Informativo Semanal – Edição 455 – 14.Jan.2019

 

 

 

CREFITO-10 conquista vaga no Conselho Municipal dos

Direitos das Pessoas com Deficiência da Palhoça

No dia 5 de dezembro, o Fisioterapeuta Dr. Danilo da Rosa Patricio e a Terapeuta Ocupacional e Conselheira do Crefito-10 Dra. Maristela Vieira tomaram posse como Conselheiros efetivo e suplente, respectivamente, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPEDE) da cidade de Palhoça, representando o CREFITO-10.

O COMPEDE é um órgão colegiado de assessoramento, consultivo, deliberativo, controlador das ações, de caráter permanente, paritário e consultivo em todos os níveis das políticas.

Trata-se de uma conquista relevante do CREFITO-10, que tem buscado inserir fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em políticas públicas nos diversos Conselhos de Direitos em Santa Catarina.

Acórdão aprova diretrizes sobre atuação do Fisioterapeuta na área de queimados

O reconhecimento social, científico e acadêmico levou o COFFITO a publicar o Acórdão nº 924/2018, que dispõe sobre a habilitação do fisioterapeuta para tratar feridas e queimaduras. O texto, aprovado por unanimidade pelo colegiado, destaca o início da atuação do profissional a partir da lesão, acompanhando todo o processo de recuperação epitelial e tecidual, passando pelo período de imobilização para aplicação e vascularização de enxertos e terminando com o estabelecimento de um epitélio estável cobrindo a lesão.

O desempenho do profissional nesta área foi de extrema relevância para as vítimas do incêndio da Boate Kiss, que ocorreu em 2013 no Rio Grande do Sul e deixou cerca de 680 feridos. Os Fisioterapeutas foram, inclusive, inseridos no Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (CIAVA) do Governo Federal, responsáveis pelo atendimento dos sobreviventes.

O plenário do COFFITO compreendeu que o Parecer Técnico-Científico aprovado conclui que o Fisioterapeuta está habilitado a tratar feridas e queimaduras, dispondo em seu arsenal.

 

Câmara de Vereadores de Blumenau aprova

Moção de Repúdio aos cursos EAD na área de saúde

O vereador Marcelo Lanzarin, de Blumenau, abraçou a causa do CREFITO-10 e de outras instituições na luta contra os cursos EAD (Ensino a Distância) na área da saúde. Na sessão do dia 14 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou a Moção de Repúdio Nº 174/2018, em que ele destaca a importância da formação presencial. Confira o texto na íntegra:

Nº 174/2018 – moção de repúdio contra a graduação na modalidade a distância na área da Saúde: Considerando que a natureza de tais profissões se baseia na relação interpessoal, na construção e manutenção de vínculos e no caráter prático e dinâmico que só o ensino presencial pode oferecer.

As aulas teórico-práticas e estágios supervisionados, com acompanhamento de docentes qualificados, são imprescindíveis para a formação dos profissionais na área da saúde. Além das teorias e das técnicas, os estudantes também precisam desenvolver o olhar crítico, investigativo e habilidades complexas requeridas para o cuidado integral e humanizado ao paciente, além das relações entre docentes, colegas, profissionais dos serviços, usuários e sociedade. Como desenvolver relações humanas, a humanização de que tanto falamos, sem prática, sem a vivência presencial? O que ao olhar desatento, pode parecer ampliação do acesso e flexibilidade à educação, na realidade representa a precarização do ensino, em que a maior prejudicada é a população, que acaba não recebendo o atendimento com qualidade e segurança a que tem direito.

Tal preocupação já foi manifestada por diversos Conselhos Profissionais de Saúde de Santa Catarina, dentre eles, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Medicina Veterinária e pelo Sindicato dos Farmacêuticos. O Conselho Nacional de Saúde também já se posicionou, com a publicação da Resolução 515/2016, destacando os prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como pelos riscos que estes profissionais podem causar à sociedade, imediato, a médio e a longo prazos. É preciso alertar os interessados nos cursos e a sociedade em geral sobre as implicações do ensino a distância na área da Saúde.

 

Diga “NÃO” aos cursos de EAD na área da saúde

Janeiro Roxo: campanha de combate à Hanseníase

Janeiro foi escolhido como o mês de combate à Hanseníase, doença infecciosa crônica que causa lesões de pele e danos aos nervos. Como 28 de janeiro é o Dia Mundial do Combate à Hanseníase, o Ministério da Saúde decidiu lançar o “Janeiro Roxo”, cuja campanha desse ano é “Todos contra a Hanseníase”, e que prevê a realização de eventos com ações de conscientização sobre a doença no dia 27 janeiro.

A preocupação com a doença se justifica. O Brasil, segundo dados de 2016, é o vice-campeão no ranking da hanseníase, atrás apenas da Índia, que possui uma população quase 7 vezes maior. São mais de 25 mil pessoas que sofrem com a doença, número equivalente a quase 12% dos casos ao redor do mundo.

Para o professor Marco Andrei Cipriano Frade, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, é fundamental o tratamento precoce da doença, que é curável e com baixas possibilidades de óbito. Para tanto, procure um profissional de saúde na atenção básica pública ou um dermatologista na rede privada.

Hanseníase: só políticas públicas e efetivas podem erradicar essa doença.

Salve sua pele: cobre controle da doença pelo Governo.

Etapas Municipais da Conferência Nacional de Saúde: dando voz ao cidadão

Entre os dias 4 e 7 de agosto, Brasília vai sediar a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema principal “Democracia e Saúde”, os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. Antes disso, porém, os municípios brasileiros deverão promover, até o dia 15 de abril, as Etapas Municipais, assegurando a participação da comunidade na saúde, que é um direito de cidadania garantido pela Constituição Federal.

As Etapas Municipais da Conferência Nacional de Saúde são fundamentais para a análise de demandas e prioridades locais, que irão consubstanciar as propostas formuladas. Para alcançar melhores resultados, os gestores devem garantir a ampla participação popular, a fim de pautar as reais demandas e coletar sugestões para a discussão em nível nacional.

Um bom modelo a ser seguido é o “Guia de Participação da Comunidade na Saúde: Conasems e a defesa do SUS nas Conferências Municipais de Saúde”, elaborado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), documento que sugere a implantação de ações para que a experiência com a comunidade obtenha sucesso, como divulgar previamente data e local do evento, definir temas e eixos temáticos, orçamento disponível para realizar a Etapa Municipal etc.

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

 

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com