marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 06 de Setembro de 2010 | Número 41

 

 

1. O CREFITO-10 agradece a presença dos profissionais do Norte do Estado

Na noite do dia 02.09.10 aconteceu em Jaraguá do Sul, no Hotel Mercure , a segunda reunião com profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do norte do Estado de Santa Catarina. O objetivo da realização de encontros como este além de proporcionar a aproximação e participação nas futuras ações deste Conselho Regional, também visam dar um feedback das ações realizadas até o momento. Confira as fotos:

 

 

   

 

2. CREFITO-10 visita o Curso de Terapia Ocupacional da UNIPLAC

 

O Presidente do CREFITO-10 esteve juntamente com a Conselheira Maristela Vieira (Terapeuta Ocupacional), visitando o Curso de Terapia Ocupacional da UNIPLAC em Lages, sob Coordenação da Dra. Leatrice Carbonera dos Santos (Terapeuta Ocupacional).

Ainda nesta data o Presidente do CREFITO-10 esteve com a administração da UNIPLAC colocando o Conselho Regional à disposição para ações em prol da Terapia Ocupacional na região.

 

 

Dra. Leatrice Carbonera dos Santos

Dr. Sandroval Torres

Dra. Maristela Vieira

 

 

3. CREFITO-10 reune-se com Reitor da UDESC

 

Em visita ao Prof. Dr. Sebastião Iberes Lopes Mello, Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o Dr. Sandroval Torres busca parcerias entre a UDESC e o CREFITO-10. Entre os assuntos debatidos foram as solenidades de formaturas, a abertura do Curso de Graduação de Terapia Ocupacional e o Ensino à Distância. Participou deste encontro a Profa. Elisabete Maria de Oliveira, fisioterapeuta e Coordenadora de Apoio à Comunidade Universitária  da UDESC / PROEX.

 

 

 

   

 

4. Atenção Fisioterapeutas que atuam na Área de Fisioterapia Cardiorrespiratória

 

Por solicitação da Presidente da ASSOBRAFIR – Regional de Santa Catarina, Dra. Elaine Paulin, o CREFITO-10 inseriu um banner em seu site, www.crefito10.org.br , com um cadastro a ser preenchido por fisioterapeutas catarinenses que atuam na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória, que objetiva colher informações sobre os profissionais desta área. Por favor, entrem no site e preencham este formulário e informe aos seus colegas que também atuam nesta área a fazer o mesmo. É muito importante que todos que atuam na área preencham este cadastro. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a ASSOBRAFIR-SC ou junto ao CREFITO-10.

 

5. Terapeuta Ocupacional é a Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso no Município de Joinville

 

O Sistema Único de Assistência Social - SUAS, cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todo território nacional dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais, de caráter continuado ou eventual, executados e providos por pessoas jurídicas de direito público sob critério universal e lógica de ação em rede hierarquizada e em articulação com iniciativas da sociedade civil.

O SUAS classifica-se por níveis de complexidade do sistema: Proteção Social Básica - PSB e Proteção Social Especial - PSE de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios e com centralidade na família. É, finalmente, uma forma de operacionalização da Lei 8.472/93 – Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS. A partir de 2004, com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, os municípios conseguiram avançar na política de descentralização dos serviços socioassistenciais. Na PSB, os serviços socioassistenciais são coordenados pelos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, onde a Proteção Social denomina-se básica por trabalhar com prevenção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e no nível da PSE são coordenados pelos Centros de Referência Especial de Assistência Social - CREAS onde a Proteção Social é Especial e a finalidade é proteger de situações de risco às famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados ou que já tenha ocorrido rompimento dos laços familiares e comunitários.

O Centro de Convivência do Idoso – CCI integra as ações do Serviço de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de Joinville. Visando a melhoria do atendimento da clientela foi estabelecido um Convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS e o Município de Joinville-SC o qual propiciou a construção de um novo e amplo espaço. Em 01 de setembro de 2010 o Prefeito Carlito Merss, em conjunto com a Secretária de Assistência Social Sra. Rosemeri Costa e a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Márcia Helena Carvalho Lopes o novo CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO - CCI foi inaugurado contou ainda com outras autoridades a exemplo dos secretários municipais e representantes de entidades, conselhos bem como da sociedade civil em geral.No CCI são atendidas pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, que residam no município e não estejam em território de CRAS.O objetivo principal do CCI é desenvolver ações sociais inclusivas, por meio de atividades nas áreas psico-social, senso percepto cognitiva, cultural e de lazer fomentando o desenvolvimento de potencialidades, promoção de autonomia, aquisições, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e promoção de cidadania.

