marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 30 de Maio de 2011 | Número 83

 

 

1.   Reunião com o Curso de Fisioterapia da UNOESC - Joaçaba

 

O Presidente do CREFITO-10, acompanhado dos Conselheiros Dr. Irineu Jorge Sartor e Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto e do Presidente da Comissão de Interiorização Dr. Marcos Maximiliano Boscatto, participaram na manhã do dia 27 de maio, de encontro com os acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNOESC, com o intuito de abordar o tema: órgão de representatividade profissional, o Presidente buscou levar aos acadêmicos uma perspectiva da Fisioterapia na atualidade e a importância dos órgãos de representação da profissão. Após a fala do Presidente, houve espaço para debate e questionamentos, momento que segundo o mesmo, foi muito proveitoso, pois tornou possível abordar as principais dúvidas e anseios dos presentes sobre o tema e sobre a profissão.  O CREFITO-10 agradece à Coordenadora do Curso de Fisioterapia da UNOESC, Dra. Chrystianne M. Firmiano Barros Saretto pelo convite e acolhida que teve em sua visita à Universidade.

 

 

    

 

 

2.   CREFITO-10 reuniu profissionais de Joaçaba e Região

 

Cumprindo a agenda de reuniões com profissionais do mês de maio, o CREFITO-10 esteve neste dia 27, em Joaçaba, a fim de reunir-se com os profissionais da região para informar as diversas ações realizadas até o momento e buscar pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região. A reunião teve início às 19:15 horas, no Hotel Jaraguá, situado à Rua Francisco Lindner, 350 – Joaçaba – SC. O CREFITO-10 enviou carta-convite aos profissionais dos municípios:  Catanduvas, Irani, Joaçaba, Concórdia, Herval Doeste, Luzerna, Erval Velho, Água Doce, Zortea, Tangará, Anita Garibaldi, Capinzal, Pinheiro Preto, Campos Novos, Videira, Celso Ramos, Fraiburgo e Monte Carlo.

Segundo o Presidente do CREFITO-10, o evento foi de grande valia, uma vez que propiciou aos presentes um maior contato com a Autarquia, o que é de fundamental importância, eventos desta natureza são de suma importância para atual administração do CREFITO-10, uma vez que possibilita um contato direto com os profissionais, permitindo um retrato muito fiel da realidade vivida pelos profissionais em suas cidades e região. Logo estaremos lançando o calendário de reuniões para o segundo semestre 2011, lembrando sempre que essas reuniões são abertas, direcionadas a todos os profissionais, porém não existe qualquer impedimento de outros seguimentos da sociedade participar.

 

  

 

Também estiveram presentes no evento o Dr. Marcos Vinicius de Souza – Assessor Jurídico do CREFITO-10, Dr. Marcos Maximiliano t, Presidente da Comissão de Interiorização do CREFITO-10, Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto, Conselheiro CREFITO-10 e Dr. Irineu Jorge Sartor, Conselheiro CREFITO-10.

O Presidente em nome do CREFITO-10 agradece a participação de todos os profissionais.

 

3. XII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Santa Catarina

 

A Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10 realiza o XII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Santa Catarina. O evento acontecerá no Hotel Valerim Plaza no dia 03 de junho, sexta-feira, das 08 às 18 horas e buscará elaborar preceitos, em concordância com a nova lei de estágios, para a oferta e desenvolvimento de estágios curriculares não obrigatórios. O documento tem por finalidade esclarecer a estudantes, empresas intervenientes e concedentes de estágio a cerca das premissas para a realização dos estágios em questão. Visa, ainda, colaborar para que os estágios não obrigatórios oportunizem um excelente momento de consolidação da aprendizagem  e de desenvolvimento de habilidades indispensáveis à prática profissional, de forma segura para todos os envolvidos. Será um momento ímpar, de consolidação das atividades de ensino em Fisioterapia no Estado de Santa Catarina. Portanto, a participação das instituições de ensino é fundamental! Estão convidados todos os coordenadores de cursos, coordenadores de estágio, professores orientadores de estágio. Para confirmar presença, envie e-mail para comunicacrefito10@gmail.com
 

