Informativo Semanal – Edição 444 – 17.Out.2018

V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional V COBRAFIN,

I Congresso Internacional de Fisioterapia Neurofuncional

I Simpósio Internacional de Fisioterapia Neurofuncional

Sem dúvida o maior evento de Fisioterapia Neurofuncional do Brasil. Na programação palestras, temas livres, fóruns, apresentação de banners, cursos, feira de expositores e o mais importante, muita troca de experiências.

Os 1.105 participantes puderam aproveitar ao máximo a presença de profissionais de renome nacional e internacional da Fisioterapia Neurofuncional.

O V COBRAFIN também homenageou com o título de Sócio Honorífico, um dos ícones da especialidade no Brasil: o Dr. Ruy Moreira da Costa Filho, professor da Universidade Estadual de Londrina, responsável pelo programa pioneiro no Brasil de residência em Fisioterapia Neurofuncional implantado em 1997.

Alguns nomes internacionais bem conhecidos por aqui, também abrilhantaram o evento com suas presenças, como a Dra. Roberta Shepherd.

O CREFITO-10 participou ativamente do evento, moderando o Fórum de Câmaras Técnicas, participando como membro da mesa que discutiu o Ensino da Fisioterapia Neurofuncional e ministrando palestra sobre Problemas Éticos Disciplinares na Fisioterapia Neurofuncional: Será que você está Imune?

Em seu discurso na sessão solene de abertura do V COBRAFIN, o Dr. Sandroval Torres, Presidente do CREFITO-10, ressaltou ainda o crescimento da profissão, regularizada há apenas 49 anos no Brasil. “Nenhuma outra profissão cresce tanto quanto a Fisioterapia”, destacou. Além disso, enfatizou a necessidade de aumentar o número de especialistas na área e alertou sobre a luta que deve ser travada contra os cursos de Ensino a Distância (EAD) na área da saúde.

O CREFITO-10 parabeniza toda administração da ABRAFIN pelo excelente evento.

V COBRAFIN recebeu mais de mil inscrições

Dr. Sandroval Torres discursa na sessão

solene de abertura do V COBRAFIN

 

 

 

 

 

Dra. Roberta Shepherd ministrou a palestra

magna de abertura do V COBRAFIN

Dr. Ruy Moreira da Costa Filho foi

homenageado pela ABRAFIN

Dr. Sandroval ministra palestra sobre problemas éticos disciplinares na Fisioterapia Neurofuncional

 

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

também foi destacado pelo Dr. Sandroval

Estande do CREFITO-10 durante o V COBRAFIN

 

 

 

 

 

Outubro Rosa

Como parte da ação “Mutirão de Reconstrução Mamária Pós-Mastectomia”, desenvolvida no Outubro Rosa em Santa Catarina, a Dra. Malú Magno de Barros, representando Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO 10 e a ABRAFIDEF (Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional) participou do programa SBT Meio Dia.

Juntamente com o Dr. Raidel Deucher, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Santa Catarina (SBCP-SC), ela concedeu uma entrevista em que destacou as atividades realizadas durante a ação, como as cirurgias de reconstrução mamária realizadas em pacientes no Imperial Hospital de Caridade e na Casa de Saúde São Sebastião, ambos em Florianópolis. Essas cirurgias contaram com a participação de 15 Fisioterapeutas voluntários, que inclusive estão atuando junto às pacientes. A Dra. Malú Magno de Barros também abordou a outro tema importante: a atuação multiprofissional entre a Fisioterapia, Cirurgia Plástica e a Mastologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

XX Jornada UNESC de Fisioterapia

O Fisioterapeuta Dr. Lee Gi Fan Conselheiro do CREFITO-10 representou o CREFITO-10 na cerimônia de abertura da XX Jornada UNESC de Fisioterapia, realizada nos dias 16 e 17 de outubro na cidade de Criciúma.

O evento é alusivo aos 20 anos do curso de Fisioterapia na UNESC. Na programação, destaque para palestras, minicursos e apresentação de trabalhos dos estudantes. A abertura do evento foi feita pela aluna Bianca Scandolara, que abordou a aplicabilidade da CIF na formação acadêmica. Em seguida, a Fisioterapeuta Dra. Miriam Guglielmi Balod ministrou a palestra “Atuação da Fisioterapia nas APAEs”.

 

 

Mesa de abertura da XX Jornada

UNESC de Fisioterapia

Acadêmica Bianca Scandolara

 

Fisioterapeuta Dra. Miriam

Guglielmi Balod

 

I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional

e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

A julgar pelo número de inscritos, o I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional será um grande sucesso. Afinal, com quase duas semanas de antece-dência, as inscrições para o evento já ultrapassaram o limite estabelecido pelos organizadores.

Para o vice-presidente do CREFITO-10 e principal organizador do evento, Dr. Lourival Jaime Vieira Filho, o grande número de participantes será fundamental para o cumprimento de dois objetivos bem relevantes: aumentar a integração entre os profissionais da área e fortalecer a campanha visando à abertura de um curso

Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, apenas a Faculdade Guilherme Guimbala, em Joinville, oferece o curso em Santa Catarina:

Confirmado para os dias 26, 27 e 28 de outubro, no Hotel Bourbon, em Joinville, o I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional terá palestras, debates e mesas redondas sobre diversos temas da profissão.

I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar

No próximo dia 31 de outubro, o Hospital de Caridade São Braz, da cidade de Porto União, será o local do I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar. O evento será realizado das 8 às 17 horas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (42) 3521-2241. Para tanto, basta levar 1 quilo de alimento não perecível. O objetivo é promover a discussão sobre reabilitação hospitalar e disseminar o conhecimento sobre o tema.

Organizado pela Fisioterapeuta Dra. Mariane Caeser, o I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar é direcionado para Fisioterapeutas, estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia e profissionais de fisioterapia do Hospital de Caridade São Braz.

Destaque para as palestras e mesas redondas sobre temas como apneia do sono, Pilates na reabilitação hospitalar, acupuntura na analgesia hospitalar, atuação da Fisioterapia em Oncologia, mobilização precoce e suplementado alimentar na UTI geral, desmame e extubação.

Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional

Os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais poderão, novamente, tentar obter o título de especialista profissional, mediante aprovação no Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional, que será realizado no dia 25 de novembro de 2018, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. O edital está disponível no site do Instituto Excelência, empresa responsável pelo certame, e as inscrições poderão ser feitas até as 23h59min do próximo sábado, dia 20 de outubro.

O Exame Nacional ocorre a cada dois anos, sendo que, anualmente, em parceria com as associações conveniadas, podem ser ofertadas provas para especialidades específicas. Acesse o site abaixo e obtenha mais informações.

http://www.institutoexcelenciapr.com.br/concurso/exame-conhecimento-COFFITO

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas ou sugestões, envie e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com