Informativo Semanal – Edição 477 – 18 de Junho de 2019

Representantes do CREFITO-10 tomam posse no Conselho Municipal de Saúde de Lages

No dia 12 de junho, as representantes do CREFITO-10, Dra. Paloma Telli (à esquerda) e Dra. Ana Claudia Granzotto (à direita), tomaram posse como Conselheiras do Conselho Municipal de Saúde de Lages para o biênio 2019-2021.

Elas vão substituir a Conselheira do CREFITO-10, Dra. Adriana Anacleto, até então representante no Conselho Municipal de Saúde de Lages.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de instância colegiada, deliberativa e de natureza permanente do Sistema Único de Saúde. Sua atuação tem por finalidade ajudar na formulação, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implantação da Política de Saúde.

Acadêmicos da FURB assistem à palestra sobre o Sistema COFFITO – CREFITOs

No dia 14 de junho, o Coordenador do DEFIS (Departamento de Fiscalização) do CREFITO-10, Dr. Marcos Boscatto, ministrou palestra para os formandos do curso de Fisioterapia da FURB. Em pauta, informações sobre o Sistema COFFITO – CREFITOs e suas atribuições, tendências e oportunidades da profissão. O objetivo é preparar desde já os futuros profissionais que vão ingressar no mercado de trabalho, buscando auxiliá-los nesse novo desafio.

4º Simpósio Internacional de Terapia Manual será em Balneário Camboriú

Começa na próxima quinta-feira, dia 20, e vai até domingo, dia 23, o 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual, evento promovido pela Faculdade Inspirar, de Balneário Camboriú. Trata-se do maior evento de terapia manual do Brasil.

Destaque para a participação de renomados profissionais nacionais e internacionais, que vão interagir com o público por meio de palestras, workshops práticos, cursos, apresentação e premiação de banners e tradução simultânea.

Assembleia da Ascop/SC define criação de Comissões Temáticas

No dia 23 de maio, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, participou da Assembleia Geral Ordinária da Ascop/SC (Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina) que decidiu pela criação de comissões temáticas com participação de profissionais indicados pelos conselhos. A ideia é ter comissões na área de Fiscalização e Ética, Licitações e Contratos, Educação à Distância, Planejamento e Gestão Estratégica, Governança e Transparência e Jurídica.

Atualmente, a Ascop possui a Comissão de Saúde que há mais de um ano vem se reunindo mensalmente e realizando ações conjuntas, como audiências com autoridades, conferências e encontros. Um resumo das atividades desenvolvidas este ano foi apresentado na Assembleia pela Coordenadora da Comissão, Karen Denez, Presidente do CRF/SC (Conselho Regional de Farmácia). Ela destacou a Conferência Livre realizada dia 4 de maio sobre as relações de trabalho e formação na área da saúde e também da participação dos profissionais nas conferências municipais de saúde em todo o Estado.

Além das comissões, a Associação promoveu a criação de grupos dos assessores jurídicos e assessores de comunicação que se reúnem e trocam informações.

Na Assembleia foi apresentada a repercussão dos Ofícios Circulares Nº 001/2019 e 002/2019 remetidos aos Deputados Federais e Senadores de Santa Catarina sobre a preocupação em relação aos projetos que preveem o fim de pagamento de anuidades dos conselhos profissionais. Os presidentes de conselhos se comprometeram a conversar com os integrantes da bancada federal catarinense reforçando este assunto e defendendo o papel dos conselhos.

Foram debatidos ainda assuntos como os valores de tarifas e taxas praticadas pelos bancos e as propostas para realização de cursos promovidos pela Ascop. Ficou encaminhado que as comissões formadas poderão indicar as demandas dessas capacitações para os empregados dos conselhos.

Comissão de Saúde da Ascop/SC define parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde

Outra reunião que contou com a presença do Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, foi a da Comissão de Conselhos Profissionais da área da saúde da Ascop/SC, realizada no dia 3 de junho. Na oportunidade, estiveram presentes a Superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Carmen Delziovo, a Diretora de Educação Permanente em Saúde, Micheline Moreira Kemper, a Gerente de Planejamento, Dulce Maria Brandão de Castro Quevedo, a Gerente de Coordenação da Atenção Básica, Maria Simone Pan, a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Teresa Bertoldi Agostini, e a Gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Lia Quaresma Coimbra.

A Coordenadora da Comissão, Karen Denez, conduziu os trabalhos e abriu espaço para ouvir as demandas das gestoras da Secretaria, para então os representantes dos conselhos apresentarem suas sugestões. Carmen Delziovo explicou a estrutura das superintendências e como estão sendo realizadas as ações de planejamento para melhorar as ações da saúde em todo o Estado.

As representantes da Vigilância Epidemiológica apresentaram os números da cobertura vacinal, comentaram os desafios que estão sendo enfrentados para a imunização, pois várias doenças voltaram e desde 2016 vem caindo o percentual da população que faz todas as vacinas necessárias.

Ao final da reunião ficou acordado que serão marcados encontros individuais com os conselhos e, posteriormente, haverá mais uma reunião coletiva para definir ações que atendam a demandas comuns.

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com