marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 20 de Setembro de 2010 | Número 43

 

 

1. ABENFISIO realiza XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e o II Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva

 

O XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e o II Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva aconteceram de 15 a 18 de setembro, na cidade de Belo Horizonte-MG, numa promoção da ABENFISIO. O Presidente do CREFITO-10 esteve representado no evento pela Presidente da Comissão de Educação em Fisioterapia do CREFITO-10, Dra. Lisiane Fabris Chiumento. A conferência de abertura foi realizada por Maria da Natividade Santana e teve como tema: O SUS como Patrimônio Imaterial da Sociedade Brasileira. A Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil fez Conferência sobre o atual tema "Saúde Funcional". O assunto foi recorrente no evento dada a grande conquista obtida na 13ª Conferência Nacional de Saúde, na qual foi aprovada a moção de criação da Política Nacional em Saúde Funcional a qual visa, dentre outros objetivos, desenvolver ações e ofertar serviços de saúde funcional nos diversos níveis de atenção à saúde nas três esferas do governo. Por se tratar de um assunto extremamente novo, as definições, diretrizes sistemas e serviços da política ainda encontram-se em construção. Porém, é certo que a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) será fator fundamental ao sucesso da proposta e há necessidade de atualização e aprofundamento do conhecimento a cerca do instrumento. A Fisioterapia, passa a ter novas expectativas com a efetiva compreensão a respeito de saúde funcional e a implantação da política pública em questão. Outros temas debatidos no evento: Saúde funcional na atenção ao trabalhador, na atenção à mulher, ao idoso e à criança. Diversas oficinas relativas ao ensino da Fisioterapia também foram ofertadas e contou com um número expressivo de participantes.

 

      

 

2.Realizada em Florianópolis a 1ª Reunião para Organização do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

 

Dia 17 de setembro de 2010 no Centro-Sul, em Florianópolis, das 10 às 16 horas aconteceu a 1ª Reunião para Organização do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia que será realizado de 09 a 12 de Outubro de 2011 na cidade de Florianópolis – Santa Catarina. Compareceram na reunião o Dr. Alexandre de Paula Aguiar, Coordenador do Curso de Fisioterapia da UNISUL – Pedra Branca e docente do Curso de Fisioterapia da UDESC, o Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10, Dra. Márcia Andréa Fernandes, Diretora-Secretária do CREFITO-10 e Chefe do Departamento do Curso de Fisioterapia da FURB, Prof. Dr. Edson Sanfelice André, Docente da FURB, Dra. Rita de Cássia Paula Souza, Docente do Curso de Fisioterapia da UDESC e Membro da Comissão de Ética do CREFITO-10, Dr. Adriano Souza, Dra Presidente da Comissão de Ética e Deontologia do CREFITO-10, Dra.Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima, Vice-Presidente da Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB, Prof. Dr. Márcio Santos, Docente do Curso de Fisioterapia da UDESC, Dra. Karla Cristina Magro, Dr. Marcos Maximiliano Boscatto, Vice-Diretor Secretário da AFB, Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres, Diretora-Secretária da AFB e Coordenadora do Núcleo de Comunicação do CREFITO-10 , Rodrigo Fernando Beirão - Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10 e Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, Presidente da AFB. Aguardem notícias sobre este evento.

 

 

 

3. Convite para Lançamento de Livro em Joinville

 

Dr. Jeovane Nascimento do Rosário, Terapeuta Ocupacional, Diretor Administrativo da ARCD/AACD de Joinville - SC, vem convidar os profissionais catarinenses para o lançamento do livro abaixo no dia 25.09.10, sábado, às 10 horas. Local: Av. Alvino Hansen, 1118 – Bairro Ademar Garcia – Joinville – SC.

 

 

4. Atenção Fisioterapeutas que atuam na Área de Fisioterapia Cardiorrespiratória

 

Por solicitação da Presidente da ASSOBRAFIR – Regional de Santa Catarina, Dra. Elaine Paulin, o CREFITO-10 inseriu um banner em seu site, www.crefito10.org.br , com um cadastro a ser preenchido por fisioterapeutas catarinenses que atuam na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória, que objetiva colher informações sobre os profissionais desta área. Por favor, entrem no site e preencham este formulário e informe aos seus colegas que também atuam nesta área a fazer o mesmo. É muito importante que todos que atuam na área preencham este cadastro. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a ASSOBRAFIR-SC ou junto ao CREFITO-10.



