Informativo Semanal do CREFITO10/SC – Número 490

18 de Fevereiro de 2020

1.   Reunião CREFITO-10: Revisão da RDC7

 

Realizada neste sábado, 15 de fevereiro, em Florianópolis, reunião do CREFITO-10 com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, representantes da ASSOBRAFIR, ABRATO-SC e ABENFISIO-SC, para discussão da proposta de reforma da RDC7.

 

O presidente do CREFITO-10 Dr. Sandroval Francisco Torres reiterou a posição do CREFITO-10 e da fisioterapia catarinense, contrária à mudanças que impliquem perda de prerrogativas e, principalmente, prejuízos à saúde dos usuários.

 

Nosso registro da participação do Dr. Bruno Prata Martinez, ASSOBRAFIR Nacional, que contribuiu com a discussão.


Na oportunidade, ainda, foi apresentada a contribuição do CREFITO-10 já enviada à ANVISA.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

 

 

2.   𝐂𝐑𝐄𝐅𝐈𝐓𝐎-𝟏𝟎 𝐨𝐛𝐭𝐞́𝐦 𝐯𝐢𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐧𝐚 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐞𝐱𝐞𝐫𝐜𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐮𝐩𝐮𝐧𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐟𝐢𝐬𝐢𝐨𝐭𝐞𝐫𝐚𝐩𝐞𝐮𝐭𝐚𝐬

 

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina apresentou notícia de fato, perante o Ministério Público de Santa Catarina, acusando fisioterapeuta de exercício ilegal da medicina pela prática de acupuntura.

 

A 33ª Promotoria de Justiça da Capital, ao receber a denúncia, expediu ofício requisitando informações ao CREFITO-10, que apresentou manifestação sustentando a plena condição, capacidade e reconhecimento do fisioterapeuta como profissional apto à prática da acupuntura.

 

Diante das informações prestadas, o Promotor de Justiça Dr. Luciano Trierweiller Naschenweng indeferiu a notícia de fato e determinou o arquivamento do processo, declarando que o exercício da acupuntura por fisioterapeutas é reconhecido por diversos órgãos governamentais, e que não existe qualquer ilegalidade cometida pela profissional denunciada.

 

(Fonte: Notícia de Fato n. 01.2020.00000339-3).

 

 

3.   Cerimônia de Outorga Registro Profissional

 

– UNISOCIESC, Jaraguá do Sul

 

Os formados em Fisioterapia da UNISOCIESC Jaraguá do Sul receberam seus documentos para o exercício da Profissão na última quinta-feira, 13 de fevereiro. Em nome do CREFITO-10, a cerimônia foi conduzida pelos conselheiros Dr. André Cruz e Dra. Maristela Vieira, Delegado Geral do CREFITO-10 Dr. Lauro Schlichting Junior, Delegada Regional Dra. Cláudia Joana Stinghen. Prestigiou a sessão a coordenadora do curso, professora Cassia Toledo Storti.

 

Sucesso aos novos profissionais e nosso agradecimento à Universidade pela calorosa acolhida.

 

A imagem pode conter: 32 pessoas, pessoas em pé, texto que diz "Outorga de Registro Profissional Fisioterapia UNISOCIESC, Jaraguá do Sul, 13/2/2020 CREFITO10"

– Mafra e Joaçaba

Receberam seus registros profissionais os graduados em Fisioterapia da UnC Mafra e UNOESC Joaçaba.

Representaram o CREFITO-10 em Mafra as conselheiras Dra. Maristela Vieira, Dra. Georgia Lopes Rafaeli; os delegados regionais Dr. Adriano Rodicz, Dr. Anderson Packer e Dra. Denise Kalil.

Em Joaçaba, a documentação que autoriza o regular exercício profissional foi entregue pelos conselheiros Dra. Georgia Lopes Rafaeli, Dr. André Cruz, delegado regional Dr. Ricardo Nuernberg e Dra. Karin Gomes Paz.

A imagem pode conter: 18 pessoas

 

 - 𝐔𝐧𝐂 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐨́𝐫𝐝𝐢𝐚

Os formados da UnC Concórdia receberam seus registros profissionais no dia 𝟖 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨.
Representaram o CREFITO-10 o conselheiro Dr. André Cruz e os delegados regionais Dr. Issislan Rossano Kuhn e Dr. Mark Andrey Mazaro


A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé

 

- 𝐔𝐍𝐄𝐒𝐂 𝐂𝐫𝐢𝐜𝐢𝐮́𝐦𝐚


𝟏𝟎 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨, na Secretaria Regional Sul, foram os formados na UNESC que receberam os registros profissionais. O CREFITO-10 foi representado pelos conselheiros Dr. Lee Gi Fan, Dra. Maristela Vieira, Dra. Rita de Cássia Paula Souza e pelo Delegado Regional Dr. Milton Fernandes.

