marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 23 de Agosto de 2010 | Número 39

 

 

1.  CREFITO-10 realizará reuniões com Profissionais

 

Joinville

Data: 24.08.10

Horário:19:30 horas

Local: Hotel Sleep Inn - Rua Senador Felipe Schmidt, 460

 

Jaraguá do Sul

Data: 02.09.2010

Horário:19:30 horas

Local: Hotel Mercure Jaraguá do Sul - Rua Presidente Epitácio Pessoa, 239, centro.

 

Prezado Profissional da Região Norte do Estado de Santa Catarina,

 

            O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reuniões nas cidades de Joinville no dia 24.08.10 às 19:30 horas no Hotel Sleep Inn - Rua Senador Felipe Schmidt, 460 e em Jaraguá do Sul, no dia 02.09.10, às 19:30 horas, no Hotel Mercure Jaraguá do Sul, rua Presidente Epitácio Pessoa, 239, centro, Jaraguá do Sul.

Estas reuniões tratam-se de encontros com os profissionais da região com o CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região e no Estado.

A meta é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite. Ao concluir, reitero meus agradecimentos e coloco-me à inteira disposição.

Cordialmente,

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

 

2. BRASIL -  Novo Comitê Executivo da CLAFK – Confederação Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia – Gestão 2010-2014

Dia 21 de agosto de 2010 o Brasil foi o país eleito para ser o novo Comitê Executivo da CLAFK – Confederação Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia – Gestão 2010-2014. A votação ocorreu na Assembléia da CLAFK 2010 em Santiago do Chile, onde estavam presentes todos os países Latinoamericanos participantes da entidade, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e o Brasil, representado pelos fisioterapeutas brasileiros, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti – Presidente da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB e Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10, ambos participaram como Delegados Oficiais do Conselho Consultivo e Assembléia da CLAFK 2010, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti -Delegado Titular da AFB e Dr. Sandroval Francisco Torres - Delegado Suplente da AFB.

Segue abaixo a composição do novo Comitê Executivo da CLAFK – Gestão 2010-2014:

Presidente

Reginaldo Antolin Bonatti - SP

Vice Presidente

Sonia Aparecida Manacero - RS

Secretária do Comitê Executivo

Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres - SC

Diretor Tesoureiro

Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima - RJ

Vogal

Rogério Augusto Queiroz - SP

 

Reginaldo Antolin Bonatti, Brenda Myers Secretária Geral da WCPT, Sonia Aparecida Manacero,

Fernanda Guimarães Torres, Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima, Rogério Augusto Queiroz

 

A cerimônia de posse da nova gestão da CLAFK ocorreu no encerramento do Congresso da CLAFK e contou com as presenças da Representante da WCPT – SAR , Confederação Mundial de Fisioterapia – Região Sul Americana, Mabel Yvonne Espinel Gonçalez, o Presidente do CREFITO-7, Dr. Jose Roberto Borges dos Santos (representando o Dr. Roberto Cepeda – Presidente do COFFITO), o Presidente do CREFITO-6, Dr. Ricardo Lotif e Dra Sônia Aparecida Manacero Conselheira CREFITO-5 (representando o Dr. Alexandre Doval – Presidente CREFITO-5) entre todos os participantes do congresso presentes.

 

 

Cerimônia de Posse da nova Diretoria da CLAFK

Palavra do novo Presidente da CLAFK

 

Presidente e Secretária do Comitê Executivo assinam termo de Posse da nova Diretoria CLAFK 2010-2014

 

3. Colégio de Kinesiólogos do Chile recebe delegações da CLAFK.

 

O Colégio de Kinesiólogos do Chile, convidou os membros das delegações dos países que compõem a CLAFK, para na noite do dia 20.08.10, conhecer a sede Colégio de Kinesiólogo do Chile e como este importante órgão de representação dos Kinesiólogos do Chile funciona.

 

Dr. Sandroval Torres - Presidente do CREFITO-10

Dr. Rogério Queiroz – Conselho Deliberativo da AFB e CLAFK

Dr. Sandroval Torres – Presidente do CREFITO-10

Dr. Reginaldo Antolin Bonatti – Presidente da AFB e CLAFK

 

Dra. Sônia Manacero – Vice-Presidente CLAFK 2010-2014

Klgo.David López Sánchez – Presidente da CLAFK 2006-2010

Dr. Reginaldo Antolin Bonatti – Presidente da CLAFK  2010-2014

Dra. Fernanda G. Torres – Secretária do Comitê Executivo da CLAFK  2010-2014

Dr. Rogério Queiroz – Vogal da CLAFK  2010-2014

Dra. Denise Flávio Botelho Pinto – Tesoureira da CLAFK 2010-2014

Klgo. Eduardo Ramírez Carrasco, Presidente do Colégio de Kinesiólogos do Chile

 

 

4. Serviços de Ginástica Laboral para a Justiça Federal de 1º Grau em Santa Catarina

O Sr. Fabrício Papaléo de Souza, Pregoeiro - Seção de Assuntos de Licitação Justiça Federal de 1º Grau em Santa Catarina informa a deflagração de procedimento licitatório pela Justiça Federal de Santa Catarina, com vistas à contratação de serviços de ginástica laboral, com abertura designada para o dia 27/8/2010, às 13h. Leia o edital no site do CREFITO-10.

