marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 09 de Maio de 2011 | Número 80

 

 

1. CREFITO-10 convida Empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Grande Florianópolis para reunião

 

Proprietários de Empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Grande Florianópolis,

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região – CREFITO-10 vem convidar 01 (um) representante de sua empresa, profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, para participar de uma reunião sobre a Implantação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais, na data de 19 de maio de 2011, no Hotel Valerim, rua Felipe Schmidt, n. 705 – Centro – Florianópolis – SC, às 19 horas.

 

Não deixe de comparecer, sua presença é fundamental, confirme sua presença por email crefito10@crefito10.org.br ou pelo telefone 48 – 3225-3329

 

2. Audiência Debaterá na próxima Terça-Feira Problemas dos Planos de Saúde

 

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promoverá na terça-feira (10) uma audiência pública com o objetivo de discutir soluções para os problemas do setor de planos de saúde. O debate foi proposto por 11 deputados e deverá tratar dos seguintes temas: a queda no valor do ressarcimento dos planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo atendimento dos seus clientes na rede pública; o desgaste da relação de trabalho entre os médicos e os planos de saúde; a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na fiscalização das operadoras; e a necessidade de medidas protetivas aos consumidores de planos coletivos, administrados por entidades de classe, associações e outros.

A audiência será realizada em conjunto com as comissões de Seguridade Social e Família; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Em uma parceria das comissões com a Agência Câmara, os internautas já podem enviar antecipadamente perguntas aos convidados pelo e-mail pergunte@camara.gov.br. Os questionamentos serão feitos por intermédio dos deputados que participarão do debate. A audiência será transmitida ao vivo pela Agência Câmara.

Leia a matéria na íntegra no site do CREFITO-10.

 

3. Reunião da AFITO-NORTE na Câmara de Vereadores de Joinville - SC

Dr. Anderson Lobo - Fisioterapeuta e Presidente da AFITO NORTE, Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Região Norte do Estado de Santa Catarina informa que foi realizada reunião na Câmara de Vereadores de Joinville, no último dia 04 de maio às 17 horas.

A reunião teve como principal objetivo, expor aos vereadores a dificuldade de  manter a prestação de  serviços para as Seguradoras de Planos de Saúde.

Dr. Anderson comenta que a repercussão foi muito boa, que a Comissão de Saúde da CVJ, prontificou-se de convocar os Secretários de Saúde do Estado e Município, bem como a ANS (Curitiba) e Representantes Planos de Saúde.

Ressalta que em caso de consolidação da convocação, precisamos, lotar o Plenário da Câmara de Vereadores com profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e acadêmicos de todo o Estado de SC. E continua dizendo que conseguiram o apoio também do Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de SC – SIMESC – Dr. Hudson Carpes, que organizou e executou a paralisação do Médicos aqui na região.

O CREFITO-10 esteve presente no evento representado pela Conselheira, Dra. Elenice de Fátima Oliveira. Gostaríamos de relembrar que Dra. Elenice era a Vice-Presidente da AFITO NORTE  na gestão anterior e atualmente também será uma das Conselheiras dessa Associação que reinicia seus trabalhos na Presidência do Dr. Anderson Lobo.

 

Estavam presentes ainda profissionais e proprietários de clínicas da região, bem como o representante do SICAFITO e ABRATO-SC. Contatos Dr. Anderson Lobo:  andersonlobo@corpussanus.com.br  

  

Fotos: Sabrina Seibel

 

4. Fisioterapeuta é eleito Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Município de Içara no sul do Estado

 

Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, Fisioterapeuta foi eleito no último dia 20 de abril de 2011, Presidente do Conselho Municipal de Saúde do município de Içara. A Vice-Presidência fica com Dr. Rodrigo Freitas, representante dos profissionais da Odontologia.

Dr. Milton relata e é muito importante lembrar que para a Fisioterapia chegar a Presidência do Conselho, foi necessária muita luta para incluir um fisioterapeuta como conselheiro. Continua dizendo que quem iniciou a luta por espaço foi o colega Fisioterapeuta Dr. Sandro Ressler, que inicialmente participava das reuniões ordinárias como ouvinte, até que em 2009 se tornou Conselheiro Suplente. Neste ano ainda, conseguiu a inclusão do Fisioterapeuta na Equipe de Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que viria a ser instalado no município. A partir de 2010, conseguimos duas cadeiras no Conselho (titular e suplente), ficando Dr. Sandro como titular e eu, suplente. Este ano, invertemos as funções, o que permitiu então a minha candidatura, informa Dr. Milton.

O CREFITO-10 parabeniza Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes e o Dr. Sandro Roessler por essa importante vitória para a classe. Espera-se que ações como estas possam estimular a participação dos demais colegas nos Conselhos Municipais de Saúde, pois somente desta forma podemos ter vez e voz nas questões da saúde, inclusive na luta pela inclusão do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional no serviço público.

