marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 08 de Novembro de 2010 | Número 52

 

1. CREFITO-10 participou junto com profissionais catarinenses de Encontro Regional para definição dos trabalhadores do SUAS

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS vem promovendo uma discussão acerca da definição dos Trabalhadores de nível superior do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em consonância à NOB/RH e à deliberação da VII Conferência Nacional de Assistência Social.  No Encontro Nacional será validada a proposta de conteúdo para a Resolução do CNAS que definirá os trabalhadores da Assistência Social, bem como apreciada a versão preliminar da Política Nacional de Capacitação e instituída a Mesa Nacional de Negociação – MNN, em atenção à NOB/RH. O grupo de Articuladores da Região Sul (RS, SC e PR) realizaram nestes dias 04 e 05.11 o Encontro Regional que aconteceu na cidade de Curitiba/PR.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO-10, na condição de integrante do grupo articulador no Estado de Santa Catarina para tratar do tema Sistema Único de Assistência Social  - SUAS e sua normativa, esteve presente no evento através da terapeuta ocupacional, Dra. Lizete Antunes Jardim, Vice-Presidente e da fisioterapeuta e Conselheira do CREFITO-10, Dra. Célia Alves de Araújo, juntamente com diversas terapeutas ocupacionais catarinenses, que irão fomentar o tema entre estes profissionais em SC.

 

 

2. Atenção São Bento do Sul e Região

Prezado Profissional,

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de São Bento do Sul, no dia 24 de novembro de 2010, às 19:00 horas, na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, rua Vigando Kock, nº 69, Centro – São Bento do Sul, ao lado da Sociedade Ginástica de São Bento do Sul.

Esta reunião na cidade de São Bento do Sul, trata-se de mais um encontro com os profissionais com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região. O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

Ao concluir, reitero meus agradecimentos e coloco-me à inteira disposição.

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

 

3. Carta de Joinville – Sistema Único de Assistência Social – e as Diretrizes Norteadoras ao Terapeutas Ocupacional

O I Encontro Regional dos Terapeutas Ocupacionais Trabalhadores da Assistência Social de Santa Catarina, organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10, realizado em Joinville, 30 de outubro de 2010, contou com a participação de terapeutas ocupacionais envolvidos direta e indiretamente em diferentes instâncias do sistema, tais como: gestores da política nas Secretarias Municipais, conselheiros governamentais municipais e da categoria profissional, observadores, acompanhantes, funcionários efetivos na Assistência Social, unidos pelo propósito de contribuir para a qualificação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Após a plenária dos grupos de trabalho destacou-se algumas propostas voltadas para a gestão e para os níveis de proteção do Sistema Único de Assistência Social que transformou-se no documento intitulado: Carta de Joinville – Sistema Único de Assistência Social – e as Diretrizes Norteadoras ao Terapeutas Ocupacional. Leia o documento no site do CREFITO-10.  www.crefito10.org.br

 

4. Projeto aumenta adicionais de insalubridade e periculosidade

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6994/10, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), que eleva o valor dos adicionais de insalubridade e de periculosidade. Pela proposta, eles passarão a ser calculados sobre a remuneração integral (salário bruto). Atualmente, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43), o adicional de insalubridade equivale a 40%, 20% ou 10% do salário mínimo, dependendo do grau de possibilidade de dano à saúde do trabalhador (máximo, médio ou mínimo). Já o adicional de periculosidade assegura ao empregado 30% de acréscimo sobre o salário básico, ou seja, sem as vantagens resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. Conforme a proposta, para cálculo do adicional de insalubridade, os percentuais permanecerão os mesmos – apenas a base de cálculo será alterada. O adicional de periculosidade, por sua vez, será de 30% sobre a remuneração integral se o trabalhador estiver exposto de forma permanente ou intermitente às condições de risco; e de 15% se o trabalhador estiver exposto de forma ocasional às condições de risco.

Indenização
Segundo o autor, além de funcionar como uma indenização, os adicionais de insalubridade e de periculosidade deveriam servir como estímulo para que o empregador tomasse medidas efetivas para a eliminação das condições nocivas de trabalho. Para Antonio Roberto, o valor atual dos adicionais é baixo, por isso não eles têm surtido o efeito desejado. "Muitas empresas consideram mais barato pagá-los do que investir em condições de trabalho mais saudáveis e seguras", observa o deputado.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 2549/92, do Senado, que também altera o cálculo do adicional de insalubridade. A matéria, que tramita em regime de prioridade, está pronta para votação pelo Plenário.

 

5. Eventos

International Symposium on Uro-Oncology

Data: 12/11/2010 até 14/11/2010 - Local: Curitiba - PR

III Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia Dermato-Funcional

Data: 18/11/2010 até 20/11/2010 - Local: Fortaleza - CE

 

Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar

Data: 19/11/2010 até 21/11/2010 - Local: São Paulo - SP

 

I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional - I COBRAFIN

Data: 26/11/2010 até 28/11/2010 - Local: Petrópolis - RJ

 

I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

Data: 01/12/2010 até 05/12/2010 - Local: Brasília/DF

X International Tinnitus Seminar - ITS 2011

Data: 16/03/2011 até 19/03/2011 - Local: Florianópolis - SC

 

16th International WCPT Congress

Data: 20/06/2011 até 23/06/2011 - Local: Amsterdam, Holanda

 

XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Data:: 09 a 12 de outubro de 2011 Local: CentroSul – Florianópolis -SC

 

Confira mais eventos no site do CREFITO-10. www.crefito10.org.br

 

 

6. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

7. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ? Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10