Informativo Semanal – Edição 467 – 08 de Abril de 2019

I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina

Inscrevam-se no I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, que será realizado nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho no Centrosul (Centro de Convenções de Florianópolis). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do CREFITO-10 (www.crefito10.org.br).

CREFITO-10 prestigia cerimônia do CREFITO-5

O Conselheiro Dr. André Cruz representou o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, na cerimônia de diplomação dos novos Conselheiros do CREFITO-5, realizada no dia 29 de março na cidade de Porto Alegre.

 

CREFITO-10 participa da Conferência Municipal de Rio das Antas

No dia 3 de abril, o Fisioterapeuta e Secretário de Saúde de Rio das Antas, Dr. Adriano Slongo, coordenou a 5ª Conferência Municipal de Saúde, com foco na apresentação dos três eixos temáticos: Saúde como Direito; Consolidação do SUS; e Financiamento adequado e suficiente do SUS.

Destaque para a presença do Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, autoridades, profissionais de saúde, representantes de diversas instituições e comunidade em geral.

Fisioterapeuta vai representar Balneário do Rincão

nas Conferências de Saúde Estadual e Nacional

O Fisioterapeuta Dr. Jean Nascimento foi eleito Delegado Municipal de Balneário Rincão para representar a cidade nas Conferências Estadual e Nacional de Saúde. Seu nome foi aprovado na 2ª Conferência Municipal de Saúde de Balneário Rincão, realizada no dia 4 de abril.

O CREFITO-10 foi representado pelo Conselheiro Eduardo Benedet, que também faz parte do Conselho Municipal de Saúde.

Joinville realiza Conferência Municipal de Saúde

A representante titular do CREFITO-10 no Conselho Municipal de Saúde de Joinville, Dra. Jaqueline Terra, foi uma das coordenadoras da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Joinville, realizada nos dias 5 e 6 de abril. Na oportunidade, a Conselheira do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, foi eleita Delegada Suplente para representar o município nas etapas estadual e nacional. Ela também participou do Eixo II onde foi elaborada a proposta contra o ensino a distância nos cursos de graduação nas áreas da saúde.

Durante a Conferência Municipal de Saúde, houve nova eleição do Conselho Municipal de Saúde de Joinville e o CREFITO-10 manteve-se na cadeira titular.

 

Itajaí também realiza sua Conferência Municipal de Saúde

Promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (COMUSA), a Conferência Municipal de Saúde de Itajaí, realizada no Teatro Adelaide Konder - UNIVALI, foi um sucesso. A abertura oficial ocorreu no dia 5 de abril e contou com a participação do ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos. As atividades foram encerradas no fim da tarde do dia 6 de abril. O Conselheiro do CREFITO-10 e do COMUSA, Dr. André Cruz, prestigiou o evento.

Fisioterapeuta é eleita Delegada Suplente na

Conferência Municipal de Saúde de Içara

A Fisioterapeuta Dra. Gleise Pagnan foi eleita Delegada Suplente do município de Içara e terá a responsabilidade de representar a cidade na Conferência Estadual de Saúde. A vaga foi conquistada na 7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 4 de abril, e contou com a presença do Delegado do CREFITO-10, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, e dos Fisioterapeutas Dra. Gleise Pagnan, Dra. Emili Amboni, Dr. Sandro Ressler e Dra. Cristiane Pizzett (foto), além de representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada.

 

Conferências Municipais de Saúde

Confira as datas das últimas Conferências Municipais de Saúde em Santa Catarina.

Dia 8: Araquari, Porto União e Tubarão

Dia 9: Itaiópolis

Dia 10: Canoinhas e Major Vieira

Dia 11: Palhoça

Dia 12: Palhoça e Papanduva

Dia 15: Xanxerê

Dia 18: Balneário Barra do Sul

CREFITO Jovem se reúne com estudantes da UNISUL e da Faculdade Anhanguera

Nos dias 1º e 3 de abril, o CREFITO Jovem, representado pelo Conselheiro Dr. André Cruz, conversou, respectivamente, com os alunos dos cursos de Fisioterapia da UNISUL e da Faculdade Anhanguera. Em ambos os eventos, o encontro serviu para esclarecer dúvidas dos acadêmicos e também para aproximá-los do CREFITO-10.

