marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 21 de Fevereiro de 2011 | Número 68

 

 

1. Congresso Mundial de Fisioterapia 2015

 

Comissão de inspeção da Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT, vistoria a infra-estrutura do Rio de Janeiro para sediar o Congresso Mundial de 2015. A decisão deverá sair nas próximas semanas, certamente algum tempo antes do 16º. Congresso Mundial de Amsterdam, que ocorrerá em junho deste ano, garante a Presidente da WCPT, Dra. Marlin Monffat. Com o intuito de apoiar a iniciativa da AFB – Associação de Fisioterapeutas do Brasil, associações, sociedades e grande parte do Sistema COFFITO/CREFITOs, estiveram presentes no último sábado no Rio de Janeiro, a fim de mostrar o interesse do Brasil em sediar este importante evento da Fisioterapia Mundial em 2015. Diversas associações, sociedades e alguns CREFITOs, infelizmente não puderam se fazer presentes, porém quase todos mandaram mensagens de apoio à Diretoria da AFB, que esteve do dia 17 ao dia 21, acompanhando a comissão da WCPT, composta por Ms. Marilyn Monffat, Presidente da WCPT, Ms. Brenda Myers, Secretária Geral da WCPT e Ms. Tracy Bury - WCPT Professional Policy Consultant. Os países concorrentes do Brasil são: África do Sul e Cingapura. Abaixo foto da comitiva que recepcionou na noite de sábado as integrantes da WCPT, vale ressaltar que esta demonstração de apoio e união das entidades representativas da Fisioterapia do Brasil é um aspecto importante e pode ser decisivo na escolha do Brasil como sede do próximo Congresso Mundial. 

 

 

 

 

2. CREFITO-7 lança Cartilha em parceria com a Vigilância Sanitária de Salvador

 

Em uma ação pioneira, o colegiado do CREFITO-7, trabalhou nos últimos meses em conjunto com a equipe técnica da vigilância sanitária do município de Salvador-BA, instituição com a qual o CREFITO-7 mantém um acordo de cooperação para otimizar a vistoria dos estabelecimentos.Um dos frutos desta parceria, foi a confecção de uma cartilha  “Vigilância Sanitária e Fiscalização dos Serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional’.  que servirá tanto de orientação para aos profissionais, como para usuários dos serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Salvador. O evento de lançamento da cartilha ocorreu auditório da Câmara Municipal de Salvador no último dia 18 e contou com a presença de profissionais, professores, acadêmicos, autoridades públicas de Salvador, representantes da VISA. A cartilha tem uma linguagem de fácil entendimento, desde conceitos básicos até a legislação vigente, que deve ser observada pelos profissionais nos mais diferentes ambientes de atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Por hora, estamos disponibilizando alguns exemplares para consulta, na secretaria do CREFITO-10, porém estamos aguardando a digitalização do material para que possamos disponibilizar em nosso site.

Sem dúvida, estaremos estudando e buscando formas de repetir o feito em Santa Catarina, afirma o Presidente do CREFITO-10, que na oportunidade parabenizou os integrantes do CREFITO-7 na pessoa do Presidente Dr. José Roberto Borges pela iniciativa.

 

 

3. Fiscalização

O DEFIS – Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 informa que os municípios fiscalizados entre os dias 7 à 10 de fevereiro em Santa Catarina foram: Alfredo Wagner, Ituporanga, Rio do Sul, Rio do Oeste, Lontras, Agrolândia, Agronômica,Trombudo Central, Braço do Trombudo, Dona Emma, Wittmarsum, Indaial e Presidente Getúlio e  entre os dias 14 à 17 de fevereiro: Tubarão, Garopaba e Paulo Lopes.

O DEFIS solicita atenção à Legislação: Resolução COFFITO 9/78:

Art. 1º.  Está obrigado ao registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), com jurisdição sobre a região do respectivo funcionamento,  a empresa constituída ou que venha a ser constituída [...], com finalidade lucrativa ou não, para: I - prestação de assistência fisioterápica e/ou terapêutica ocupacional ou serviço que inclua a execução de método ou técnica próprios daquela assistência; e  II - industrialização, comercialização, arrendamento ou locação de equipamento, aparelho ou instrumento de uso em fisioterapia e/ou terapia ocupacional.

