http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 22 de Junho de 2015 | Número 293



1. DRF - Agora a emissão será somente online


Declaração de Regularidade para Funcionamento - Agora a emissão será somente online.

A exposição da Declaração de Regularidade para Funcionamento atualizada é obrigatória (Resolução COFFITO 37/1984).

O documento deve ser renovado anualmente, e, a partir de 2015 a emissão será feita diretamente pelo site do CREFITO-10.

Para obter a sua DRF do exercício 2015-2016 siga todos os passos da imagem ou copie o link http://179.188.3.16/home/declaracaoDRF?a=profissional no seu navegador e siga os passos 5, 6 e 7.

Caso não consiga emitir a sua DRF, entre em contato com CREFITO-10 pelo email: crefito10@crefito10.org.br

O CREFITO-10 está modernizando os seus processos para que os seus profissionais sejam atendidos cada vez mais com celeridade e eficiência.


 




2.   Crefito-10 realizará o I Encontro Unificado das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Local: Conselho Regional de Contabilidade – CRC - SC

Data: 21 e 22 de Agosto de 2015
Entre a programação discutiremos o Panorama das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Santa Catarina; Temas Polêmicos em Fisioterapia e Terapia Ocupacional ; Panorama da Saúde Suplementar Frente às Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e Fisioterapia: integração e limites das profissões; A Política das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e Empreendedorismo em Saúde; O Futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; Especialidades: Por quê? Para quê? E como tê-las?;
 
Inscrições: Gratuitas

 
 



 

3. Crefito-10 realizou reunião com formandos de Cursos de Fisioterapia

Dias 17 e 18 de junho, o CREFITO-10 participou de reunião com os formandos do Curso de Fisioterapia da UNESC e da UFSC Araranguá, representado pelo Diretor-Tesoureiro, Dr. Rômulo Nolasco de Brito.

Dia 19 de junho, o CREFITO-10 participou de reunião com os formandos do Curso de Fisioterapia da FURB - Blumenau, representado pelo Coordenador do Departamento de Fiscalização, Dr. George Jung da Rosa.


 



17/06 UFSC - Araranguá




18/06 UNESC - CRICIÚMA





19/06 FURB - BLUMENAU


 

4.   Crefito-10 realizou o XV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia do Crefito-10

O Crefito-10 realizou o XV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia no dia 19 de junho, sexta-feira), das 09 às 17 horas, nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, situada na Rua Felipe Schmidt, 679 - Ed. CDL – Florianópolis.

Foi debatido o ensino das NORMATIZAÇÕES DA FISIOTERAPIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA e dentre elas o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e Parâmetros Assistenciais da Fisioterapia.

Participaram do Encontro Coordenadores de Cursos de Fisioterapia das Instituições de Ensino Superiores Unisul Pedra Branca, Faculdade Guilherme Guimbala - ACE, UDESC, Estácio de Sá de Santa Catarina, FURB, UNOESC Joaçaba, UFSC – Araranguá, Faculdade Avantis, UNESC, UNIARP, UNIFACVEST, UNC, IESGF, Anhanguera, UnoChapecó, Diretoria do Crefito-10, Comissão de Educação de Fisioterapia e Núcleo de Comunicação e Eventos do Crefito-10.
 
Os Coordenadores de Cursos de Fisioterapia catarinenses e o Crefito-10, através da Comissão de Educação de Fisioterapia traçaram estratégias conjuntas para aprofundar o ensino de conteúdos essenciais para o futuro profissional na chegada ao mercado de trabalho.
 
Representantes de Associações de Especialidades ASSOBRAFIR e SONAFE estiveram presentes para divulgar os eventos que acontecerão em Florianópolis no próximo semestre que você pode encontrar na agenda de eventos do site do Crefito-10.


 










 

 

5.  Crefito-10 realizará o XV Encontro de Centros Acadêmicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O evento acontecerá no dia 27 de junho de 2015, no Hotel Valerim Plaza, rua Felipe Schmidt 705, Centro - Florianópolis, SC - das 08h30 às 17h30.
 
Objetivamos com este evento estreitar os laços entre as Entidades de Representação Estudantil e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10.





Ressaltamos que dentro das atividades deste evento, acontecerá a eleição de um (01) Conselheiro Jovem.