As ações desenvolvidas no CCI focam atividades sócio-assistenciais, que promovem a sociabilidade, o desenvolvimento de habilidades, a informação, a expressão artística, lazer e outros. São realizados estudos sócio-econômicos; avaliações físicas funcionais; empréstimo de equipamentos que auxiliam na autonomia das atividades da vida prática, da vida de lazer e da vida laborativa. O CCI oferece assessoria aos idosos na formação de grupos e aos grupos organizados com o objetivo de esclarecer as formas de organização comunitária, executa eventos relacionados ao seguimento idoso, promove palestras abordando temas de interesse dos idosos, realiza encontros com temas pertinentes a área social, realiza reuniões com os representantes dos grupos para atuarem como multiplicadores; realiza visita técnica objetivando orientação e execução de atividades específicas para o idoso, enfim, auxilia de forma ampla e diversificada, com liberação de benefícios, orientações e encaminhamentos por meio de atendimento individual e grupal por incremento à inserção familiar e comunitária implementando um sentido de cidadania.

A garantia dos direitos sociais da pessoa idosa requer ações comprometidas de orientação familiar, promoção, manutenção e/ou recuperação da autonomia, permanência no próprio domicílio, reforço de vínculos familiares e comunitários e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, o CCI atende ao mês em média 200 pessoas e 89 famílias. Estão vinculados ao CCI 3.210 idosos que possuem cadastro individual, 69 Grupos de Convivência de Idosos que acontecem nos bairros do município. Diante disto, o CCI referencia aproximadamente 6.391 pessoas idosas e busca contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

A Terapeuta Ocupacional com especialização em gerontologia e psicomotricidade relacional sistêmica – Cibeli Engler tem desenvolvido seu trabalho na Secretaria de Assistência Social desde 2003 e a partir de fevereiro de 2009 assumiu a coordenação do CCI e iniciou juntamente com a equipe uma reestruturação do serviço baseada na política de Assistência Social, sendo que, atualmente executam-se projetos tais como:   

O Projeto Ativação Gerontológica objetiva contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo, conscientizando sobre seus direitos e motivando a prática regular das atividades motoras e cognitivas, como fator de manutenção da autonomia e independência, bem como contribuindo para a diminuição de problemas de saúde, minimizando e prevenindo os efeitos do envelhecimento.

O Projeto Cognição objetiva oferecer um espaço de convivência com exercícios que propiciam a atividade mental e estimule a memória, bem como, disponibiliza ferramentas que possibilitem o desenvolvimento nas habilidades de coordenação viso-motora, viso-espacial, raciocínio, memória, lateralidade e a possibilidade de novas formas de relações sociais, melhora da auto-estima e descoberta de potencialidades e auto-valorização.

O Projeto Criação e Expressão objetiva oferecer ao idoso espaço de convivência e a oportunidade de participarem de grupo de convivência onde possam, por meio de atividades diversas, expressarem suas potencialidades, desejos, angústias e conflitos (internos e externos), bem como a possibilidade de elaboração psíquica e criação artística e autovalorização.

O Projeto Geração e Renda objetiva criar mecanismos que favoreçam a geração de renda, por meio de atividades laborativas (Trabalhos Manuais), investindo na capacidade produtiva, na participação e interação social da pessoa idosa como ser ativo na família e na comunidade.

O Projeto Dirigentes de Grupos de Terceira Idade - DGTI objetiva assessorar os Dirigentes de Grupos de Terceira Idade – DGTI, bem como os idosos integrantes dos grupos, oferecendo informações, subsídios para o seu trabalho, propondo diretrizes para funcionamento dos grupos e acompanhamento das atividades da vida de lazer (AVL’s).O atendimento é desenvolvido por uma equipe técnica interdisciplinar especializada composta por uma Coordenadora (terapeuta ocupacional e gerontóloga), uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma terapeuta ocupacional e gerontóloga e na equipe de apoio uma Agente Administrativa III e uma Agente Operacional II.  Fonte: Dra. Cibeli Engler, terapeuta ocupacional coordenadora do CCI/Jlle.

 

6. Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Visita Joinville

 

 

Carlito Merss, Prefeito de Joinville, Dra. Beatriz Macali, terapeuta ocupacional do CCI, Márcia Lopes, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Dr. Cibeli Engler, terapeuta ocupacional e coordenadora do CCI, Lizete Antunes, terapeuta ocupacional Vice-Presidente do CREFITO-10 e Presidente Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais – Acato e Almerize Leite, terapeuta ocupacional da Associação de amigos dos autistas – AMA/Jlle.

 

 

7. Eventos

Curso de Fisioterapia da UNIARP de Caçador – SC realizará o I Simpósio de Fisioterapia

Informações: http://extranet.uniarp.edu.br/extensao/Banners/banner_simposio_fisio.png

 

II Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – CONAFISC e XX Fórum de Ensino na Fisioterapia

Belo Horizonte – MG

15 a 18 de setembro de 2010.

 

I Jornada Gaúcha de Fisioterapia Traumato-Ortopédica

O endereço do evento é www.jgfto.com.br, onde todas as informações podem ser obtidas.

 

Confira mais no site do CREFITO-10. www.crefito10.org.br

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ? Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10