Informativo Semanal – Edição 449 – 26.Nov.2018

 

CREFITO-10 participa de reuniões no CMAS de Balneário Camboriú

 

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a Conselheira do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, Terapeuta Ocupacional, participou de reuniões no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Balneário Camboriú, representando o CREFITO-10.

A primeira reunião, realizada no dia 12, tratou de estratégias para organização dos veículos recebidos para uso exclusivo da Assistência Social, mas que não são utilizados para esse fim. Na oportunidade, o vereador Arlindo Cruz, que propôs parceria e solicitou apoio para obtenção de um veículo destinado ao Conselho do Idoso.

No dia 13, a reunião foi com os estudantes do Curso de Extensão da UDESC, da disciplina Contability, ministrada pelo Professor Dr. Victor Klein. Eles mostraram os resultados de uma pesquisa realizada durante seis meses com os Conselhos Municipais de Balneário Camboriú (Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente) e entregaram propostas para melhorar o acesso a informações, aumentar a transparência e fortalecer a imagem institucional dos Conselhos Municipais. Para tanto, apresentaram sugestões para banco de dados online, acesso por whattsapp, elaboração de newsletter e outras.

Já no dia 14, foi a vez da reunião com a Comissão de Políticas do CMAS de Balneário Camboriú, cuja principal finalidade é investigar entidades que recebem recursos federais, estaduais e municipais para investir no trabalho de Assistência Social. Na ocasião, foram apresentados relatórios visitas às entidades e aprovado a confecção de um banner que informe os serviços oferecidos pela Assistência Social, o CREFITO-10 conquistou a vaga de Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2018/2021, e será representado pela Fisioterapeuta Dra. Karin Gomes Paz, tendo como suplente um representante do Conselho Regional de Educação Física.

 

Reunião do Conselho Municipal de

Assistência Social de Balneário Camboriú

Vereador Arlindo Cruz solicitou apoio para obtenção

de um veículo destinado ao Conselho do Idoso

Reunião com estudantes do

Curso de Extensão da UDESC

Reunião com os membros da Comissão de

Políticas do CMAS de Balneário Camboriú

Secretário de Saúde de Rio das Antas visita o CREFITO-10

No dia 22 de novembro, o Fisioterapeuta e Secretário de Saúde de Rio das Antas, Dr. Adriano Slongo, esteve na sede do CREFITO-10 em Florianó-polis, onde se reuniu com a Diretora-Secretária, Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres. Na oportunidade, ele comentou sobre a realidade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em sua região.

A vinda a Florianópolis deve-se a sua participação na Oficina sobre Análise, Desenvolvimento e Construção do Plano Municipal de Saúde, oferecido pela EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal) nos dias 20 e 21 de novembro.

CREFITO-10 e ABENFISIO SC combatem a Graduação EAD/Semipresencial

em Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Santa Catarina

A ABENFISIO SC (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – Regional Santa Catarina) se uniu ao CREFITO-10 na luta contra a abertura de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional por EAD/Semipresencial em Santa Catarina. No dia 13 de novembro, a representante da ABENFISIO, Dra. Leilane Marco, reuniu-se com o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, para traçar estratégias de ação que impeçam a abertura de cursos EAD/Semipresencial em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – Garantia de Assistência Integrada” como parte integrante das atividades preparatórias à 16ª Conferência Nacional de Saúde, no dia 4 de dezembro de 2018.

As inscrições podem ser feitas acessando o link http://redeconselhosdosus.net/preinscricao/ficha.php?processo=6

Diga NÃO aos Cursos EAD na área da Saúde

Webpalestra: parceria entre CREFITO-10 e Telessaúde SC

Na última quinta-feira, dia 22, foi realizada a webpalestra “NASF-AB: Atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional“, ministrada pelo Fisioterapeuta Dr. Fernando Mendes Massignam, Doutor e Mestre em Saúde Coletiva e representante do CREFITO-10 no Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina. Essa foi a primeira atividade de educação permanente realizada pelo Telessaúde SC em parceria com o CREFITO-10.

A atividade discutiu as possibilidades de atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, e contou com 46 pontos conectados, somando 58 participantes, entre profissionais que atuam em Santa Catarina e em outros estados. A webpalestra foi transmitida ao vivo e a gravação está disponível nos canais do Telessaúde SC (site e YouTube).

Além da apresentação conduzida pelo professor Fernando, também houve espaço para questiona-mentos e interação entre os participantes. As principais questões levantadas abordaram o trabalho com grupos e atividades coletivas, o fluxo dos usuários na Rede de Atenção à Saúde e as possibilidades do trabalho multiprofissional em equipe.

A webpalestra está publicada neste link: https://youtu.be/Bglj9TdajRI. O link para baixar os slides da apresentação está na descrição do vídeo (no YouTube). Os profissionais que possuem cadastro no Telessaúde SC podem buscar os materiais da webpalestra na área de acesso restrito do portal: acesse https://telessaude.ufsc.br/, clique em login, se conecte com os seus usuário e senha, dentro da plataforma, clique no ícone "Webconferência" e faça a busca pela webpalestra (por data, título, palestrante...).

 

Vote “DISCORDO”!

Acesse o link https://goo.gl/eyPjfW e vote “DISCORDO” para impedir que o Projeto de Lei 2778/2015 regulamente a profissão de Osteopata.

Por entender que a Osteopatia deve ser tratada por Fisioterapeutas, o Sistema COFFITO/CREFITOs encampou essa luta e solicita a todos os profissionais da área da saúde que votem contra esse projeto de lei.

Ajude a fortalecer a nossa profissão!

 

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas ou sugestões, encaminhe um e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com