marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 25 de Abril de 2011 | Número 78

 

 

1. CREFITO-10 convida Empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Grande Florianópolis para reunião

 

Aos Proprietários de Empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Grande Florianópolis,

 

Senhores Proprietários,

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região – CREFITO-10 vem convidar 01 (um) representante de sua empresa, profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, para participar de uma reunião sobre a Implantação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais, na data de 19 de maio de 2011, no Hotel Valerim, rua Felipe Schmidt, n. 705 – Centro – Florianópolis – SC, às 19 horas.

 

Não deixe de comparecer, sua presença é fundamental, confirme sua presença por email crefito10@crefito10.org.br ou pelo telefone 48 – 3225-3329

 

2. Posse da Nova Diretoria da AFESC de Araranguá

 

A AFESC – Associação dos Fisioterapeutas do Extremo Sul Catarinense fará uma Assembléia Geral no próximo dia 26.04 às 19 horas, nas dependências da UFSC - Campus Araranguá, onde ocorrerá Posse da nova diretoria da entidade, Presidente: Renan de Bom, Vice-Presidente: Ana Inês Gonzáles, Tesoureira: Francine Tomaz, Secretária: Aline Pereira. O CREFIOT-10 estará presente para prestigiar a entidade.  Contato AFESC: renandbom@yahoo.com.br

 

3. COFFITO convida Comissão a fim de estudar e contextualizar as novas Tecnologias Utilizadas na Área da Fisioterapia Dermato-Funcional

 

Do dia 14 a 18 de março, 7 profissionais com destacada atuação na área de Fisioterapia Dermato-Funcional estiveram reunidos em um Grupo de Trabalho convocado pelo COFFITO a fim de estudar e contextualizar as novas tecnologias utilizadas na área de Fisioterapia Dermato-Funcional. Dentre às quais, destacam-se o laser, luz intensa pulsada, carboxiterapia e peelings químicos e físicos. A partir do que foi colocado nesse encontro, será apresentado um documento para servir de fundamentação técnico-científica sobre as tecnologias abordadas. Esse documento, já em fase de finalização, será utilizado como embasamento para elaboração de pareceres do Coffito relacionados à Fisioterapia Dermato-Funcional. Participaram do Grupo de Trabalho, também, Dra. Bernadete Pita (Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato-Funcional – ABRAFIDEF); Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro (ABRAFIDEF); Dra. Maria Sílvia Mariani Pires de Campos (ABRAFIDEF); Dr. Flávio Feitosa (Crefito-6); Dra. Ana Luíza Oliveira de Barros (Crefito-7) e Dra. Cristina Lopes Afonso (Crefito-11).

http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/image/Dermato.jpg

 

 

4. IMPORTANTE: Carta da ASSEFISIO

logo ASSEFISIO.jpg

Caros colegas!

A Associação de Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis (ASSEFISIO) vem informá-los das últimas novidades em relação às negociações que vem realizando junto à UNIMED da Grande Florianópolis.  

No mês de março de 2011 tivemos a quinta reunião desta associação com o referido plano de saúde. Nosso foco tem sido o reajuste dos nossos honorários, a partir da implantação do RNHF (Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos), pois esta é a linha que vem sendo adotada pelo COFFITO/CREFITO e pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Com a implantação da TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar), este será o caminho, em função da nova codificação em que os planos de saúde precisam se enquadrar até setembro.

Em cada reunião realizada, focamos, principalmente, na necessidade urgente de mudanças (o que está prestes a acontecer). No entanto, nesta última reunião, a UNIMED apresentou-nos um Projeto de Qualificação da Rede Prestadora de Serviço de Fisioterapia, com muitos aspectos, mas, neste momento, o principal deles é que, a partir da implantação do mesmo, existirá um valor fixo e um valor variável a recebermos. Este valor variável será definido a partir de indicadores de desempenho desenvolvidos pela UNIMED e os valores fixos estariam baseados em uma tabela que agrupa códigos, a partir do nosso RNHF (enquadrando-se nos códigos da TUSS). Seria uma tabela que parte de níveis de complexidade e, pelo nosso olhar, este ponto está muito interessante.

A UNIMED comprometeu-se a nos informar os índices de reajuste para os valores fixos no dia dois de abril passado e, posteriormente, iniciar-se-iam uma série de visitas junto às clínicas para dar os passos iniciais de referido projeto. Até hoje estamos esperando a resposta dos valores dos reajustes! E mais: tais visitas estão prestes a começar!

Fique atento! São visitas onde apresentarão o referido projeto e farão questionários de classificação. E o pior: provavelmente farão aditivos contratuais unilaterais, onde não constarão valores claros de reajuste!

A UNIMED não aceitou fazer uma reunião em que estivessem todas as clínicas presentes, e onde se conversaria com todos os representantes da rede prestadora. Foi clara em expor as visitas particulares: por que será? Estão preocupados com a força de nossa categoria unida? 

Procure representantes da ASSEFISIO! Não confie no que está por vir, sem buscar todas as informações! Pagamento por desempenho, por performance, deve ser estudado e definido pelas partes interessadas e não por uma das partes somente.