 

Às professoras Michele Tavares, da UNISUL, e Esther Steiner, da Faculdade Anhanguera, registre-se publicamente o agradecimento pela atenção dispensada e a colaboração na realização dos eventos.

Programa de Reabilitação Profissional de Videira é referência em Santa Catarina

No dia 3 de abril, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, conheceu as instalações do Programa de Reabilitação Profissional (PRP) de Videira, que é referência em reabilitação profissional em Santa Catarina.

Na oportunidade, ele foi recebido pelo Gerente do PRP, Cidelmar Teixeira, que destacou o relevante trabalho desenvolvido na busca pela reabilitação profissional.

Prefeitura de Itajaí vai oferecer Assistência

Odontológica aos alunos adultos da APAE

O representante do CREFITO-10 no Conselho Municipal de Saúde de Itajaí, Dr. André Cruz, abraçou a causa da APAE de Itajaí de iniciar a Assistência Odontológica dos alunos adultos da instituição. Para tanto, ele realizou uma visita com o objetivo de vistoriar a adequação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração (INCOR) do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB) para instalação dos equipamentos odontológicos. A intenção é iniciar os procedimentos o mais breve possível.

O contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e o HMMKB está em processo de conclusão e a previsão é que os atendimentos sejam iniciados após a conclusão das adequações da UTI do INCOR no HMMKB.

Após a visita, o Dr. André Cruz participou de uma reunião na APAE para discutir detalhes do convênio e aproveitou para conversar com Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas que atuam na instituição. Na oportunidade, ele comentou sobre a proposta da Prefeitura de Itajaí de construir e inaugurar, ainda nesta gestão, o Centro de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Reabilitação. Informou também que ressaltou a importância de incluir Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas nos processos de reabilitação, e que a Prefeitura pretende convidar o CREFITO-10 para participar da elaboração da proposta.

CREFITO-10 participa de evento em Criciúma

No dia 8 de abril, acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNESC, Fisioterapeutas e representantes da Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera (AFisioRec) e da Associação de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO Estadual SC) participaram de uma reunião com o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, no auditório Ruy Hulse, na UNESC, em Criciúma. Em pauta, o status da Fisioterapia na Região Carbonífera.

Participaram junto ao Presidente do CREFITO-10, os Conselheiros Dr. Eduardo Estefano Benedet, Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres, Dra. Maristela Vieira, o Delegado do CREFITO-10 de Araranguá, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, e a Delegada do CREFITO-10 de Criciúma, Dra. Giusi de Souza Neto.

COFFITO lança consulta pública para atualização do Rol de Procedimentos da ANS

A cada dois anos a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza à sociedade espaço para contribuição na atualização do Rol de Procedimentos. O COFFITO, por meio da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CNPF), com base nos critérios estabelecidos pela ANS e levando em consideração o RNPF e a TUSS, envia à Agência sugestões de procedimentos que poderiam ser contemplados em benefício da sociedade e do profissional.

Neste ano, o COFFITO, além de contar com apoio das entidades associativas, solicita também a contribuição dos Fisioterapeutas para apresentar um documento mais consolidado. Acesse o link abaixo e responda o questionário até o dia 11 de abril.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_8MrbXjPZ93d0j8fC4188FWNSoQZl1jmSJii5_C_jhSGWbQ/viewform

ABRAFIN vai realizar o curso ETCC Infantil

De 20 a 23 de junho, a ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) vai realizar o curso teórico/prático "ETCC na recuperação funcional infantil”, na Clínica Neurovital, em Florianópolis.

Com 32 horas-aula, o curso será ministrado pela Dra. Luanda Grecco para 15 alunos, no máximo. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail secretaria@abrafin.org.br. Associados da ABRAFIN pagam R$ 3.000,00 pela inscrição (preço válido até 30/04/2019). Mais informações podem ser obtidas no link http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/85

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

 

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com