Informativo Semanal – Edição 445 – 24.Out.2018

 

I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional

e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

 

 

 

De 26 a 28 de outubro, a cidade de Joinville receberá o I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional, evento coordenado pelo CREFITO-10 e que será realizado no Hotel Bourbon. As inscrições já ultrapassaram o limite estabelecido pelos organizadores, o que permite concluir que o evento já é um grande sucesso.

A data do evento foi escolhida de forma proposital pelo CREFITO-10. É que no dia 27 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional e nada melhor do que celebrar a data juntamente com os profissionais que enobrecem essa atividade. De modo semelhante, a presidente da WFOT (Federação Mundial dos Terapeutas Ocupacionais), Marilyn Pattison, destaca que o Dia Mundial da Terapia Ocupacional é a oportunidade de aumentar a visibilidade do trabalho de desenvolvimento da profissão.

Para o vice-presidente do CREFITO-10 e principal organizador do evento, Dr. Lourival Jaime Vieira Filho, a realização do evento e o grande número de participantes será fundamental para o cumprimento de dois objetivos bem relevantes: aumentar a integração entre os profissionais da área e fortalecer a campanha visando à abertura de um curso Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, apenas a Faculdade Guilherme Guimbala, em Joinville, oferece o curso em Santa Catarina.

O I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional terá palestras, debates e mesas redondas sobre diversos temas da profissão. Um dos destaques da programação é a Mesa Redonda com o tema “Controle Social nos Espaços do SUAS”.

 

Outubro Rosa em Santa Catarina

A Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO 10, juntamente com a Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF) e profissionais da Fisioterapia Oncológica, protagonizou um belo trabalho para celebrar o Outubro Rosa em Santa Catarina.

Batizada de Mutirão de Reconstrução Mamária Pós-Mastectomia, a ação atendeu cerca de 120 pacientes nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul, Chapecó e Lages. Foram realizadas aproximadamente 70 cirurgias de reconstrução mamária, que contou com a participação voluntária de Cirurgiões Plásticos, Fisioterapeutas e profissionais de outras áreas (mastologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de saúde etc.). Ao todo, estima-se que 100 profissionais participaram da ação. As cirurgias foram realizadas gratuitamente ao longo do mês de outubro em hospitais públicos e privados do Estado.

A participação dos Fisioterapeutas se justifica: é que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) orienta para que o pós-operatório de cirurgias plásticas seja realizado por Fisioterapeutas, de modo a alcançar a reabilitação integral dos pacientes. Uma das Fisioterapeutas voluntárias foi a Dra. Karina Borges Ferreira, que participou da ação em Criciúma, juntamente com os Cirurgiões Plásticos, Dra. Fernanda Buss e Dr Fabricio Justi Kalô.

Além das cirurgias, o Mutirão também motivou a realização de palestras e divulgação na mídia sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. A Dra. Cilene Wolkmer, por exemplo, concedeu uma entrevista sobre o tema. E a Dra. Malú Magno de Barros, participou do programa SBT Meio Dia, juntamente com o Dr. Raidel Deucher, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Santa Catarina (SBCP-SC).

 

Fisioterapeuta Dra. Karina Borges Ferreira entre os Cirurgiões Plásticos Dra. Fernanda Buss e Dr Fabricio Justi Kalô

Fisioterapeutas que participaram do “Mutirão de Reconstrução Mamária Pós-Mastectomia

Fisioterapeuta Dra. Malú Magno de Barros falou

sobre o Mutirão no programa SBT Meio Dia

Fisioterapeuta Dra. Cilene Wolkmer

concedeu entrevista sobre o Mutirão

 

IES promove a V Semana de Fisioterapia

Para celebrar o Dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro, o Instituto de Educação Superior (IES) da Grande Florianópolis promoveu a V Semana de Fisioterapia, nos dias 17 e 18 de outubro. Durante os dois dias, Fisioterapeutas, professores e acadêmicos do curso de Fisioterapia estiveram nos campi 1 e 2 do IES para assistir a palestras e workshops previstos na programação.

