Informativo Semanal do CREFITO10/SC - Número 421

13  de Fevereiro de 2018

 

 

 

1. Presidente do Crefito-10 realizou reunião com Fisioterapeutas do município de Camboriú

 

A pauta foi a valorização profissional e melhoria das condições de trabalho.

O encontro ocorreu no Sindicato dos Servidores Municipais de Camboriú na tarde de 08.02.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

 

2. Crefito-10 foi reeleito para o COMUSA de Itajaí

 

É com grande satisfação que informamos que Dr. André Cruz e a Dra. Luciana de Oliveira Gonçalves, representantes do CREFITO-10 no Conselho Municipal de Saúde de Itajaí - COMUSA, foram reeleitos.

 

E com grande orgulho, também informamos que a Presidência da Comissão para o cumprimento das Leis do SUS e seus princípios também ficou com o CREFITO-10.

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, sapatos e área interna

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

 

 

 

3. Crefito-10 institui o Projeto Plenária com Pauta Aberta

 

 

Com o intuito de tornar a participação dos Profissionais Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas do Estado de Santa Catarina mais efetiva, aumentando a sensibilidade do CREFITO-10 aos verdadeiros anseios dos profissionais do estado, estamos dando início a mais uma ação que esperamos seja amplamente utilizada.

 

Estamos falando do projeto “Pauta Aberta”, que configura a oportunidade de todo profissional ter acesso ao órgão máximo de deliberação do CREFITO-10 ou seja a Plenária.

 

O funcionamento em síntese é bem simples e foi pensado para ser ágil, devendo seguir as seguintes etapas:

 

1-     O profissional interessado em utilizar esse espaço, deve encaminhar e-mail para crefito10@crefito10.org.br colocando como assunto PAUTA ABERTA;

2-     No corpo do e-mail, fazer uma descrição sobre o porquê entende que o tema destacado merece ser pautado para deliberação da Plenária do CREFITO-10, devendo quando for o caso, anexar a maior quantidade de argumentos que justifiquem e amparem sua solicitação;

3-     Uma vez recebido, os temas serão levados a deliberação em Reunião Plenária, que poderá deliberar por incluí-los na pauta da Plenária subsequente ou solicitar maiores esclarecimentos seja ao solicitante, Câmaras Técnicas, Comissões ou outros órgãos quando for necessário;

4-     Caso isso aconteça, o solicitante será informado do andamento de sua solicitação;

5-     Caso seja aprovada a inclusão em pauta, será comunicado ao solicitante sobre o dia e horário da Plenária que deliberará sobre o tema solicitado, podendo o solicitante se assim entender, acompanhar a discussão e os encaminhamentos.

  

A próxima reunião Plenária do Crefito-10 acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro de 2018.

 

Sendo assim a partir de hoje os profissionais registrados no Crefito-10 poderão enviar sugestões de pontos de pauta a serem discutidos na referida Reunião Plenária do Crefito-10.

 

Contamos com sua efetiva participação, venha nos ajudar a fazer um Crefito-10 cada vez mais forte.

 

 

4. Representantes do Crefito-10 visitaram o Espaço Maturidade em Joinville

No dia 08.02 representantes do Crefito-10 visitaram o Espaço Maturidade de Joinville, entidade que promove a saúde dos idosos no conceito do envelhecimento bem sucedido, atuando com prioridade na prevenção da fragilidade, colaborando assim para manter a autonomia, a independência e a participação ativa dos idosos, bem como o resgate da sua auto-estima, um espaço interdisciplinar para que as questões relacionadas ao envelhecimento sejam refletidas e analisadas de forma ampla.

Dra. Scarlet Murara, Terapeuta Ocupacional da entidade relatou que são prestados serviços nas áreas da medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e arquitetura, além das atividades de tai chi chuan, yoga, artes, sala de jogos, inclusão digital, entre outras. Oferecemos serviços de prevenção, tratamento, reabilitação e promoção da saúde!

Contato: http://www.espacomaturidade.com.br/

 

https://scontent.ffln2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/27750637_1594827867268769_2576731873816018553_n.png?oh=0f7fb57d09dac0a19cf1332faaed052b&oe=5B0AEE40

 

A imagem pode conter: mesa e atividades ao ar livre

 

 

5. Decisão liminar do TRT6 assegura atuação de fisioterapeuta em Perícia Judicial

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região publicou decisão liminar que refutou conteúdo do Parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM 50/2017). A desembargadora do Trabalho proferiu decisão liminar em face do Mandado de Segurança em que uma profissional fisioterapeuta foi impedida por perito médico de participar da Perícia Judicial em que havia sido indicada como Assistente Técnica de uma das partes litigantes em processo trabalhista.

