marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 20 de Junho de 2011 | Número 86

 

 

1. Convite da AFITO-Norte para Audiência Pública em Joinville

O Presidente da AFITO-Norte, Dr. Anderson Lobo convida todos os profissionais para participação em Audiência Pública com a presença de autoridades de saúde, deputados, secretários de saúde, planos de saúde e profissionais de saúde para firmarmos nossas posições principalmente na valorização dos profissionais, afim de garantir maior qualidade de atendimento à população.

O CREFITO-10 reforça o convite a todos e também estará presente na Audiência.

 
DIA 21/06/2011 - 19:30 hs

Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville

Rua Hermann August Lepper – 1100 – Joinville – SC

 

Multiplique este convite para mobilizarmos a todos, profissionais e acadêmicos.

 

 

2. Fisioterapeutas Brasileiros assumem o Comitê Executivo da WCPT-SAR

 

Em 17 de junho passado Dr. Reginaldo Antolin Bonatti – Presidente da AFB, Associação de Fisioterapeutas do Brasil, Presidente da CLAFK – Confederação Latino-Americana de Fisioterapia e Kinesiologia assume o Comitê Executivo da WCPT-SAR – Gestão 2011-2015, Confederação Mundial de Fisioterapia – Região Sul América. Este Comitê Executivo também é composto por Fernanda Guimarães Torres, Denise Flávio Lima, Sônia Manacero e Rogério Queiroz. A transmissão do cargo ocorreu na VIII Assembléia Geral da WCPT-SAR, evento que está ocorrendo paralelamente ao 16º Congresso Mundial de Fisioterapia em Amsterdam, Holanda.

A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) é uma organização internacional que representa os fisioterapeutas no mundo inteiro e tem o objetivo de promover a profissão e melhorar a saúde global, a WCPT-SAR é a representação da WCPT na America-Latina.

 

Alguns pontos de pauta da VIII Assembléia WCPT-SAR:

 

 

  

Posse Comitê Executivo WCPT-SAR

  

 

 

Encontro Geral da WCPT

 

3. 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

 

Nos dias 15 e 16 de Junho de 2011 em Joinville/SC aconteceu a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa a qual objetivou debater temas relevantes no campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso.  Os terapeutas ocupacionais marcaram presença com 15 participantes, inclusive com participação nas oficinas do eixo II: Pessoa Idosa Protagonista da Conquista e Efetivação dos seus Direitos. Em Joinville, o terapeuta ocupacional vem desempenhado claramente o seu papel como ator na política pública de Assistência Social, pois esse trabalhador do Sistema Único de Assistência Social – SUAS vem contribuindo para que ocorra a efetiva participação do sujeito de direito, bem como a qualificação dos serviços. Fomentando ações que promovam o protagonismo social da pessoa idosa. Nesta conferência o terapeuta ocupacional realizou: conscientização dos direitos da pessoa idosa, mobilização e cidadania do idoso através dos grupos de convivência e também colaborou com a implementação das políticas públicas como participante proativo nos conselhos municipais e nas pré-conferências.

Dra. Francielle Deluca Rosa , Terapeuta Ocupacional e facilitadora do  evento no eixo II

Dra. Silvane Penkal , Terapeuta Ocupacional e facilitadora do evento no eixo II

Dra. Beatriz Macali Souza , Terapeuta Ocupacional do Centro de Convivência do Idoso e Tesoureira da ABRATO-SC

Marília Celina F. Fragoso – Assistente Social e Palestrante no evento

Dra. Patrícia Elizabete Meyer Miranda, Terapeuta Ocupacional

Dra. Barbara de Mira, Terapeuta Ocupacional

 

4. WCPT homenageia Fisioterapeuta Pesquisadora Brasileira na Cerimônia de 60 Anos da entidade

 

Dia 19 de junho em Amsterdam aconteceu a comemoração do 60º Aniversário da WCPT, na programação estavam previstas homenagens pelo Reconhecimento de Serviços Prestados à WCPT à profissionais em diversas categorias, a homenageada do Brasil na categoria Educação foi a Profa. Dra. Amélia Pasqual, que recebeu a premiação da recém reeleita Presidente da WCPT, Marilyn Moffat.

 

 

 

  

 

5. Caminhada do Dia da Não Violência Contra Pessoa Idosa

No dia 15 de Junho realizou-se em Joinville a Caminhada do Dia de Não Violência contra Pessoa Idosa organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que tem como conselheira a terapeuta ocupacional a Dra.Cibeli Engler. O objetivo principal deste movimento foi o de oportunizar o debater acerca do tema “Centro de Convivência do Idoso” como elemento que integra a Proteção Social Básica no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, através de palestras sócio-educativas, oficinas e a confecção de cartazes sobre a não violência ao idoso, violação de direitos como: abandono, maus tratos físicos e psíquicos. O terapeuta ocupacional na Proteção Básica compõe a equipe interdisciplinar que tem como objetivo fortalecer vínculos familiares, comunitários e sociais, com vistas a prevenir situações de violações de direito. 

 

 

6. Recesso de Corpus Christi

Informamos a todos os Profissionais que em virtude do feriado de Corpus Christi não haverá expediente no CREFITO-10 nos dias 23 e 24/06/2011, voltando às atividades normais na segunda-feira dia 27/06/2011.

 

7. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

8. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

9. CREFITO-10 está no Twitter

 

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.      

 

 Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10