5. O CEFID – UDESC estará realizando a IV Semana Acadêmica de Atividade Motora Adaptada

 

Data: 27 de setembro: Abertura (18:00 às 18:15)

Palestra 1 (18:15 às 20:00): Diferente Sim, Incapaz Não... Palestrante: Advogado Anselmo Alves - Mediador: Prof. Paulo Gutierres Filho

Apresentação Cultural APAE/Florianópolis

Palestra 2 (20:30 às 21:30): Tecnologia Assistiva e Mobilidade Pessoal: Desenvolvendo uma Cadeira de Rodas Específica para Dança Ministrante: Mdo. Carlos Senna (UFRGS) - Mediadora: Profa. Daniele L. de Biazzi

Dia 28 de setembro:

Palestra 3 (18:00 – 19:30): O Contexto da Educação Física Adaptada no Ensino Superior e as novas tecnologias

Mesa Redonda: Prof. Marino Tessari (UDESC), Prof Moacir Juncklaus (UNISUL/TUBARÃO) Prof Tiago Costa Baptista (UNISUL/PEDRA BRANCA) - Mediador: Prof. Rudney da Silva (UDESC)

Palestra 4 (20:00 às 21:30): “Uma Luz no Fim do Tubo” Ministrante: Surfistas Guga Arruda e Elias “Figue” Diel; Jornalista Antônio Zanella - Mediadora: Profa. Carla Vargas

Inscrições gratuitas pelo site: http://www.cefid.udesc.br/ ou no local do evento

Para maiores informações entre em contato através do e-mail d7labama@udesc.br ou pelo telefone 3321-8651 Local: Auditório CEFID/UDESC

 

6. Terapeuta Ocupacional integra o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville

 

Dra. Cibeli Engler, terapeuta ocupacional, membro da ACATO e Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso assume no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - COMDI em Joinville na condição de suplente até o ano de 2011. Ciente da importância em direcionar as ações voltadas ao seguimento idoso a Dra. Cibele Engler ressalta que  "diante do crescente envelhecimento da população, o Município de Joinville vem formulando políticas sociais que visam o acolhimento e o desenvolvimento de soluções aos problemas enfrentados por esta faixa etária junto à comunidade”, já sob a interferência ao terapeuta ocupacional, afirma “esta é uma das áreas que é possível contribuir de forma efetiva e ofertar a clientela benefícios imediatos que refletem em uma melhor qualidade de vida”.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – COMDI, juntamente com diversos parceiros promoverá a Semana da Pessoa Idosa promove na semana de 25 de setembro a 1 de outubro. Será ofertada a população idosa do Município de Joinville ações sociais inclusivas em diferentes pontos da cidade objetivando divulgar a política de direito e sempre promovendo a cidadania.

 

7. Oportunidades

Trabalho

Contrata-se Fisioterapeuta:
Phísio Clínica de Reabilitação Ltda
Rua: Bolívia -1219- centro
Timbó  -  Fone: (47) 3382-6324 Tratar com Dra. Mary Stela

Estudos

Mestrado em Terapia Ocupacional na Holanda

 

O governo da Holanda, por intermédio da NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional no Ensino Superior), oferece bolsas para estrangeiros interessados em estudar no país. Há oportunidades para cursos de curta duração e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. As inscrições referentes ao segundo semestre de 2010 já estão abertas. Informações: www.ot-euromaster.nl Fonte: Jacqueline Gonzaga Ferreira, terapeuta ocupacional.

 

Processo Seletivo: Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

 

Curso: Mestrado Acadêmico em Terapia Ocupacional
Inscrições de 15 de setembro a 15 de outubro/2011.
Informações: http://www.ppgto.ufscar.br/processo-seletivo
Fonte: Ana Paula Malfitano, PPGTO/UFSCar

 

8. Eventos

20 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: mobilização por uma grande causa

Palestrantes do evento: Renato Mendes (OIT), Helen Sanches (Presidente da ABMP), Fabio Feitosa (Conanda), Fabio Ribas (Diretor da Prattein); Edson Sêda, Benedito dos Santos, Maria de Lourdes Trassi Teixeira (Colaboradores na redação do ECA), entre outros. Informações: www.juntospeloeca.com.br. Vagas são limitadas.
Data: 21 de setembro de 2010
Horário: das 8h30 às 18h00
Local: Teatro do SESI – São Paulo  Endereço: Av. Paulista, 1313
Site: http://www.juntospeloeca.com.br/ - Fonte: Dra.

Curso de Fisioterapia da UNIARP de Caçador – SC realizará o I Simpósio de Fisioterapia

Informações: http://extranet.uniarp.edu.br/extensao/Banners/banner_simposio_fisio.png

 

XII Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional 

Local: Curitiba

Data: 22 a 24 de Setembro de 2010

Promoção: Universidade Federal do Paraná e RENETO

Maiores detalhes: www.ufpr.br/portal

 

I Simpósio em Saúde Mental Infanto-Juvenil:Um olhar no campo educacional

Promoção: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – CAPSi

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde e de Educação de Joinville

Data: 23 a 25.09.10 Local: Câmara Municipal de Vereadores de Joinville

 

V Congresso Internacional de Fisioterapia

Local: Fortaleza - CE

Data: 26 a 28 de Setembro de 2010

Informações: http://www.crefito6.org.br/novo/index.php

 

Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional

Local: Recife

Data: 28 de Setembro a 01 de Outubro

www.connto.com.br

 

XVI Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar

Data: 25 a 29 de outubro de 2010

Programação: www.ufscar.br/semto10

 

Confira mais no site do CREFITO-10. www.crefito10.org.br

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ? Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10