4. Cadastramento de novos estudos na REBRATS

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (REBRATS) está divulgando o cadastramento de novos estudos em ATS. Os pesquisadores devem preencher o formulário pelo site. Estudos em andamento também poderão ser registrados. OBJETIVO: promover e difundir a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil, prezando qualidade e excelência na conexão entre pesquisa, política e gestão nas diversas fases de avaliação de tecnologias. META: formar uma base de dados eletrônica, para consulta de gestores e do público em geral, será mais uma ação importante para a pesquisa em ATS e um espaço de divulgação para o pesquisador. Os pesquisadores que desejarem cadastrar estudos novos ou em andamento, em ATS, devem acessar o site da REBRATS, seguindo os passos abaixo:

1)    Acessar a página www.saude.gov.br/rebrats

2)    .Clicar em SISREBRATS e posteriormente em "Efetuar Login"

3)    .Clicar em "Cadastro de novo Usuário"

4)    .Após preencher o cadastro, ao clicar em "Gravar" aparecem novas  informações ao final da ficha e a opção que deve ser escolhida é "Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde". Após clicar novamente para gravar, o próximo passo é a escolha do perfil, que deve ser de "Pesquisador"

5)    Os dados serão automaticamente enviados para a central da REBRATS no Ministério da Saúde e uma senha será encaminhada por email. Este processo pode levar um ou dois dias

6)    .Após receber a senha de acesso, o pesquisador deve realizar o login  no sistema e clicar em "Cadastro de novos estudos". Após o registro no sistema, o comitê editorial da REBRATS encaminhará o estudo para avaliação por dois consultores ad hoc. Concluído este processo, o estudo ficará disponível na base de dados para o público, com publicação do resumo, comentário do Comitê Editorial e link para o estudo completo.

http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/cadastramento_novos_estudos_rebrats.pdf

Fonte: Dra. Lycia Christina Feitosa, Presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do RJ.

 

5. 14ª Conferência Nacional de Saúde

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho. É competência do CNS, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde. Fonte: Ministério da Saúde. http://conselho.saude.gov.br/web_14conferencia/index.html

 

 

 

Tema

“Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”

Eixo

“Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”

- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;

- Participação da comunidade e controle social;

- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Questões Orientadoras

 Está em elaboração pela Comissão Organizadora um texto orientador e o Regimento Interno que irão subsidiar as etapas municipais e estaduais da 14ª CNS.

Etapas

Municipal – 01 de abril a 15 de julho de 2011;

Estadual – 16 de julho a 31 de outubro de 2011;

Nacional – 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011

 

6. Conselho Municipal de Assistência Social de Joinville - SC

 

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, criado pela Lei Municipal nº 3.233 de 05 de dezembro de 1.995, tem as seguintes atribuições e competências:

I - definir as prioridades da política de assistência social do Município;

II - elaborar o Plano Municipal de Assistência Social, estabelecendo as suas diretrizes;

III - aprovar a Política Municipal de Assistência Social;

IV - atuar na formulação de estratégias e controle da execução da política de assistência social do Município;

V - propor critérios para a programação e para as execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social e fiscalizar a movimentação e a aplicação de recursos;

VI - acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de assistência prestados à população pelos órgãos e entidades públicas e privadas no Município;

VII – definir critérios de qualidade para o funcionamento dos serviços de assistência social, públicos ou privados, no âmbito municipal; entre outros. Confira a seguir o Calendário de Reuniões do Ano: 2011.

 

Data

horário

8/Março

08h30min.

15/Abril

08h30min.

10/Maio

08h30min.

14/Junho

08h30min.

12/Julho

08h30min.

9/Agosto

08h30min.

13/Setembro

08h30min.

11/Outubro

08h30min.

8/Novembro

08h30min.

13/Dezembro

08h30min.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. CREFITO-10, recebe AFU - Associação de Fisioterapeutas do Uruguai e AFB – Associação de Fisioterapeutas do Brasil.

Sra. Mirtha E. Pereira, Presidente da AFU - Associação de Fisioterapeutas do Uruguai visita o CREFITO-10. Na oportunidade, reuniram-se representantes da AFB, AFU e CREFITO-10, entre os assuntos, os representantes conversaram sobre a fisioterapia no Uruguai e no Brasil.

 

Sra. Mirtha E. Pereira, Presidente da AFU

 

8. Prefeitura de Porto União acata recomendação do CREFITO-10 e passa Respeitar a Lei  8856/94.

A Prefeitura de Porto União - SC acatou a recomendação remetida pelo CREFITO-10, e adequou a jornada de trabalho de seus funcionários fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de 40 para 30 horas semanais. O CREFITO-10 recebeu a notícia de mais essa vitória diretamente de uma das profissionais beneficiadas pela medida, e seguirá na sua luta pelo reconhecimento da jornada legal de 30 horas semanais em todo o Estado de Santa Catarina.

Ainda em relação às 30 horas, o CREFITO10 anunciou equivocadamente que a Prefeitura de Canoinhas havia adequado a jornada de trabalho dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais funcionários daquele Município. Na verdade, a instituição que foi notificada e adequou a jornada de trabalho dos profissionais foi a APAE de Canoinhas.O CREFITO10 constatou que a Prefeitura de Canoinhas exige o cumprimento de jornada de 40 horas semanais e já oficiou solicitando a adequação à Lei n.° 8.856/94.

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com.

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10