Informativo Semanal – Edição 468 – 16 de Abril de 2019

I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina

Inscrevam-se no I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, que será realizado nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho no Centrosul (Centro de Convenções de Florianópolis). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do CREFITO-10 (www.crefito10.org.br), conforme o cronograma abaixo:

CREFITO Jovem se reúne com acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNISUL

No dia 9 de abril, a Comissão do CREFITO Jovem, representado pelo Conselheiro Dr. André Cruz, conversou com os alunos da 1ª fase do curso de Fisioterapia da UNISUL (Campus Pedra Branca).

O evento foi muito importante para esclarecer dúvidas dos acadêmicos e também para aproximá-los do CREFITO-10.

À professora Karolini, os nossos agradecimentos pelo convite e colaboração.

Palestra aborda os procedimentos de fiscalização adotados pelo CREFITO-10

No dia 11 de abril, o Coordenador do DEFIS (Departamento de Fiscalização) do CREFITO-10, Dr. Marcos Boscatto, ministrou uma palestra para os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá) sobre os procedimentos fiscalizatórios aos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional dentro do estado de Santa Catarina.

O tema foi muito oportuno, visto que a fiscalização permanente é imprescindível para a valorização do trabalho profissional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Cumpre ressaltar o apoio de todos os professores do Curso, a quem manifestamos nossos agradecimentos, em especial à Coordenadora Angélica Cristiane Ovando e à professora Aline Cavalheiro Tamborideguy, que foram fundamentais para o sucesso de evento.

 

 

Florianópolis realiza a Conferência Municipal de Saúde

Nos dias 4, 5 e 6 de abril, Florianópolis realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde com expressiva participação de autoridades, profissionais de saúde, estudantes, usuários do SUS e população em geral. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento apresentou 58 propostas municipais e 42 propostas contemplando as esferas estadual e nacional.

Das Pré-Conferências Regionais (Norte, Sul, Centro e Continente) e das Conferências Livres (Saúde da Mulher, Saúde LGBT, Saúde da População Negra, Saúde Mental e Saúde Bucal) emergiram as propostas que foram debatidas nos 9 Grupos de Trabalhos na Conferência, no dia 5 de abril.

No dia 6 de abril, na Plenária Final da 10ª Conferência Municipal de Saúde, as propostas foram submetidas à votação dos delegados dos segmentos de usuários, profissionais e gestores/prestadores de serviço do SUS. Foram eleitas 55 propostas municipais e 6 propostas contemplando as esferas estadual e nacional. Também foram eleitos os 12 delegados que vão representar o município de Florianópolis na 8ª Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada no mês de julho. Em atendimento aos requisitos de paridade, a delegação é formada por 6 delegados usuários do SUS, 3 delegados representando os profissionais de saúde, e 3 delegados gestores/prestadores de serviço do SUS.

 

 

 

Conferência Municipal de Saúde em Balneário Camboriú

Cerca de 230 pessoas participaram da 7ª Conferência Municipal de Saúde, em Balneário Camboriú, realizada no dia 12 de abril na UNIVALI (Campus Balneário Camboriú). Destaque para a participação das representantes do CREFITO-10: a Dra. Maristela Vieira (titular) e a Dra. Cinira Gomes (suplente).

Durante todo o dia, houve palestras sobre os três eixos de discussão (Saúde com Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS), aprovação do regimento interno, debates entre os grupos temáticos e, por fim, plenária final e eleição dos oito delegados que irão representar a cidade na Conferência Estadual de Saúde, confirmada para o mês de junho.

Vote “Discordo” na enquete sobre o Novo Ato Médico

A Câmara dos Deputados disponibilizou uma enquete sobre o PL 6126/2013, que tem como premissa os dispositivos vetados na Lei n° 12.842/2013, que regulou o exercício da Medicina no Brasil.

O Sistema COFFITO/CREFITOs é terminantemente contrário a todo e qualquer cerceamento da liberdade das profissões regulamentadas. Em defesa do direito de livre arbítrio da população e de uma atenção de saúde digna, o Sistema, mais uma vez, solicita apoio dos profissionais e da sociedade, a fim de evitar prejuízos imensuráveis à saúde brasileira.

Para participar da enquete e discordar do PL 6126/2013, basta acessar o link abaixo https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/587931

Ideia Legislativa precisa do apoio dos Fisioterapeutas

O COFFITO está divulgando a Ideia Legislativa que prevê a obrigatoriedade de assistência fisioterapêutica em Centros de Hemodiálise. Para que a ideia legislativa seja transformada em Sugestão Legislativa e, portanto, discutida pelos senadores, é necessário obter 20 mil apoios.

Confirme seu apoio a essa Ideia Legislativa acessando o link abaixo: bit.ly/fisioterapeutanahemodialise

COFFITO publica Acórdão e reconhece utilização de

Vestes Terapêuticas por Terapeutas Ocupacionais

O COFFITO, por meio do Acórdão nº 11/2019, reconheceu a utilização de Vestes Terapêuticas por terapeutas ocupacionais. A normativa, além de orientar profissionais que possuam interesse na área, serve também para respaldar o exercício de terapeutas ocupacionais que já atuam com vestes terapêuticas.

Fisioterapia e Terapia Ocupacional estão inseridas em regulamentação da Equoterapia

O Senado aprovou, no dia 9 de abril, o PLS 264/2010, que trata da regulamentação da Equoterapia como método de reabilitação. As profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional foram inseridas no texto. A matéria segue agora para sanção presidencial.

De acordo com o texto, a prática da Equoterapia estará condicionada à avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica. A atividade deverá ser desenvolvida por uma equipe de apoio composta por médico e médico veterinário, e uma equipe mínima de atendimento, composta por fisioterapeuta, psicólogo e um profissional de equitação.

Embora não estejam listados na equipe mínima, devido ao quantitativo de profissionais no Brasil, os terapeutas ocupacionais, no âmbito da sua atuação, também poderão integrar as equipes, desde que possuam cursos específicos na área de Equoterapia.

ABRAFIN vai realizar o curso ETCC Infantil

 

De 20 a 23 de junho, a ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) vai realizar o curso teórico/prático "ETCC na recuperação funcional infantil”, na Clínica Neurovital, em Florianópolis.

Com 32 horas-aula, o curso será ministrado pela Dra. Luanda Grecco para 15 alunos, no máximo. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail secretaria@abrafin.org.br. Associados da ABRAFIN pagam R$ 3.000,00 pela inscrição (preço válido até 30/04/2019). Mais informações podem ser obtidas no link http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/85

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com