Segundo o argumento utilizado pelo perito do juízo para praticar tal impedimento contra a fisioterapeuta, foi o conteúdo do Parecer CFM 50/2017, no qual o documento afirma que o médico, enquanto perito judicial, estará cometendo infração ética ao realizar perícia judicial na presença de assistente técnico fisioterapeuta.

O conteúdo do referido documento foi repugnado pela desembargadora que assegurou o direito da fisioterapeuta em atuar com liberdade profissional, utilizando-se de todos os meios necessários para o desempenho da sua função de Assistente Técnica. Além disso, a decisão frisou a possibilidade de a fisioterapeuta atuar, até mesmo, como Perita do Juízo, conforme entendimento já pacificado pelo Tribunal.

O Parecer Abrapefi 001/2018, que versa sobre o direito do profissional fisioterapeuta em atuar como Assistente Técnico e da ilegalidade do seu impedimento, foi essencial neste caso como um dos documentos de defesa da Fisioterapia e teve sua argumentação acatada na decisão liminar.

 

Confira a decisão liminar do TRT6 no link: https://goo.gl/diVNxt

Confira o Parecer Abrapefi 001/2018 no link:https://goo.gl/Yx75yG

 

Mais informações:

 

A Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas (Abrapef) reuniu as principais decisões que embasam a atuação do fisioterapeuta como Perito Judicial e Assistente Técnico https://goo.gl/8ERpXN.

 

A Associação também emitiu uma nota de repúdio sobre o Parecer CFM 50/2017.

 

Veja no link: https://goo.gl/oGC5cd

 

 

 

 

6. Crefito-10 participou de Solenidades de Formaturas

 

UNC – Mafra - Representante do Crefito-10 Dr. Adriano Rodycz

 

 

 

 

7. Fator de Qualidade: Prestadores já podem preencher formulários

 

Já está disponível, no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das instituições representativas de prestadores de serviços de saúde, os questionários e formulários, que devem ser preenchidos até o dia 9 de março e servirão de base para a aferição do Fator de Qualidade (FQ).

 

O Fator de Qualidade é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e definido pela ANS para o reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de saúde e prestadores de serviços. Deve ser utilizado apenas nos casos em que o contrato preveja livre negociação como única forma de reajuste e que as partes não cheguem a um acordo até os primeiros 90 dias do ano.

 

Todos os prestadores privados poderão responder os questionários, pois as informações obtidas também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS).

 

Ao final do período de apuração dos dados que compõem o FQ, a ANS divulgará a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ no portal da reguladora.

 

Acesse o link https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=7680 e veja os questionários, os Critérios do Fator de Qualidade e para compartilhar a campanha nas mídias sociais.

 

 

FONTE: ANS, COFFITO

 

 

 

8. Florianópolis sediará o V COBRAFIN

Mensagem da Profa. Dra. Sibele de Andrade Melo Knaut, Presidente da ABRAFIN

Caros Fisioneuroamigos, é com grande satisfação que venho convidá-los a participar do V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN) na ilha da magia, a linda e contagiante Florianópolis. O COBRAFIN é um evento de enorme sucesso desde a sua primeira edição, em 2010. Passados 8 anos, o comprometimento da ABRAFIN em fazer o melhor e o maior evento da Fisioterapia Neurofuncional do Brasil e um dos maiores do mundo, só aumenta. Nosso compromisso em estabelecer padrões de qualidade de assistência em Fisioterapia Neurofuncional tem seu ápice no COBRAFIN, onde trocamos experiências, saberes, dificuldades, histórias e muito aprendizado, com colegas de todo o Brasil e de outros países.

A ABRAFIN tem se fortalecido a cada ano, conquistando espaço junto aos órgãos representativos da profissão, concedendo título de especialista em parceria com o COFFITO, criando espaços de divulgação do saber científico e promovendo interação entre pesquisa e prática clínica. E todo este crescimento da ABRAFIN só está acontecendo porque somos uma Associação séria, idônea e cercada de profissionais competentes com um objetivo maior em comum: Contribuir para o acesso a Fisioterapia Neurofuncional de Qualidade a Todos os Usuários.

A bela Florianópolis está de braços abertos esperando os Fisioneuroamigos para fazermos história!

Então meus queridos, juntem-se a nós para mostrar aos quatro cantos o que acontece quando criamos e fortalecemos as redes neurais!

E não se esqueçam, a ABRAFIN somos todos nós!

Informações: https://cobrafin.com.br/

 

 

 

 

9. Eventos:

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

 

 

 

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/27655419_1588025394615683_922496708562752877_n.jpg?oh=dce058b35e919a49a150f00f8f05f9ca&oe=5B174560

 

 

 

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), ocorrerá na cidade de Aracajú/SE, no período de 25 à 28 de setembro de 2018.

Informações: (079) 99816-0132

E-mail: atoese.sergip@yahoo.com.br

Local: Radisson Hotel – Aracaju/SE

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da  entidade. www.crefito10.org.br