Informativo Semanal – Edição 448 – 19.Nov.2018

 

CREFITO-10 conquista vaga no Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis

 

No dia 31 de outubro, o CREFITO-10 conquistou a vaga de Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2018/2021, e será representado pela Fisioterapeuta Dra. Karin Gomes Paz, tendo como suplente um representante do Conselho Regional de Educação Física.

E no dia 8 de novembro, a Dra. Karin iniciou o curso de capacitação para exercer sua nova função. O objetivo do CREFITO-10 é contribuir de forma ativa na formulação de estratégias para aprimorar a atuação do Conselho Municipal de Saúde e atuar também no controle da execução das políticas de saúde do município, inclusive nos aspectos econômico e financeiro.

 

 

Webpalestra: parceria entre CREFITO-10 e Telessaúde SC. Inscreva-se para participar!

 

A parceria firmada entre o CREFITO-10 e o Telessaúde SC já está rendendo bons frutos. É que no dia 22 de novembro, às 15h30min, será realizada a Webpalestra com o tema “NASF-AB: a atuação do FISIOTERAPEUTA e do TERAPEUTA OCUPACIONAL”, a ser ministrada pelo Fisioterapeuta Fernando Mendes Massignam, Doutor em Saúde Coletiva e representante do CREFITO 10 no Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina.

Os interessados em participar deverão cadastrar-se no Telessaúde SC, programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo a educação permanente e o apoio à tomada de decisão dos profissionais da Atenção Básica. Em parceria com o CREFITO 10, será realizada a primeira Webpalestra com tema voltado a profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Para acessar a palestra, basta clicar no link http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=2753&a=profissional

III FISIOCONNECT

Dr. Juliano Tibola, Presidente da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10, é um dos participantes do III FISIOCONNECT (IV Congresso da Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro e III Congresso da Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa), realizado de 7 a 9 de novembro no Rio de Janeiro.

Ele representou o CREFITO-10 na moderação da Mesa Redonda “Reparação Tecidual”, que contou com a participação de profissionais renomados, como os Fisioterapeutas Dr. Marcus Vinícius de Melo Pinto, Dra. Danúbia de Sá Caputo e Dra. Simone Neves.

Colaboradores e Fisioterapeutas

participantes do Fisioconnect

 

 

Dr. Marcus Vinícius de Melo Pinto, Dra. Danúbia de Sá

Caputo, Dr. Clailson Farias (presidente da ABRASFI),

Dra. Simone Neves e Dr. Juliano Tibola

 

 

 

 

 

Projeto de Lei Complementar nº 420/2014

No dia 7 de novembro, o Fisioterapeuta e Conselheiro do CREFITO-10, Dr. André Cruz, participou da Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizada no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, ele acompanhou a votação e a aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar nº 420/2014, que busca o enquadramento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Anexo III do Simples Nacional, com benefícios tributários essenciais para o crescimento e formalização do setor. Trata-se de uma vitória fundamental para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Também estiveram presentes entidades representativas das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, como a APFISIO e a FENAFISIO.

 

 

 

Mestrado em Fisioterapia da Udesc

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Mestrado em Fisioterapia da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) fará inscrições para nove vagas remanescentes da turma de 2018. As nove vagas são na área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, distribuídas em três linhas de pesquisa:

·     Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Cardiorrespiratória (cinco vagas);

·     Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica no Controle da Postura e do Movimento Humano (duas vagas);

·     Fisioterapia Neurofuncional: Mecanismos Neurobiológicos, Avaliação e Intervenção em Adultos/Idosos (duas vagas).

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, das 12h às 18h, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, ou via Sedex, com data de postagem até 23 de novembro. Para se inscrever, os candidatos precisam ter concluído a graduação ou estar no último semestre do curso. Nesse caso, é necessário entregar uma declaração que comprove a colação de grau.

A homologação das inscrições será divulgada em 28 de novembro. O processo seletivo ocorrerá entre 28 de novembro e 3 de dezembro e inclui prova de inglês, análise de currículo e do pré-projeto e entrevista. O resultado será publicado até 5 de dezembro, na secretaria e na página do programa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mestradofisioterapia.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8660. O edital está disponível no link https://www.udesc.br/cefid/ppgft/inscricoes

Diga NÃO aos Cursos EAD na área da Saúde

 

AFITOEN e CREFITO-10 debatem sobre Prontuário no Extremo Norte Catarinense

No dia 10 de novembro, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, esteve em Canoinhas e Porto União, a convite da Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Extremo Norte de Santa Catarina – AFITOEN, para ministrar palestra e prestar orientações sobre Prontuários.

Na ocasião, foram discutidos os diversos aspectos e enfoques das Resoluções do COFFITO 414 e 415 (que versam respectivamente sobre Prontuário de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O Presidente avaliou como muito positiva a iniciativa da Associação em buscar amplo entendimento sobre um tema tão relevante e importante na prática profissional.

Também destacamos a participação do Dr. Marcos Boscatto, Coordenador do Departamento de Fiscalização do CREFITO-10, que acompanhou o Presidente, e da Dra. Mariane Caeser, representante da AFITOEN e Delegada do CREFITO-10, que gentilmente acompanhou os representantes do CREFITO-10. 

 

 

 

CREFITO-10 no Conselho Municipal de Saúde de Balneário Rincão

 

No dia 12 de novembro, o Fisioterapeuta Dr. Eduardo Stefano Benedet participou da reunião do Conselho Municipal de Balneário Rincão, repre-sentando o CREFITO-10. Em pauta, a apresentação do programa que irá oferecer, mensalmente, 50 próteses dentais aos moradores que tiverem o registro no cartão SUS como comprovação de residência.

Também foi definida a programação de atividades durante o verão, as atividades do grupo terapêutico com idosos, as vivências com o grupo de adolescentes carentes e as ações do programa Novembro Azul, como palestras e exames preventivos. Por fim, ele foi escolhido para compor a comissão eleitoral do Conselho.

CREFITO-10 no Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis

O Terapeuta Ocupacional, Sérgio Leandro da Silva, é o representante do CREFITO-10 no Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis. Ele foi eleito no dia 14 de novembro no segmento Sociedade Civil/Trabalhadores para o período 12/2018 a 11/2020. A posse ocorrerá no dia 29 de novembro.

Além dele, foram eleitos Manoel Mayer Júnior, do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), e Simone Serafim Correa, do Conselho Regional de Serviço Social-12.

 

 

Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional

 

O Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional será realizado no dia 25 de novembro, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Vote “DISCORDO”!

Está disponível no link https://goo.gl/eyPjfW a votação do Projeto de Lei 2778/2015, que reconhece a Osteopatia como ramo específico de cuidado à saúde, complementar, natural e alternativo, regulamenta a profissão de osteopata, e determina outras providências.

Por entender que a Osteopatia deve ser tratada por Fisioterapeutas, o Sistema COFFITO/CREFITOs encampou essa luta e solicita a todos os profissionais da área da saúde que votem contra esse projeto de lei.

Para tanto, basta acessar o link acima e clicar na tecla “DISCORDO”.

Participe e ajude a fortalecer nossa profissão!

 

 

 

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas ou sugestões, envie e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com