Com o apoio do CREFITO-10, o evento abordou temas como o trabalho da Fisioterapia na Psiquiatria, Fisioterapia respiratória ambulatorial, Fisioterapia no cenário da Terapia Intensiva, Neo Pilates e outros. Destaque para a palestra “A importância do Conselho de Classe na Formação Ética Profissional”, ministrada pelo Fisioterapeuta Dr. André Cruz.  

Outro destaque foi a palestra “Especialidade em Fisioterapia do Trabalho: áreas de atuação”, proferida pelo Fisioterapeuta Dr. André Matos de Almeida, representando a Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e Perícias Fisioterapêuticas do CREFITO-10.

A V Semana de Fisioterapia do IES foi um sucesso e o CREFITO-10 faz questão de agradecer aos palestrantes, docentes, acadêmicos e participantes em geral, em especial a Coordenadora do curso de Fisioterapia, Dra. Monica Tereza Ruoco, a professora Bruna Estima Leal e o Conselheiro Jovem Jean Carlos Muller Bizarro.

Dr. André Cruz ministrou a palestra “A importância do Conselho de Classe na Formação Ética Profissional”

 

Dr. André Matos de Almeida proferiu a palestra “Especia-lidade em Fisioterapia do Trabalho: áreas de atuação”

XX Jornada UNESC de Fisioterapia

 

 

No dia 17 de outubro, o Conselheiro do CREFITO-10 e Presidente da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermato-funcional, Dr. Juliano Tibola, participou da XX Jornada UNESC de Fisioterapia, realizada nos dias 16 e 17 de outubro, na cidade de Criciúma.

Na oportunidade, o Dr. Juliano ministrou a confe-rência "Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras: a funcionalidade muito além da estética".

Júri Simulado

Acadêmicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera tiveram a oportunidade de conhecer uma das importantes funções do CREFITO-10, que é a de fiscalizar a atuação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, de modo a valorizar os profissionais devidamente capacitados e regularizados.

No dia 18 de outubro, os alunos participaram da primeira etapa do Júri Simulado, promovido pela Comissão do CREFITO Jovem, representada pelo Conselheiro do CREFITO-10, Dr. André Cruz.

A segunda e última etapa está confirmada para o dia 8 de novembro, quando os acadêmicos irão realizar um Tribunal Ético Profissional fictício. O objetivo da atividade é auxiliar na formação acadêmica, além de estreitar os laços entre o CREFITO-10 e os futuros profissionais.

A expressiva presença dos alunos e as boas lições aprendidas nesta primeira etapa do Júri Simulado devem-se, em grande parte, aos professores Dr. Adriano Souza e Dra. Esther Steiner, a quem agradecemos pelo apoio e participação.

ENCONTRO DA AFITOEX

 

 

 

 

 

 

No dia 20 de outubro, Fisioterapeutas da AFITOEX (Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Extremo Oeste de Santa Catarina) e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia da região se reuniram em São Miguel do Oeste para comemorar o Dia do Fisioterapeuta.

O encontro foi importante para estreitar os laços entre os profissionais e os estudantes, possibilitando a troca de experiências e o relato dos desafios da vida profissional. Foi um momento de aprendizado e confraternização.

I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar

Na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro, o Hospital de Caridade São Braz, da cidade de Porto União, será o local do I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar. O evento será realizado das 8 às 17 horas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (42) 3521-2241. Para tanto, basta levar 1 quilo de alimento não perecível. O objetivo é promover a discussão sobre reabilitação hospitalar e disseminar o conhecimento sobre o tema.

Organizado pela Fisioterapeuta Dra. Mariane Caeser, o I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar é direcionado para Fisioterapeutas, estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia e profissionais de fisioterapia do Hospital de Caridade São Braz.

Destaque para as palestras e mesas redondas sobre temas como apneia do sono, Pilates na reabilitação hospitalar, acupuntura na analgesia hospitalar, atuação da Fisioterapia em Oncologia, mobilização precoce e suplementado alimentar na UTI geral, desmame e extubação.

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas ou sugestões, envie e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com