 

- 𝐔𝐍𝐈𝐏𝐋𝐀𝐂 𝐋𝐚𝐠𝐞𝐬

 
Na cidade de Lages, os graduados pela UNIPLAC participaram da cerimônia de outorga de registro profissional em
𝟏𝟏 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨. Os conselheiros Dra. Maristela Vieira, Dra. Georgia de Souza Lopes Rafaeli, Dra. Adriana Jaqueline Anacleto e Dr. André Cruz realizaram a entrega dos documentos.

 

 

4.   Solenidades de Formaturas

 

T𝐞𝐫𝐚𝐩𝐢𝐚 𝐎𝐜𝐮𝐩𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐅𝐚𝐜𝐮𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐆𝐮𝐢𝐥𝐡𝐞𝐫𝐦𝐞 𝐆𝐮𝐢𝐦𝐛𝐚𝐥𝐚

 

Colaram grau no dia 6 de fevereiro mais uma turma de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala em Joinville.

Nossos cumprimentos aos formados, ao Diretor Presidente Guilherme Guimbala Netto e à coordenadora do Curso, professora Priscila Murtinho Deud.

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

 

𝐅𝐢𝐬𝐢𝐨𝐭𝐞𝐫𝐚𝐩𝐢𝐚 𝐔𝐍𝐄𝐒𝐂 - UNESC

 

No último sábado, 8 de fevereiro, colaram grau os formandos do curso de Fisioterapia da UNESC, em Criciúma. O CREFITO-10 foi representado pelo conselheiro Dr. Lee Gi Fan.

Nosso especial agradecimento pela acolhida à Coordenadora do curso Profa. Dra. Ariete Inês Minetto e à M. Reitora Prof. Dra. Luciane Bisognin Ceretta.

 

A imagem pode conter: 19 pessoas

 

Fisioterapia  - UNC Mafra

Representaram o CREFITO-10 na cerimônia de colação de grau do curso de Fisioterapia da UNC campus Mafra o Coordenador do Departamento de Fiscalização Dr. Marcos Boscatto e o Delegado do CREFITO-10 Dr. Dr. Adriano Rodycz.

Agradecemos à Universidade a recepção cordial e desejamos sucesso aos formados.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas em pé

 

 

Fisioterapia – UNISOCIESC Jaraguá do Sul

 

Colaram grau os formandos em Fisioterapia da UNISOCIESC, campus Jaraguá do Sul.
A convite da Coordenadora do Curso, professora Cassia Toledo Storti, o CREFITO-10 participou da solenidade representado pela delegada regional de Jaraguá do Sul, Dra. Cláudia Joana Stinghen.

 

Nossos votos de sucesso aos novos formados.

 

A imagem pode conter: 12 pessoas, texto que diz "Colação de Grau Fisioterapia UNISOCIESC Jaraguá do Sul, 7/2/2020"

 

5.   P𝐨𝐫𝐭𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐂𝐨𝐦𝐨 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐨 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐚𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨

 

O portal do profissional do CREFITO-10 traz aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais diversas funcionalidades que facilitam o acesso ao Conselho, de forma simples e rápida.

Se você profissional ainda não possuir um login dessa ferramenta, siga os passos do post para utilizá-la imediatamente.

Dificuldades ou dúvidas? Fale conosco: crefito10@crefito10.org.br

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

6.   Expediente do Crefito-10 no Feriado de Carnaval 2020

 

Prezados(as) Profissionais,

 

Devido ao Carnaval, o Crefito-10, Sede em Florianópolis e Secretarias Regionais Sul - Criciúma, Norte - Joinville e Oeste - Chapecó voltarão às atividades normais na quarta-feira dia 26/02/2020, às 13 horas.

 

 

CREFITO-10

 

7.   Audiência Pública, no Ministério Público de Minas Gerais debate sobre a realização de procedimentos estéticos por profissionais sem graduação em medicina

 

Aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, Audiência Pública, no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Defesa da Saúde (CAO-Saúde) de Belo Horizonte, para debater a realização de procedimentos estéticos por profissionais sem graduação médica. 

 

A ABRAFIDEF, ciente da relevância do assunto para a Fisioterapia Dermatofuncional, visto que a Estética e Cosmetologia é uma das sete áreas de atuação da nossa especialidade, esteve representada pelo seu presidente Dr. Juliano Tibola e pela vice-presidente Dra. Themis Brochado. Juntamente o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, foi representado pelo presidente da autarquia, Dr. Anderson Coelho e a ABRASFIPICS representa pelo seu presidente, Dr. Clailson Farias.

 

8.   Visitem as Secretaria Regionais do Crefito-10

 

 

9.   Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

 

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da  entidade. www.crefito10.org.br