marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 14 de Março de 2011 | Número 71

 

 

1. CREFITO-10 realizou  o 5º. Fórum de Presidentes e Representantes de Associações e Sociedades de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina

Presidentes e representantes de Associações e Sociedades de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais reuniram-se, dia 12 de março no Hotel Valerim, em Florianópolis. Participaram do evento as seguintes entidades: ASSEFISIO, AFESC, ACATO, AFITOEN, AFIRC, AFIP, SOBRAFISA, AFA, ASSOBRAFIR-SC, AFB, AFISIOREC, SBQ, além do SICAFITO – Sindicato Catarinense de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, recém re-fundado e o próprio CREFITO-10. Na pauta constavam o Jornal das Associações e Sociedades e assuntos gerais. Foram debatidos temas e traçadas ações a serem realizadas em conjunto pelas entidades em Santa Catarina.

    

2. CREFITO-10 em Balneário Camboriú

 

No próximo dia 22 de março o CREFITO-10 fará uma reunião com os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em Balneário Camboriú. A reunião acontecerá no Hotel Geranium, Av. Brasil, no. 2970, Centro, às 19 horas. O CREFITO-10 enviou carta-convite aos profissionais dos municípios: Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Itajaí, Porto Belo e Itapema. Aguardamos a presença destes profissionais para discutirmos juntos os rumos das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região e em Santa Catarina.

3. Criada AFITOEN

Profissionais do Extremo Norte de Santa Catarina uniram-se e criaram a AFITOEN - Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Extremo Norte de Santa Catarina. A reunião foi realizada na sexta-feira, dia 11.03 passada, na sala de eventos do Hospital São Braz, em Porto União, conforme Dra. Mariane Caeser. O Assessor Jurídico do CREFITO-10, Dr. Rafael Moysés e a Comissão de Interiorização, representada pelo Dr. Marcos Maximiliano Boscatto representaram o Conselho Regional e deram todo o suporte necessário neste momento.

                

               Dra. Mariane Caeser e Dra. Vânia Sebben      Profissionais do Extremo-Norte de SC

Participantes da reunião

4. Comissão de Interiorização do CREFITO-10 em Ação

       

Acadêmicos de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ          Dr. Diogo Oro – Fisioterapeuta de São Miguel Oeste

Prof. Vinicius Brandalise – Coordenador do Curso de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ

Prof. Mark Andrey Mazaro - Professor do Curso de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ

 

Dra. Ivonete da Silva – Fisioterapeuta de Guaraciaba                  Dra. Monise Arconti – Fisioterapeuta de Guaraciaba

 

Comissão de Interiorização do CREFITO-10 realizou neste início de março muitas visitas no oeste de SC. Chuva, neblina, longas distâncias não impediram que o Dr. Marcos Maximiliano Boscatto realizasse as ações planejadas.

 

5. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho. As Conferências de Saúde sempre foram fundamentais para a democratização do setor. Em 1986 foi realizada a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para os deputados constituintes elaborarem o artigo 196 da Constituição Federal - "Da Saúde". A partir da promulgação da Constituição, em 1988, a saúde ganhou rumos diferentes com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).  Em 28 de dezembro de 1990, a Lei n.° 8.142 instituiu as Conferências e os Conselhos de Saúde, instâncias de Controle Social. Em 2011 acontece a 14ª Conferência Nacional de Saúde, acompanhe as etapas:

Tema

 

“Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”

Eixo

 

“Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”

- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;

- Participação da comunidade e controle social;

- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Questões Orientadoras

 

Está em elaboração pela Comissão Organizadora um texto orientador e o Regimento Interno que irão subsidiar as etapas municipais e estaduais da 14ª CNS.

 

Etapas

 

Municipal – 01 de abril a 15 de julho de 2011;

Estadual – 16 de julho a 31 de outubro de 2011;

Nacional – 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011

 

 

Fonte: http://conselho.saude.gov.br/web_14conferencia/index.html

 

6. Joinville recebeu Representante do Ministério do Desenvolvimento Social

 

As terapeutas ocupacionais, Dra. Almerize Leite e Dra.Lenita de Villa Inácio que atuam em Joinville participaram de “Curso abordando o Decreto 7.237/2010, que regulamenta a Lei 12.101/2009, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social”, ministrado pela representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS. O objetivo deste curso foi de instrumentalizar os gestores, profissionais e estudantes da área contábil, jurídica, financeira, administrativa, de assistência social, representantes de conselhos municipais e profissionais os quais tomam as decisões nas instituições onde atuam.

 

Dra. Lenita de Villa Inácio - Terapeuta Ocupacional da APISCAE

Dra. Edna Aparecida Alegro - Representante do MDS

Dra. Almerize Leite -Terapeuta Ocupacional da AMA/Jlle

7.

 

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br.

 

Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com.

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com      

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10