Informativo Semanal – Edição 470 – 30 de Abril de 2019

I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina: inscrições

As vagas para o I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina estão praticamente encerradas. Em função disso, o CREFITO-10 solicita aos inscritos que, por algum motivo, já sabem que não poderão comparecer ao evento ou que trocaram de sala que façam o cancelamento de sua inscrição, possibilitando que outros interessados possam participar.

Para informar o cancelamento ou a troca de sala, por favor envie um e-mail para comunicacrefito10@gmail.com, informando o nome completo, a sala que deseja cancelar e o código da inscrição. Essas informações são fundamentais para reabrir novas vagas. A Comissão Organizadora não está trabalhando com lista de espera.

Conheça algumas das palestras programadas para o I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina:

Câmara de Vereadores de Imbituba aprova Moção de Repúdio aos cursos EAD

A luta encampada pelo CREFITO-10 contra a modalidade de Ensino a Distância (EAD) para os cursos de graduação na área da saúde vem recebendo cada vez mais apoio e reconhecimento. Agora foi a vez da Câmara de Vereadores de Imbituba aprovar, por unanimidade, a Moção de Repúdio ao Ministério da Educação pela regulamentação da modalidade EAD para os cursos de graduação na área da saúde, em sessão realizada no dia 15 de abril.

A iniciativa foi do vereador Eduardo Faustino, incentivado a levar adiante o documento após ouvir os profissionais que atuam na área da saúde do município, em especial Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Dia do Trabalhador: parabéns aos nossos profissionais

O CREFITO-10 parabeniza todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais pela passagem do Dia do Trabalhador. Aos profissionais que tanto dignificam a classe, o nosso sincero reconhecimento e o desejo de novas conquistas na vida laboral. Parabéns!

Capacitação sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento

de Vínculos para Crianças e Adolescentes

No dia 25 de abril, o Terapeuta Ocupacional Dr. Sérgio Leandro representou o CREFITO-10 e o Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis na Capacitação sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, ministrada pelo Professor de Direito, André Viana Custódio, um dos mais respeitados pesquisadores sobre o tema.

Destaque para a temática do evento, que abordou as concepções sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as Atividades de Contraturno Escolar; e a relação entre PAIF e o SCFV: público prioritário, encaminhamento entre os serviços, fluxos básicos e papel de cada serviço em relação ao atendimento de crianças e adolescentes.

 

CREFITO-10 prestigia a formatura do Curso de Fisioterapia da UnC - Concórdia

O Delegado do CREFITO-10 em Concórdia, Dr. Issislan Rossano Kuhn, e o Fisioterapeuta Dr. Bruno Rech, participaram da cerimônia de formatura do Curso de Fisioterapia da UnC (Universidade do Contestado) – Campus Concórdia, realizada no dia 27 de abril.

 

MPF ajuíza ação contra propaganda enganosa

sobre exclusividade na prática da acupuntura

O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, por entender que as duas entidades extrapolaram suas competências ao atribuir a prática da Acupuntura somente à profissão de Medicina, além de infringir a Constituição Federal, divulgar notícias incorretas e, por fim, causar prejuízos à sociedade e aos demais profissionais que exercem a Acupuntura no Brasil.

Ideia Legislativa precisa do apoio dos Fisioterapeutas

O COFFITO está divulgando a Ideia Legislativa que prevê a obrigatoriedade de assistência fisioterapêutica em Centros de Hemodiálise. Para que a ideia legislativa seja transformada em Sugestão Legislativa e, portanto, discutida pelos senadores, é necessário obter 20 mil apoios. Dessa forma, segue texto e arte divulgados em nossos canais de comunicação para possível divulgação e compartilhamento.

ABRATO-SC promove palestra em Joinville

COFFITO participa de reunião entre Conselhos

Profissionais, Governo Federal e parlamentares

No dia 25 de abril, em Brasília, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), foi realizada reunião entre os Conselhos Profissionais e os deputados Fred Costa e Major Vitor Hugo, líder do Governo Federal na Câmara. Na ocasião o COFFITO foi representado pelo presidente, Dr. Roberto Mattar Cepeda, e pela conselheira Dra. Elineth da Conceição Braga Valente.

Vote “Discordo” na enquete sobre o Novo Ato Médico

A Câmara dos Deputados disponibilizou uma enquete sobre o PL 6126/2013, que tem como premissa os dispositivos vetados na Lei n° 12.842/2013, que regulou o exercício da Medicina no Brasil.

O Sistema COFFITO/CREFITOs é terminantemente contrário a todo e qualquer cerceamento da liberdade das profissões regulamentadas. Em defesa do direito de livre arbítrio da população e de uma atenção de saúde digna, o Sistema, mais uma vez, solicita apoio dos profissionais e da sociedade, a fim de evitar prejuízos imensuráveis à saúde brasileira.

Para participar da enquete e discordar do PL 6126/2013, basta acessar o link abaixo https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/587931

ABRAFIN vai realizar o curso ETCC Infantil

De 20 a 23 de junho, a ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) vai realizar o curso teórico/prático "ETCC na recuperação funcional infantil”, na Clínica Neurovital, em Florianópolis.

Com 32 horas-aula, o curso será ministrado pela Dra. Luanda Grecco para 15 alunos, no máximo. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail secretaria@abrafin.org.br. Associados da ABRAFIN pagam R$ 3.000,00 pela inscrição (preço válido até 30/04/2019). Mais informações podem ser obtidas no link http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/85

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com