marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 22 de Novembro de 2010 | Número 56

 

 

1.Ato Médico: Pressione os Senadores

Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional: há um movimento orquestrado em Brasília para a rápida aprovação do projeto de lei 268/02, que dispõe sobre a regulamentação do médico. Diante desse risco, encaminhe mensagem por e-mail aos senadores líderes dos partidos no Senado solicitando que o PL seja apreciado por todas as comissões previstas no rito legislativo natural e debatido em Audiências Públicas. Eis o texto que pode servir de modelo:

“Senador: Gostaríamos da intercessão de Vossa Excelência no sentido da não-assinatura de acordo de lideranças pela aprovação de requerimento de urgência a respeito do PLS 268/02, que dispõe sobre o Ato Médico, permitindo assim que o projeto de lei siga seu rito legislativo natural, passando pelas Comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Assuntos Sociais, além da que se encontra atualmente, que é a de Constituição, Justiça e Cidadania. Como o PLS 268/02 é polêmico, por interferir nas demais profissões da área da saúde, há necessidade da realização de Audiências Públicas nas referidas Comissões para que a proposta seja analisada com maior cuidado.”

Eis os endereços eletrônicos dos líderes da Maioria, do Bloco de Apoio ao Governo, do Bloco Parlamentar da Minoria, do Governo, e dos Partidos:

renan.calheiros@senador.gov.br
almeida.lima@senador.gov.br
valdir.raupp@senador.gov.br
regis.fichtner@senador.gov.br
francisco.dornelles@senador.gov.br
gcamata@senador.gov.br
geraldo.mesquita@senador.gov.br
mercadante@senador.gov.br
joaoribeiro@senador.gov.br
renatoc@senador.gov.br
inacioarruda@senador.gov.br
crivella@senador.gov.br
alvarodias@senador.gov.br
kátia.abreu@senadora.gov.br
flexaribeiro@senador.gov.br
gilberto.goellner@senador.gov.br
jtenorio@senador.gov.br
rosalba.ciarlini@senadora.gov.br
lucia.vania@senadora.gov.br
adelmir.santana@senador.gov.br
romero.juca@senador.gov.br

delcídio.amaral@senador.gov.br
antval@senador.gov.br
gim.argello@senador.gov.br
valterpereira@senador.gov.br
leomar@senador.gov.br
arthur.virgilio@senador.gov.br
cícero.lucena@senador.gov.br
gabpapaleopaes@senador.gov.br
acmjr@senador.gov.br
jayme.campos@senador.gov.br
efraim.morais@senador.gov.br
eduardo.suplicy@senador.gov.br
fátima.cleide@senadora.gov.br
flavioarns@senador.gov.br
zambiasi@senador.gov.br
osmardias@senador.gov.br
acir@senador.gov.br
maosanta@senador.gov.br
josenery@senador.gov.br
marinasi@senado.gov.br

 

 

Profissionais, Persistência e Força !

 

2. CREFITO-10 realiza reunião com as formandos do Curso de Fisioterapia da UNOESC, UNC – Concórdia e do Curso de Terapia Ocupacional e Fisioterapia da ACE - Joinville

 

CREFITO-10 participou de reuniões com os formandos do Curso de Fisioterapia na UNOESC – Joaçaba ( 08.11 ), UNC – Concórdia ( 17.11 ), ambas reuniões realizadas pelo  Conselheiro , Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto e ACE – Joinville ( 20.11 ), reunião realizada pelo Conselheiro e Diretor-Tesoureiro do CREFITO-10, Dr. Rômulo Nolasco de Brito e ainda reunião com os formandos de Terapia Ocupacional, também na ACE – Joinville ( 20.11 )  , reunião realizada com Conselheira e Vice-Presidente do CREFITO-10, Dra. Lizete Antunes Jardim.

 

 

 

Formandos do Curso de Fisioterapia da UNOESC - Joaçaba e Conselheiro do CREFITO-10, Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto

 

 

Formandos do Curso de Fisioterapia da UNC - Concórdia a e Conselheiro do CREFITO-10, Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto

 

 

Formandos do Curso de Fisioterapia da ACE – Joinville

 

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito em reunião com formandos do Curso de Fisioterapia da ACE - Joinville

 

 

                              Formandos do Curso de  Terapia Ocupacional da ACE – Joinville

Conselheiro e Diretor-Tesoureiro do CREFITO-10, Dr. Rômulo Nolasco de Brito

Conselheira e Vice-Presidente do CREFITO-10, Dra. Lizete Antunes Jardim

 

 

3. Consulta Pública 01/2010: Indicadores e Parâmetros Assistenciais da Fisioterapia

 

O COFFITO abre consulta pública sobre Indicadores e Parâmetros Assistenciais de Cobertura da Fisioterapia e conta com a participação de profissionais, comunidade técnico-científica e entidades representativas da categoria, com o objetivo de  identificar a realidade da assistência fisioterapêutica nacional e propor adequações. Confira na íntegra no site: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1939&psecao=7

 

4.  CREFITO-10 convida os Profissionais para reuniões

Prezado Profissional,

 

            O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reuniões nas cidades de São Bento do Sul, no dia 24 de novembro de 2010, às 19:00 horas, na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, rua Vigando Kock, nº 69, Centro – São Bento do Sul, ao lado da Sociedade Ginástica de São Bento do Sul e Porto União, no dia 03 de dezembro de 2010, às 19:30 horas, no Auditório do Hospital de Caridade São Braz, situado à rua Frei Rogério, 579 – Centro - Porto União – SC.

