Informativo Semanal – Edição 450 – 03.Dez.2018

 

CREFITO-10 realiza a 138ª Reunião Plenária

O julgamento de 15 processos éticos disciplinares foi a principal pauta da 138ª Reunião Plenária, realizada no dia 28 de novembro na sede do CREFITO-10 em Florianópolis. Em análise, a prática de ilegalidades como favorecimento exercício profissional por leigo, irregularidade pecuniária, lesão corporal em pacientes e outras, cuja consequência foi a aplicação de diversas penalidades, como advertência, multa e suspensão do exercício profissional.

 

 

 

Presidente do CREFITO-10 participa de Ciclo de Palestras na Udesc

No dia 24 de novembro, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, participou da abertura do 3º Ciclo de Palestras em Terapia Manual, realizado no auditório do Cefid (Centro de Ciências da Saúde e do Esporte) da Udesc (Univer-sidade do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

O evento, gratuito e aberto ao público, contou com 10 palestras, ministradas por especialistas durante os períodos da manhã e da tarde. Os temas abordaram diversos aspectos da terapia manual, com a participação de especialistas convidados, incluindo docentes e profissionais da Fisioterapia.

A iniciativa, vinculada ao programa de extensão Terapia Manual e aos laboratórios de Postura e Equilíbrio (Lapeq) e da Saúde da Mulher (Lasam), teve a coordenação dos professores Larissa Sinhorim, Gilmar Moraes Santos e Fabiana Flores Sperandio.

 

Júri Simulado

No dia 22 de novembro, o CREFITO-10, representado pela Comissão do CREFITO Jovem, esteve na Faculdade Anhanguera, em São José, para realizar a Etapa Final do Júri Simulado com os alunos do curso de Fisioterapia.

A atividade foi muito produtiva e proporcionou aos futuros profissionais a oportunidade de conhecer uma das ações desenvolvidas pelo CREFITO-10. O destaque ficou por conta da excelência dos trabalhos realizados pelos acadêmicos.

O CREFITO-10 agradece o convite dos professores Dr. Adriano de Souza e Dra. Esther Steiner para realizar o Júri Simulado, e também aos estudantes e à Faculdade Anhanguera.

 

 

Orientação aos futuros profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

O CREFITO-10 tem participado de reuniões com formandofs dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. Nessas reuniões é feita uma explanação técnica para orientar os futuros Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais a dar entrada no registro profissional junto ao CREFITO-10, além de esclarecer dúvidas pertinentes à exação do exercício profissional.

Dr. George Jung da Rosa e os alunos da UNISUL, de Tubarão

 

Uma das IES visitada foi a UNIASSELVI de Blumenau, onde o Conselheiro Dr. André Cruz conversou com os alunos do curso de Fisioterapia. Na UNISUL, no campus Tubarão, o CREFITO-10 foi representado pelo Dr. George Jung da Rosa. E na Faculdade Guilherme Guimbala, de Joinville, a Conselheira Dra. Maristela Vieira debateu o tema com os alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Dra. Maristela Vieira orienta alunos dos cursos

de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da

Faculdade Guilherme Guimbala, de Joinville

 

Dr. André Cruz e os formandos

da UNIASSELVI, de Blumenau

Carta em Defesa da Formação em Fisioterapia Integralmente na Modalidade Presencial

A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) emitiu Carta em Defesa da Formação em Fisioterapia INTEGRALMENTE na Modalidade Presencial.

O documento ratifica a posição do CREFITO-10, que recentemente emitiu uma Nota de Repúdio para expressar seu posicionamento contrário à oferta de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na modalidade EAD, no âmbito do Estado de Santa Catarina.

 

 

 

Diga NÃO aos Cursos EAD na área da Saúde

 

Blumenau recebe o primeiro selo “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”

A competência e a dedicação da Fisioterapeuta Dra. Cristiane Loureiro foram fundamentais para Blumenau receber o primeiro selo “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, conferido em razão do relevante trabalho desenvolvido com os idosos pela Fundação Pró-Família, instituição social da qual a Dra. Cristiane Loureiro é Presidente.

A cerimônia de entrega foi realizada no dia 27 de setembro em Brasília. O desafio agora é conquistar os próximos selos, que são entregues à medida que os requisitos são concluídos.

O CREFITO-10 parabeniza a Fundação Pró-Família e também a Dra. Cristiane Loureiro por essa conquista tão especial. Parabéns!

CREFITO-10 promove Mostra Científica na Assembleia Legislativa

Começa na próxima segunda-feira, dia 3, e vai até o dia 10 de dezembro, a Mostra Científica “O cotidiano da TERAPIA OCUPACIONAL no estado de Santa Catarina”, evento promovido pelo CREFITO-10 no Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A Mostra Científica estará aberta ao público das 7 às 19 horas e irá expor, por meio de banners, artigos e relatos de experiências práticas do trabalho realizado por Terapeutas Ocupacionais nas mais diferentes funções.

Vote “DISCORDO”!

Acesse o link https://goo.gl/eyPjfW e vote “DISCORDO” para impedir que o Projeto de Lei 2778/2015 regulamente a profissão de Osteopata.

Por entender que a Osteopatia deve ser tratada por Fisioterapeutas, o Sistema COFFITO/CREFITOs encampou essa luta e solicita a todos os profissionais da área da saúde que votem contra esse projeto de lei.

Ajude a fortalecer a nossa profissão!

 

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas ou sugestões, envie e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com