Dr. Milton Fernandes: 

Fisioterapeuta (CREFITO 10 / 35486 F)

Pós-graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica 

Formação em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica

Contatos:(48)9647–6666
milton_de_medeiros@hotmail.com
http://twitter.com/miltonricardo

 

Dr. Rodrigo Freitas e Dr. Milton Fernandes

 

 

 

 

5. COFFITO reúne Grupos de Trabalhos sobre Provas de Títulos de Especialidades

 

O COFFITO  realizou nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2011, reuniões com representantes de Associações e Profissionais Especialistas para promover descrições sobre as normativas dos fazeres, habilidades técnicas e científicas necessárias para o desempenho das atividades profissionais dos fisioterapeutas especialistas, objetivando a Prova de Títulos. O CREFITO-10 foi representado pelo Conselheiro Dr. Irineu Jorge Sartor, Especialista em Fisoterapia Traumato Ortopédica Funcional, que participou das atividades referentes a especialidade de Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional. Entre as atividades realizadas, foi feita a descrição da especialidade, o perfil profissional, aspectos próprios de intervenção em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional, além de aspectos relacionados a educação, políticas públicas,  entre outros sintetizou o Dr. Irineu Jorge Sartor.

Dr. Irineu Jorge Sartor

6. CNS lança site da 14ª Conferência Nacional de Saúde

As principais informações sobre o maior evento da saúde do Brasil já têm um espaço garantido na web. O site da 14ª Conferência Nacional de Saúde está no ar e pronto para receber a sua visita.

No novo espaço virtual será possível entre outras coisas, conferir todas as datas das etapas Municipais e Estaduais da 14ª, acessar a História de todas as Conferências, baixar a logomarca escolhida para edição 2011, bem como sanar dúvidas acerca do processo de realização da Conferência. Além disso, os internautas vão poder acompanhar as últimas notícias sobre todas as discussões pautadas nas três etapas, Municipais, Estaduais/Distrito Federal e é claro, a Nacional. As Conferências de Saúde acontecem há 70 anos no Brasil. O tema desta 14ª edição é: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, sob o eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem deste grandioso evento da Saúde brasileira, que está marcado para acontecer de 30 de novembro a 04 de dezembro em Brasília.

 

 

 

 7. Dia 27 de Maio – Reunião do CREFITO-10 com Profissionais em Joaçaba

Profissional, a atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Joaçaba, no dia 27 de maio de 2011, às 19:00 horas, no Hotel Jaraguá, situado à Rua Francisco Lindner, 350 – Joaçaba – SC. Esta reunião na cidade de Joaçaba, trata-se da ação que este Conselho Regional vem realizando, CREFITO-10 ITINERANTE onde reúne-se com os profissionais da região com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.  O CREFITO-10 enviou carta-convite aos profissionais dos municípios: Catanduvas, Irani, Joaçaba, Concórdia, Herval Doeste, Luzerna, Erval Velho, Água Doce, Zortea, Tangará, Anita Garibaldi, Capinzal, Pinheiro Preto, Campos Novos, Videira, Celso Ramos, Fraiburgo e Monte Carlo. Aguardamos a presença destes profissionais para discutirmos juntos os rumos das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região e em Santa Catarina. O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

O CREFITO-10, por solicitação da Coordenação do Curso de Fisioterapia da UNOESC Joaçaba, estará na manhã do dia 27 de maio, reunindo-se com os acadêmicos do referido Curso. Para nós, é sempre muito bem vinda qualquer oportunidade de estarmos conversando com nossos acadêmicos, esclarecendo suas dúvidas e orientando-os para a futura vida profissional, diz o Presidente do CREFITO-10, que de antemão, agradece o interesse e o convite da UNOESC – Joaçaba.

8. Na véspera de completarmos 5 anos da Edição da Portaria GM 971, que instituiu no SUS a PNPIC, a Conselheira do CREFITO-6 Dra. Ana Cristina de Oliveira Brasil, fala sobre PNPIC ao Diário do Nordeste – Fortaleza – CE

 

Segundo a Dra. Ana Cristina de Oliveira Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), certamente é um dos maiores direitos à saúde adquirido pelos brasileiros (e a população não pode abrir mão), especialmente porque a ênfase maior desta política é a prevenção das doenças a partir da promoção de saúde e da proteção específica, com ações em saúde realizadas por meio da acupuntura, fitoterapia e plantas medicinais, práticas corporais, homeopatia, medicina antroposófica, termalismo e de recuperação da saúde.

Cabe ressaltar, que atento a isso, o COFFITO, publicou a Resolução COFFITO 380 de 03 de novembro de 2010, que Regulamenta o uso pelo Fisioterapeuta das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e dá outras providências.

Leia a entrevista na íntegra (em Notícias) e a Resolução COFFITO 380 (em Legislação) no site do CREFITO-10

 

9. Prorrogada a data para Submissão de Trabalhos no XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

 

A Comissão Organizadora do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia informa a nova data para Submissão de Trabalhos no evento. 15 de Maio. Demais informações: www.afbfloripa2011.com.br

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10