. Para a Dra. Luziana Maranhão, é imprescindível que os conselheiros da Assistência Social conheçam o material, afinal, por meio dele, será possível ampliar conhecimentos em relação às possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional.

Leia mais: http://www.coffito.org.br/site/index.php/sala-de-imprensa/859-representantes-do-fntsuas-discutem-sugestoes-de-temas-para-conferencias-de-assistencia-social.html
 
 
 



4.   Moção de Congratulação

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú vem Congratular a Dra. Maristela Vieira, Terapeuta Ocupacional e representante do Crefito-10, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

 




 

5.   Presidente do Crefito-10 esteve na FACVEST e UNIPLAC em Lages

Dia 04.05 o Presidente do Crefito-10 esteve na Semana Acadêmica da FACVEST de Lages. Na ocasião o Dr. Adriano Slongo – Delegado do CREFITO-10 da região de Caçador proferiu palestra aos acadêmicos do Curso de Fisioterapia. O Crefito-10 agradece aos Coordenadores do Curso Dr. Marcos Maximiliano Boscatto e Dr. Irineu Jorge Sartor pelo convite.


 






Dia 05.05 proferiu palestra para o Curso de Fisioterapia da UNIPLAC – Fisioterapia no Mercado de Trabalho. O Crefito-10 agradece ao Coordenador do Curso Dr. Tarso Waltrick pelo convite.









 

6.   Crefito-10 é membro da ASCOP-SC

Crefito-10 é membro da Associação dos Conselhos Profissionais em Santa Catarina, identificada pela sigla ASCOP/SC.

É uma pessoa jurídica de direito privado constituída sob forma associativa, conforme decisão da Assembléia Geral dos Conselhos de Fiscalização e Normatização Profissional do Estado de Santa Catarina, passando a reger-se pelo presente Estatuto e pela legislação vigente que lhe é aplicável.
Debater as questões comuns, de cunho jurídico, administrativo e político atinentes aos Conselhos Profissionais associados, exercendo defesa dos direitos e interesses coletivos destes nas esferas judiciais e administrativas, são atribuições da entidade.

Acesse: http://www.ascop.org.br

 



 
7.   Delegado do Crefito-10 entrega de documentos para a Fisioterapeuta

Delegado do Crefito-10, Dr. Lee Gi Fan entrega de documentos para a Fisioterapeuta Dra. Elisa Bobsin no município de Criciúma.


 
  

 

8.   Delegado do Crefito-10 e Fisioterapeuta é o novo Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste

Pela primeira vez, Conselho será presidido por alguém sem ligação partidária. O fisioterapeuta Dr. Diogo André Oro Spengler é o novo presidente

Tomaram posse na noite de segunda-feira (27.04), os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste. O prefeito João Valar e o secretário da Fazenda e Administração, Pedro De Conto, juntamente com o secretário da Saúde, Airton Macarini, que repassou a presidência do Conselho, prestigiaram a solenidade no auditório da Câmara de Vereadores.

Os novos integrantes representam entidades, sindicatos, associações e secretarias municipais, os quais terão a responsabilidade de discutir e atuar em conjunto com a administração, secretaria e comunidade, enfocando ações para a área de saúde.

Macarini entregou a presidência para Diogo André Oro Spengler, fisioterapeuta e representante da Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Extremo Oeste. O secretário enfatizou o compromisso do conselho e que, pela primeira vez, alguém que não esteja ligado à administração municipal se dispôs a assumir a presidência deste conselho. O secretário reiterou que o compromisso da Saúde Municipal é sempre atuar na prevenção.

Diogo Spengler salientou que o Conselho é uma ferramenta de controle social das políticas, e tem o papel de nortear as ações municipais na área da saúde, tanto no que tange à prevenção, quanto o tratamento e reabilitação. “Esta é a primeira vez, em quase 25 anos de existência, que este Conselho será liderado por alguém sem qualquer ligação partidária. E isto será um grande desafio. Precisamos reestruturar, reformular e fazer com que o Conselho realmente represente os anseios da sociedade. Minha meta pessoal é colocar uma situação de mudança cultural, comprometendo os cidadãos com a própria saúde. As pessoas exigem muito o seu direito à saúde, mas esquecem que o seu dever principal é cuidar da própria saúde. Se conseguirmos mudar a cultura de remediar para a cultura de promover, metade dos problemas nesta área estarão resolvidos”, argumenta o novo presidente do Conselho.

O prefeito agradeceu o empenho dos ex-conselheiros e parabenizou o novo grupo, enfatizando a importância das pessoas atuarem nos conselhos, não apenas da saúde.

“A responsabilidade em trabalhar pelo município é de todo o cidadão. A participação nas discussões e encaminhamentos também é fundamental e o conselho é responsável em intermediar e representar a população. Somos orgulhosos por estarmos entre as 10 melhores pequenas cidades do País para se viver, mas podemos fazer mais e obter as primeiras colocações. A municipalidade trabalha para isso, contudo precisa muito do apoio e participação de todos”, comentou João Valar.

Fonte: JORNAL REGIONAL


 
   



9.   Município de Brusque

Crefito-10 representado por seu Procurador Jurídico, Dr. Rafael Moysés Menezes, reuniu-se no dia 06.05.15 com Prefeito do Município de Brusque, Secretária de Saúde do Município e com os profissionais para tratar da aplicação da decisão judicial a qual determinou a realização da jornada de trabalho de 30 horas, sem redução salarial para os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais servidores daquele município.


 





 

10. Crefito-10 participou de reunião do Conselho Estadual de Saúde – CES/SC

Na última quarta-feira, dia 06 de maio, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Saúde a 204ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde. O CREFITO-10 possui cadeira no pleno deste Conselho, sendo representado pelo fisioterapeuta Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes. Podemos destacar a atuação do conselheiro durante a leitura e aprovação do Regimento da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá em setembro, em local a ser definido. Durante a leitura, o governo do estado apresentou proposta visando a redução dos delegados eleitos e delegadas eleitas nos municípios, com a justificativa de redução de custos. O conselheiro defendeu a manutenção do número original, pois a Conferência é a instância de participação popular e que é necessário a pluralidade de ideias na proposição de políticas públicas de saúde e defesa do Sistema Único de Saúde, bem como evitaria a redução na participação de usuários e profissionais de saúde, incluindo nessa ultima categoria os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Atuou também apresentando e fazendo aprovar adendo ao parecer da Comissão de Vigilância em Saúde sobre o Projeto de Lei 01810/2014, que trata da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que tramita na Assembleia Legislativa. O conselheiro solicitou que fosse adicionado o seguinte texto ao parecer: "e aquelas que forem definidas como Práticas Integrativas e Complementares pelas profissões da área da saúde através de resoluções próprias", como por exemplo a Resolução COFFITO 380/2010.


 





 

11.   Eventos 2015

 

XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional


www.atoerj.org.br


 





 



 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 



13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10