marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 24 de Janeiro de 2011 | Número 64

 

 

1. CREFITO-10 reúne-se com o Governador Raimundo Colombo

 

No dia 19 de janeiro de 2011, o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina da 10ª Região – CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, reuniu-se com o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, no Centro Administrativo do Governo do Estado. O Presidente do CREFITO-10, acompanhado do Assessor Jurídico, Dr. Marcos Vinícius de Souza, e do Assessor de Marketing, Rodrigo Beirão, cumprimentou o Governador pela posse, desejando-lhe sucesso na condução de nosso Estado, e agradeceu pelo apoio fornecido, ainda como Senador da República, à luta contra o Projeto de Lei que regulamenta o ato médico. Na audiência, foram tratados de temas de interesse dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, do CREFITO-10, do Estado de Santa Catarina, e particularmente do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, que será realizado em Florianópolis, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2011. O Congresso Brasileiro de Fisioterapia é organizado pela Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB), filiada a Confederação Latino Americana de Fisioterapia e Kinesiologia (CLAFK) e a World Confederation for Physical Therapy (WCPT), além de contar com o apoio do sistema COFFITO / CREFITOs, em especial do CREFITO-10, que sedia o evento, de diversas instituições de ensino, das associações científicas e agências de fomento à pesquisa brasileiros. O evento tem como objetivo discutir a atuação da fisioterapia nos diversos níveis de atenção à saúde. Foram elaboradas diretrizes que permearão todos os eixos temáticos, divididas em Gestão e Políticas Públicas de Saúde, Prática Fisioterapêutica, Educação e Políticas Profissionais, possibilitando assim melhor compreensão da complexidade da atuação fisioterapêutica no Brasil e na América Latina. O Presidente do CREFITO-10 e a Diretora-Secretária da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB e da Confederação Latino-Americana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK, Dra. Fernanda Guimarães Torres, oficializaram convite ao Governador para comparecimento à abertura do Congresso Brasileiro, e solicitaram apoio ao evento os quais todos foram atendidos. O Governador ainda confirmou sua presença e concedeu o apoio institucional do Governo do Estado.

 

2.  Fiscalização

 

Iniciou dia 17 de janeiro de 2011 o primeiro colocado no concurso público para Fiscal do CREFITO-10, o fisioterapeuta Adelmar Zuffo. Com isso esperamos intensificar a fiscalização em todo o Estado de Santa Catarina.

 

 

3. Terapeuta Ocupacional Pesquisa

A terapeuta ocupacional Alessandra Marques vai realizar durante o ano de 2011 uma pesquisa acerca das ações da Terapia Ocupacional, para tanto será necessário a participação de todos os terapeutas ocupacionais que estão comparecendo ou que compõem os Conselhos de Direitos (municipais, estaduais e o federal), referente ao período de 2005 a 2010.

Objetivos:

-  Georreferenciar as ações realizada;

- Montar um banco de dados (2012) identificando os modelos dos escopos dos projetos que foram elaborados e aprovados nos Conselhos com a presença da Terapia Ocupacional.

Segue as Etapas e Cronograma Físico:

Etapa

Atividades

Duração Prevista

Início

Término

Etapa 1

Escolha e elaboração do instrumento de coleta dos dados

10-01-2011

13-01-2011

Encaminhamento do instrumento para coleta dos dados pela rede social: gntosocial@googlegroups.com ; terapiaocupacional_social@yahoogrupos.com.br e reneto@yahoogrupos.com.br

14-01-2011

14-01-2011

Etapa 2

Coleta dos dados via rede social

14-01-2011

14-06-2011

Etapa 3

Contato via e-mail e telefone para fechamento dos dados

15-06-2011

15-07-2011

Georrefenciamento dos dados coletados

16-07-2011

16-09-2011

Análise e conclusão

17-09-2011

17-10-2011

Etapa F

Encaminhamento dos dados da pesquisa pela rede social:

gntosocial@googlegroups.com e terapiaocupacional_social@yahoogrupos.com.br e reneto@yahoogrupos.com.br

20-10-2011

20-10-2011

 

Enviar as repostas da pesquisa diretamente à terapeuta ocupacional Alessandra Marques através do e-mail: ale.tecsocial@gmail.com

4. Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

No último dia 19 de janeiro comemorou-se o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional. O CREFITO-10 parabeniza todos os profissionais.
 

5. Comissão de Educação de Fisioterapia reúne-se no CREFITO-10

 

Com objetivo de realizar o planejamento das ações do ano de 2011 a Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10 reuniu-se no último dia 19.01. Entre as ações planejadas está o próximo Encontro de Coordenadores de Cursos e Centros Acadêmicos. Os eventos estão marcados para o dia 14 e 15 de abril. A programação dos encontros será divulgada posteriormente.

 

 

 

6. SISTEMA COFFITO/CREFITOS tem reunião agendada

 

Nos próximos dias 04 e 05 de fevereiro acontecerá reunião do COFFITO e os CREFITOs. O encontro acontecerá na sede do COFFITO em Brasília.

 

7. Divulgando o Relatório Final da IV Conferência de Saúde Mental - Intersetorial

 

A Comissão de Relatoria, Coordenação Geral, Secretaria Geral e Coordenação Adjunta pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)  divulgam o relatório final da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM-I). Conforme decisão do Pleno do Conselho Nacional de Saúde, de 09 de dezembro de 2010, o Relatório Final, aprovado em sua 216ª Reunião Ordinária, permaneceu disponível para acolhimento de sugestões de redação, apresentadas pelos Conselheiros presentes à Conferência e membros da Comissão Organizadora, até a data de 30 de dezembro.O arquivo está disponível no portal do Conselho Nacional de Saúde e uma edição impressa será providenciada pela Comissão Organizadora da IV CNSM-I para distribuição a todos os participantes e interessados. Confira o texto final do Relatório da IV CNSM-I.

Memória– A IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial (IV CNSM-I) aconteceu entre os dias 27 de junho e 1º de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Esta foi a primeira vez que uma Conferência de Saúde Mental trouxe uma abordagem intersetorial, com a presença de parceiros da Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, do Ministério da Cultura, Ministério do Trabalho e Emprego, da Educação, da Justiça e outros.

 

8. Coordenadora do Curso de Fisioterapia visita a sede do CREFITO-10

 

A Dra. Ana Carolina Silva de Souza, Coordenadora do Curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, com sede em São José visitou na última sexta-feira, dia 21.01.11 o CREFITO-10 e foi recebida pelo Conselheiro, Dr. Adriano Sousa, Presidente da Comissão de Ética e Deontologia de Fisioterapia – CEDF.

 

 

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com.

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10