 

 

5. ACATO visita o Instituto Católico de Santa Catarina

A Católica de Santa Catarina é o primeiro passo para a consolidação do antigo projeto marista a Pontifícia Universitária Católica de Santa Catarina, esta primeira unidade foi instalada em Joinville sob a coordenação do Prof. Michael William Citadin a qual recebeu a visita da Dra. Lizete Antunes – Presidente da ACATO. A instituição inicia suas atividades acadêmicas ofertando a comunidade um rol de cursos de especialização, dentre eles destacamos o de acupuntura tradicional chinesa, este nos chama atenção em especial devido ao fato que o seu corpo docente é formado substancialmente por fisioterapeutas.  Ressaltamos na ocasião ao ilustre Prof. Michael Citadin que também encontrara entre os terapeutas ocupacionais, profissionais qualificados nesta área com á exemplo da Dra Josiane Kintzel que realizou os seus estudos em acupuntura com aperfeiçoamento no “Chinese Advanced Acupuncture Training – Medical College Xiamen University. Parabéns os administradores da IES, pela ação empreendedora em ofertar mais uma opção de acesso ao conhecimento a população catarinense, mas principalmente aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que desejam atuar com qualificação. 

 

6. Eventos

          

  • IX Jornada de Reabilitação da Mão - Atualização da prática: O que avaliar e como tratar

             Local: Joinville- Santa Catarina - Data: 08 e 09 de outubro de 2010,

             Fonte: Sociedade Brasileira de Terapia de Mão 2010-2011

             www.sbtm.org.br    contato.sbtm@gmail.com

     

            Confira outros eventos no site do CREFITO-10.

 

7. CREFITO-10 participa de reunião com Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFFITOs

 

Aconteceu em Brasília no dia 14 de Agosto a reunião entre o Grupo de Trabalho: Desmembramento do COFFITO e os terapeutas ocupacionais do sistema COFFITO/CREFITOs cuja principal meta era atualizar os conselheiros acerca do processo de criação do Conselho Federal de Terapia Ocupacional.

Estiveram presentes a Dra. Elineth da Conceição da Silva Braga, Fisioterapeuta e Diretora-Tesoureira do COFFITO, Dra. Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, Terapeuta Ocupacional e Presidente do CREFITO-1 e o Dr. José Naum de Mesquita Chagas, Terapeuta Ocupacional e Presidente da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional – ABRATO, além dos conselheiros Dra. Danielle Garros – CREFITO-3, Dra. Luzianne Paiva – Crefito-6, Dra. Sonia Santos – Crefito-7, Dr. Milton Mariotti – CREFITO-8, Dra. Solange Lopes – CREFITO-9, Dra. Lizete Antunes – Vice-Presidente do CREFITO -10, Dra. Danubia Ramos – CREFITO-11, Dra.Lucrecia Lima – CREFITO-12.

 

Cronologia dos fatos de maior relevância neste processo:

 

- Anos 90: tema ganha maior força entre os terapeutas ocupacionais com o surgimento de um Projeto de Lei oriundo do Estado de Minas o qual definia o campo de atuação do terapeuta ocupacional apenas na Saúde Mental, ignorando as demais, após muitas intervenções das lideranças o projeto foi arquivado.

- O Sistema cria a primeira comissão que realizaria um o estudo acerca da viabilidade do desmembramento do COFFITO, os profissionais tomaram ciência dos resultados em 2007 no Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional realizado em Goiás.

- 02 de Março de 2010:  os atuais Conselheiros Federais, os terapeutas ocupacionais Dra. Carlene Borges, Dra Rita Bitencourt, Dr Dagoberto B. Miranda, Dr. Iremar Capelini e o Dr. Mário Batisti solicitaram a retomada dos estudos acerca da viabilidade da criação do Conselho Federal de Terapia Ocupacional, sendo este acolhido pelo Presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda em 4 de Maio do mesmo ano, que na seqüência institui o GT denominado de Desmembramento.

- 5/Agosto/2010: é realizada a primeira reunião do GT de Desmembramento.

Composição: Dra. Elineth da Conceição da Silva Braga e o Dr, Jose Roberto Borges dos Santos, fisioterapeutas, Dra. Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão e o Dr. José Naum de Mesquita Chagas, terapeutas ocupacionais.

- 14/Agosto/2010: O grupo de conselheiros nesta ocasião entendeu que se trata da criação de dois novos  conselhos, o de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional e que este processo deve ser conduzido com serenidade e transparência em prol da manutenção, avanços e conquistas já obtidas pelas profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional preservando acima de tudo a Dignidade das profissões e de seus profissionais.

 

 

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

9 . Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10