4. CREFITO-10 no Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina – CEAS-SC

O CREFITO-10, representado pelo Dr. Mayco Morais Nunes, participou do Processo Eleitoral do Fórum Eletivo da Sociedade Civil para a eleição das vagas remanescentes para a condição de suplentes no Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina (CEAS-SC).  Com três votos da plenária eleitoral, o CREFITO-10 obteve o maior número de votos no segmento "representantes dos trabalhadores do setor e da defesa da garantia dos direitos da área de assistência social". Dessa forma, o CREFITO-10 obteve a única vaga em disputa.

5. Não perca! Palestra Gratuita: Novas perspectivas na fisioterapia através do Método Busquet - Quebrando paradigmas

Acontecerá no próximo dia 08/06 em Florianópolis, levando em consideração o incentivo aos profissionais para buscarem sempre atualização, o CREFITO-10, esta apoiando a iniciativa do Dr. Leonardo Machado, que virá a Florianópolis ministrar palestra gratuita sobre o tema.

Data: 08/06/2011

Horário: 20:00

Duração: 1:20 com 20 min para perguntas ao final

Número de vagas: 70

Local: Valerim Plaza: Rua Felipe Schmidt, 705, Centro, Florianópolis - SC

Informações e inscrições: Merielen Machado (47) 9959-4180 e Murilo de Marco (47) 9183-7535

 

Conteúdo da palestra:

Visão ampla da globalidade na fisioterapia

Construção de um pensamento global (Cadeias musculares)

Apresentação de conceitos relacionados à estática e dinâmica corporal

Mecanismos relacionados aos desvios posturais (Hipercifoses, hiperlordoses, escolioses e desvios dos joelhos)

Princípios e bases do relaxamento/alongamento tissular

Perspectivas empreendedoras no mercado de fisioterapia

 

Currículo resumido do palestrante:

Graduado em Fisioterapia pela UFRJ

Pós-graduado em fisioterapia ortopédica pela UNESA-RJ

Mestre em Bioengenharia pela UNIVAP-SP

Organizador do curso de Formação do Método Busquet no Brasil

Membro da Federação Francesa de Formadores em Cinesioterapeutas

Professor da Formação Busquet no Brasil, França, Portugal e Espanha

6. Autuação de Fisioterapeuta realizada pelo Conselho de Educação Física é declarada nula pela Justiça do Paraná

O CREFITO 8 vence ação contra o Conselho de Educação Física do Paraná que fiscalizou Fisioterapeutas. AUTOS Nº 000188-55.2011.8.16.0112 - TERMO CIRCUNSTANCIADO "Termo Circunstanciado foi instaurado com base no auto de infração elaborado por Conselho Regional de Educação Física, em detrimento da autora do fato, membra do Conselho Regional de Fisioterapia. Assim, por ter sido Conselho diverso a autuar a noticiada, o auto de infração é nulo, com fundamento no Acórdão proferido nos Autos nº 2005.61.00.023768-0, da 6º Turma da Justiça Federal da 3ª Região. Se não bastasse, não se pode afirmar que o fato de a noticiada fazer alongamentos e outras atividades físicas se configure no tipo penal acima descrito, porquanto, como fisioterapeuta, detém conhecimento para o exercício desta profissão."

Leia, na íntegra  http://www.crefito8.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=437

 

7. Pesquisa COFFITO - Fundação Getúlio Vargas – FGV “PARTICIPE”

 

Prezado Colega,

Historicamente evoluímos no âmbito do reconhecimento social, do desenvolvimento tecnológico dos recursos terapêuticos e da pesquisa científica.  Entretanto, o avanço na valorização profissional não aconteceu na mesma proporção. Várias foram as razões que levaram a essa situação, entre elas, a pouca representatividade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na Política Nacional.

Preocupado com essa realidade, o COFFITO, entre todas as suas atribuições, contratou a Fundação Getúlio Vargas para elaborar uma pesquisa que diagnosticará a sustentabilidade na prestação de serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional em todo o território brasileiro. O resultado dessa pesquisa trará subsídios científicos para o resgate da valorização e da dignidade profissional.