 

6.  Delegado Geral do Crefito-10 em reunião com Delegado de São Bento do Sul

Dr.Lauro Schlichting Júnior, Delegado Geral do Crefito-10 realizando visita ao Delegado do Crefito-10 para São Bento do Sul e Região, Dr. Mauro Scatolon no dia 19/06/2015.


 

 


7.   Crefito-10 participou de Encontro dos Fisioterapeutas do Sistema Coffito/Crefitos


Crefito-10 representado pelo Conselheiro Dr. Irineu Jorge Sartor participou do Encontro de Fisioterapeutas do Sistema COFFITO/CREFITOs organizado pelo COFFITO neste dia 19.06 em Brasília - DF.

 





 


8.   Eventos 2015

 






 
Ocorrerá no evento a Prova de Título de Especialidade do COFFITO/ABRAFIT – Fisioterapia do Trabalho
Informações: http://abrafit.fst.br/










 



 

9. AFISIOREC informa:

Presidente da AFISIOREC informa que a Associação faz parte oficialmente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma.

AFISIO-REC - ASSOCIAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS DA REGIÃO CARBONÍFERA
Presidente: Dr. Eduardo Stefano Benedet
Criciúma - SC
Fones: 48/ 99207799 e 48/9993-5724
E-mail: eduardobenedet@hotmail.com e 
fabricio-fisio@hotmail.com
Data da Fundação da Entidade: 23.05.2002
 
Nova Diretoria:
Presidente: Dr. Eduardo Stefano Benedet
Diretor Executivo: Dr. Fabricio Goncalvez de Oliveira
Secretária: Dra. Christiane Beirao de Miranda
Conselho Fiscal: Dr. Andre Mattos de Almeida
Conselho Consultivo: Dr. Eduardo Ghisi Victor

 


 

10. Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Fisioterapia

A Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Fisioterapia do Crefito-10 aplicou um questionário aos Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Santa Catarina objetivando levantar informações acerca do ensino das Práticas Integrativas e Complementares nos Cursos de graduação de Fisioterapia de Santa Catarina, no XV Encontro dos Coordenadores do Curso de Fisioterapia do CREFITO-10 realizado dia 19.06 em Florianópolis. Os dados obtidos servirão de fundamento para as ações futuras do Crefito-10.

A Comissão de PICs de Fisioterapia do Crefito-10 é composta pela Dra. Elenice de Oliveira - Presidente e Dra. Renata Bonotto Toledo dos Santos - Membro.

 

 



11. O Registro no prontuário é obrigatório!

O que deveria ser um padrão na prática profissional dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais virou obrigação com as resoluções COFFITO 414 e 415 de 2012, que dispõem sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário, da sua guarda e seu descarte.
Para que se compreenda a relevância desses registros:

O Prontuário é documento, constituído de um conjunto de informações, geradas com base em fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, com caráter legal, sigiloso e científico. Possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.

Destina-se, ainda, ao subsídio dos processos de gestão, ao ensino e à pesquisa em saúde; à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; além de documentar demandas judiciais. (Vasconcellos, 2008)

Deve conter, minimamente: identificação completa do paciente/cliente/usuário; história clínica; exame físico; exames complementares; diagnóstico e prognóstico; plano terapêutico; evoluções diárias contendo o estado de saúde do paciente/cliente/usuário, tratamento realizado e eventuais intercorrências.

O correto e o completo registro do prontuário são aliados do profissional e do paciente/cliente/usuário. Não observar as determinações das Resoluções COFFITO 414 e 415 constitui falta ética.

 

12. Crefito-10 e Comissão Negociadora de Joinville reuniram-se dia 16.06.15 em Joinville





 
Na ocasião, a comissão informou ao CREFITO-10 sobre o andamento das negociações junto às Operadoras de Planos de Saúde de Joinville e Região, bem como receberão do CREFITO-10 um exemplar das normas para contratualização de serviços de fisioterapia, material este que foi enviado por correio para todas as Pessoas Jurídicas que oferecem serviços de Fisioterapia.

Para o Presidente do CREFITO-10, este contato entre os proprietários de clínicas e o Conselho é de fundamental importância, para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão.


13. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 



14. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10