Estas reuniões tratam-se de encontros com os profissionais com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

 

Dr. Sandroval Francisco Torres - Presidente do CREFITO-10

 

5. Profissional Catarinense é Entrevistado pela Folha de São Paulo sobre Saúde da Mulher

A edição da terça-feira (09/11) do caderno "Equilíbrio" da Folha de São Paulo, trouxe a matéria "Períneo bem trabalhado garante vida sexual anima e postura firme". Foram entrevistados três fisioterapeutas especializados em saúde da mulher, dentre os quais o profissional catarinense e conselheiro do CREFITO-10, Dr. Gustavo F. Sutter Latorre, editor do Portal Períneo.net - site que trás grande quantidade de conteúdos em língua portuguesa sobre o assoalho pélvico feminino.

"Foi uma surpresa agradável receber a ligação da editora Iara Biderman, da Folha, informando sobre a matéria. Espaços como este, na mídia, são resultado do crescente interesse das pessoas pela qualidade de vida, e servem para enaltecer ainda mais a importância do profissional fisioterapeuta para na saúde e bem estar da população e, geral" - comenta o Dr. Latorre.

 

Para acompanhar a versão digital da matéria completa acesse

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/827521-perineo-bem-trabalhado-garante-vida-sexual-animada-e-postura-firme.shtml

 

6. Fiscalização

DEFIS – Departamento de Fiscalização informa que foram fiscalizados os municípios de Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Morro da Fumaça no período de  8 a 12 de novembro.

Dúvidas sobre fiscalização:  defis@crefito10.org.br

 

7. Eventos

 

I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional - I COBRAFIN

Data: 26/11/2010 até 28/11/2010 - Local: Petrópolis - RJ

 

I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

Data: 01/12/2010 até 05/12/2010 - Local: Brasília/DF

X International Tinnitus Seminar - ITS 2011

Data: 16/03/2011 até 19/03/2011 - Local: Florianópolis - SC

 

16th International WCPT Congress

Data: 20/06/2011 até 23/06/2011 - Local: Amsterdam, Holanda

 

XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Data:: 09 a 12 de outubro de 2011 Local: CentroSul – Florianópolis -SC

 

Confira mais eventos no site do CREFITO-10. www.crefito10.org.br

 

8. Participação do CREFITO-10 no III Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia Dermatofuncional

 

O CREFITO-10, esteve presente no III Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia Dermatofuncional, II Expofisio de Dermatofuncional e I Fórum sobre a Titulação de Especialista em Dermatofuncional, que ocorreu nos dias 18. 19 e 20 de Novembro de 2010 em Fortaleza – CE.

A participação do Presidente do CREFITO-10 se deu nas seguintes atividades:

- 19/11 (manhã e tarde)- Reunião na sede do CREFITO-6 para tratar de temas como a atuação do sistema COFFITO-CREFITOs frente às atuais tramitações do Projeto de Lei do “Ato Médico” entre outros.

Estiveram presentes nesta reunião representantes das seguintes entidades: CREFITO’s 1, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, COFFITO, Associação de Fisioterapia do Brasil – AFB, Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO, Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF.

O produto desta reunião foi documento direcionado ao Presidente do COFFITO, a fim providenciar algumas ações frente aos Projetos de Lei que atingem direta ou indiretamente às profissões e a criação de um Grupo de Trabalho (GT), para de forma pontual, tratar os temas polêmicos da Dermatofuncional, GT este, composto por representantes do Sistema COFFITO-CREFITO’s e integrantes da ABRAFIDEF.

- 19/11 (noite) - Palestrante na mesa redonda: “Temas polêmicos em Fisioterapia Dermatofuncional”;

O Presidente do CREFITO-10 juntamente com os Presidentes do CREFITO-1 e 9, além de representantes do COFFITO e da ABRAFIDEF, compuseram a mesa redonda que tratou sobre temas polêmicos em Dermatofuncional, restou ao final, além dos esclarecimentos prestados aos presentes, o endosso da plenária ao documento enviado ao Presidente do COFFITO, sobre a criação do GT.

- 20/11 (manhã) - Participação como ouvinte nas palestras do Congresso.

- 20/11 (tarde) - Palestrante no Fórum de Titulação em Fisioterapia Dermatofuncional.

Compuseram a mesa do Fórum, os Presidentes da AFB e da ABRAFIDEF, acompanhados pelos  Presidentes do CREFITO-10 e 7 esse último representando também o Presidente do COFFITO . O Presidente da AFB esclareceu acerca da Resolução COFFITO - 377/2010, logo após abriu-se espaço aos outros palestrantes e aos questionamentos da Plenária.

- 20/11 (noite) – Assembléia Geral da ABRAFIDEF.

Espaço reservado para tratar de assuntos do estatuto da ABRAFIDEF e outros temas internos da Associação, conforme edital publicado e programação oficial do evento.  

 

  

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ? Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10