Estamos em um momento ímpar de negociação com os convênios, porque estamos falando por um grupo de pessoas, de clínicas, e não individualmente. A ASSEFISIO nos trouxe representatividade, respeito e informação. Procure o site da ANS, conheça o que esta acontecendo, conheça seus direitos que estão muito bem definidos pela referida agência, basta sabermos usá-los.

Certos de termos um mesmo objetivo, a ASSEFISIO coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos.

 

ASSEFISIO - assefisio@gmail.com  - (48) 9135 0304

 

5. O CREFITO-10 em Prol do Reconhecimento da Jornada de 30 hs semanais.

 

Sempre na intenção de fazer valer o que diz a Lei 8856/1994, a atual administração do CREFITO-10 notificou o Governo do Estado e Prefeituras, pois não é admissível que o poder público não cumpra o que diz a Lei, assim, recebemos ofício das Prefeituras de Chapecó e Nova Trento, que foram notificadas pelo CREFITO-10. Ambas administrações, aprovaram por Lei Complementar, a carga horária de 30 horas semanais para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. O CREFITO-10 reconhece e parabeniza aos Prefeitos Sr. José Cláudio Caramori, Prefeito de Chapecó e Sr. Orivan Jarbas Orsi, Prefeito de Nova Trento. Leia mais no site do CREFITO-10.

 

 

 

6. Fisioterapeutas Catarinenses apresentam Projeto para a Rede Pública em Itapema

 

O Secretário de Saúde de Itapema, Roberto Carlos Ruiz, recebeu na sexta-feira (8) os fisioterapeutas André Schultz e Fabrício Lazzari. No encontro foi apresentado um projeto elaborado pela dupla para ampliação do atendimento fisioterapêutico da rede pública da cidade. A idéia apresentada é levar a fisioterapia além do atendimento ambulatorial para a atenção básica, por meio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família, onde entram as especialidades. Para André Schultz, o projeto tem por objetivo promover um contato mais próximo da população com as práticas fisioterapêuticas. “O intuito é inserir a fisioterapia dentro da política de prevenção e promoção da saúde, através de ações como a orientação sobre o tema nas escolas, entre outras”, explica.  A dupla de Fisioterapeutas lembra ainda que a importância deste projeto está no fato do atendimento em saúde pública ser a única possibilidade de levar a fisioterapia ao alcance de todos, como forma de prevenção de problemas futuros mais graves. A viabilidade do projeto será agora analisada e discutida por outras autoridades do município de Itapema.

 

 7. Dia 27 de Maio – Reunião do CREFITO-10 com Profissionais em Joaçaba

 

Profissional, a atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Joaçaba, no dia 27 de maio de 2011, às 19:00 horas, no Hotel Jaraguá, situado à Rua Francisco Lindner, 350 – Joaçaba – SC. Esta reunião na cidade de Joaçaba, trata-se da ação que este Conselho Regional vem realizando, CREFITO-10 ITINERANTE onde reúne-se com os profissionais da região com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.  O CREFITO-10 enviou carta-convite aos profissionais dos municípios: Catanduvas, Irani, Joaçaba, Concórdia, Herval Doeste, Luzerna, Erval Velho, Água Doce, Zortea, Tangará, Anita Garibaldi, Capinzal, Pinheiro Preto, Campos Novos, Videira, Celso Ramos, Fraiburgo e Monte Carlo. Aguardamos a presença destes profissionais para  discutirmos juntos os rumos das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região e em Santa Catarina. O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

 

8. Postos de saúde receberão Selo de Qualidade

 

Postos de saúde que cumprirem metas de atendimento vão receber um selo de qualidade e terão direito a um maior repasse de recursos financeiros. A iniciativa integra um plano que visa a melhorar a atenção básica de saúde no país e deverá ser lançado no próximo mês pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministério da Saúde. O secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Magalhães, antecipou que o certificado de qualidade será concedido ao posto de saúde que atender a uma série de requisitos, entre eles, a capacitação de funcionários e a oferta de consultas pré-natal e testes rápidos de gravidez. Quem cumprir as metas terá direito a mais dinheiro. A adesão é voluntária, ou seja, cabe ao município decidir entrar no programa. "Ele [gestor local] pode incluir todos ou alguns postos [do município] e receberá mais por isso. Vamos em todos os lugares com uma equipe certificadora.Vai ter uma visita local", disse o secretário. Com essa iniciativa, o governo federal quer garantir o cumprimento do papel dos postos de saúde, de oferecer os primeiros cuidados às famílias e também de prevenção e, assim, desafogar os hospitais, deixando-os responsáveis pelos casos complexos e cirurgias. O plano prevê ainda, segundo o secretário, levar internet em banda larga para os postos e ampliar o cartão nacional de saúde,que traz dados sobre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS ).

 

Fonte: Informativo Eletrônico da SE/CNS para os conselheiros nacionais – Ano VII, Brasília, 18/04/2011.

 

 

9. Prorrogada a data para Submissão de Trabalhos no XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

 

A Comissão Organizadora do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia informa a nova data para Submissão de Trabalhos no evento. 15 de maio. Demais informações: www.afbfloripa2011.com.br

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10