O objetivo do Sistema COFFITO - CREFITOs,  das Associações Profissionais, das Associações Científicas e dos Sindicatos  é garantir definitivamente a valorização e a dignidade profissional e humana, além da qualidade da saúde da população brasileira. Para isso, é preciso que você responda a pesquisa.

Lembre-se: Trabalho e justa remuneração são direitos constitucionais. Exerça a sua cidadania! Responda a pesquisa Clicando aqui.

 

Roberto Mattar Cepeda

Sandroval Francisco Torres

 

 

Presidente do COFFITO

Presidente do CREFITO – 10

8. Ministério da Saúde abre prazo para a Consulta Pública sobre as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), reabriu prazo até o dia 20 de julho de 2011 para envio de sugestões da Consulta Pública nº 3, que trata do encaminhamento de contribuições visando ao aprimoramento da Minuta de Portaria que institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, publicada no Diário Oficial da União nº 95, de 19 de maio de 2011, seção 1, página 81.

Acesse a consulta pública no endereço: http://www.saude.gov.br/consultapublica, escolha a consulta, clique em contribuir e preencha o cadastro para fazer login e senha no sistema.As diretrizes propostas requerem ampla divulgação a fim de que todos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento. Após apreciação das contribuições advindas da consulta pública, as diretrizes serão repactuadas na MNNP-SUS e apresentadas à Comissão Intergestores Tripartite - CIT e ao Conselho Nacional de Saúde - CNS.Eventuais sugestões poderão ser encaminhadas por carta, até o dia 20 de julho de 2011, ao Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 7º andar, sala 751, Brasília-DF, CEP 70058-900, com a indicação "Sugestões à minuta de portaria que institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde", por e-mail: comitestsus@saude.gov.br ou pelo sitio http://www.saude.gov.br/consultapublica.

9. 31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

O dia 31 de maio é considerado uma importante data no calendário de eventos estratégicos da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS, que todos os anos elege um tema de grande relevância para as ações mundiais de controle de tabaco e o coloca em evidência, realizando atividades nos países sob a égide do Dia Mundial Sem Tabaco.Em 2011, o Dia Mundial Sem Tabaco fará alusão à importância da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS – CQCT/OMS, como um instrumento de mobilização social, onde estão contidas as diretrizes políticas para o controle de tabaco. A escolha deste tema tem o claro objetivo de apoiar os países na transposição das dificuldades para adotar tais diretrizes, além de dar um enfoque político às ações de controle de tabaco nos países.A CQCT-OMS é o primeiro tratado internacional de saúde pública, aprovado pela Assembléia Mundial de Saúde em fevereiro de 2005, com a participação de seus 192 países membros. A CQCT-OMS traz uma série de medidas que devem ser adotadas pelos países que aderiram ao tratado, a fim de reduzir a epidemia do tabagismo em proporções mundiais, abordando em seus artigos temas como propaganda, publicidade e patrocínio, advertências, marketing, tabagismo passivo, tratamento de fumantes e impostos e comércio ilegal de produtos de tabaco. A aplicação das diretrizes da CQCT-OMS ajuda a reduzir o número de fumantes e, por conseqüência, a diminuir a morbidade e mortalidade causadas por agravos relacionados com o tabagismo, além de baixar significativamente os custos de tratamento e internações hospitalares de pacientes tabagistas.No Brasil, a data será marcada por manifestações de apoio à CQCT-OMS nos Estados e Municípios, além da ocorrência de eventos de grande relevância técnica e política, a exemplo do Fórum de Entidades Médicas sobre Tabagismo, que ocorrerá no Senado Federal. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Oncologia.

 

10.Fiscalização CREFITO-10 – Campanha Santa Catarina 100% Fiscalizada

 

Municípios fiscalizados entre o período de 23 a 27 de maio de 2011: Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Xanxerê, Xavantina, Cordilheira Alta, Xaxim, Seara.

 

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

13. CREFITO-10 está no Twitter

 

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.       Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10