marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 25 de Julho de 2011 | Número 91

 

1. Participação do CREFITO-10 nas Conferências Municipais de Assistência Social

 

São Bento do Sul – Dr. Mayco Morais Nunes, representante do CREFITO-10 na VIII Conferência Municipal de Assistência Social de São Bento do Sul, nos últimos dias 21 e 22,  propôs duas moções de caráter reivindicatório na VIII Conferência Municipal de Assistência Social  destinadas à Secretária Municipal de Assistência Social que, após a coleta de mais 60 assinaturas para cada um delas, ou seja, com mais de 50% dos presentes na conferência conforme previa o regimento geral, ambas foram submetidas a plenária e tiveram sua aprovação. As moções tiveram apoio na construção bem como na coleta de assinaturas por parte da Dra. Andressa e Dra. Denise. Veja o conteúdo das mesmas na íntegra:

 

Moção 1:"O cumprimento imediato da carga horária de trinta horas semanais a todos profissionais do SUAS de São Bento do Sul garantidos em lei, que são: o Terapeuta Ocupacional e o Assistente Social".

 

Moção 2: "A garantia de inserção do Terapeuta Ocupacional em todas as unidades de atendimento do SUAS de São Bento do Sul, a saber: CRAS Oxford, CRAS Centenário, CRAS Serra Alta e no CREAS como forma de contribuir nas várias frentes já consagradas de atuação. Sendo assim, contribuir na construção de um modelo de assistência social para todo Estado de Santa Catarina".

 

  

Terapeutas Ocupacionais Andressa Cristina Brandemburg e Denise Fabiane Rosá Branco

Dr. Mayco Moraes Nunes – Representante do CREFITO-1

 

 

Dra. Andressa Brandemburg, Lindacir Conde - Secretária Municipal de Assistência Social São Bento do Sul e Sr.Cláudio Schultz - Chefe do Gabinete do Prefeito

 

 

 

 

 

 

 

Florianópolis - Dra. Camille M. Nunes Weiser, representante do CREFITO-10 na VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Florianópolis que aconteceu nos dias 20 e 21 de Julho de 2011, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC relata que o evento tinha como foco o processo de mobilização e discussão sobre a consolidação do SUAS, o seus avanços e a valorização dos trabalhadores tendo como tema: “Avançando na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”. 

No primeiro dia do evento  ressalta a fala da assistente social Leila Pizzato, de Porto Alegre, conselheira do CNAS, que conduziu a Conferência Magna “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”: “A participação popular contribui para o rompimento daquilo que ainda hoje ocorre, que são técnicos e dirigentes falando pelo usuário. É o protagonista que deve falar de suas necessidades e contribuir com a construção do pacto de gestão.” Diante desta fala nos deparamos com os trabalhadores dos SUAS que vêem participando ativamente dos processos de discussão, decisão e defesa intransigente dos direitos sociais, além disto, estão comprometidos com o protagonismo dos usuários e o desenvolvimento de práticas de transformação social em direção de uma ação ética. Informa ainda que a proposta para o segundo dia foi a divisão dos participantes em quatro grupos de discussão que deveriam propor estratégias para ampliação do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da pobreza extrema, definindo articulações intersetoriais prioritária e formas de financiamento adequadas. O conselho fez parte do primeiro grupo cujos temas discutidos foram as Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho do SUAS  no Município de Florianópolis, dentre os que foram elencados vale destacar a implementação da NOB-RH/SUAS e assegurar o co-financiamento da política de assistência social; promover plano de capacitação para os trabalhadores do SUAS e efetivar a equipe para realizar o planejamento de todos os serviços, programas, projetos e benefícios para melhor atender o usuário.Na plenária final cada grupo expôs suas propostas e estas foram lidas e aprovadas pelo grande grupo compondo o Relatório Final juntamente com as monções que serão apresentadas na VIII Conferência Estadual de Assistência Social. Finalizando foram eleitos doze delegados para participarem da VIII Conferencia Estadual de Assistência Social.

           

2. CREFITO-10 realiza Plenária

 

Aconteceu neste último dia 23 nas dependências do Centro Sul Florianópolis a 50º Plenária do CREFITO-10, o momento reuniu todos os Conselheiros e Colaboradores que discutiram sobre as ações da Autarquia no primeiro semestre do ano de 2011.

Além dos repasses da Presidência e da Diretoria, também houve o manifestação por parte das Comissões, Departamentos, Delegados e Representantes, que fizeram uma síntese de suas atividades.

 

 

 

3. I Fórum de Delegados do CREFITO-10

Com o objetivo de programar as atividades para o segundo semestre, os Delegados do CREFITO-10 estiveram reunidos na sede da Autarquia neste último dia 22.07. Na pauta, além dos informes da Diretoria, estava a minuta de resolução que estipula as competências dos Delegados no âmbito do CREFITO-10 e da outras providências bem como repasse por parte dos Delegados sobre suas regiões. Neste encontro também foi fechado o cronograma de reuniões para o segundo semestre, sendo que a próxima deve ocorrer no início de setembro. Entre as metas para este segundo semestre, visando uma maior aproximação do CREFITO-10 com as regiões do Estado, está a escolha e nomeação de novos Delegados Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

 

        

 

4. AFICO conquista aumento da UNIMED de Concórdia – SC

 

O Presidente da  AFICO - Associação dos Fisioterapeutas de Concórdia e Região, Dr. Issislan Rossano Kuhn informa que em reunião com a diretoria da Unimed - Concórdia, explanou sobre as dificuldades de se manter abertas as clínicas de fisioterapia em virtude dos baixos valores recebidos pelos procedimentos realizados e foi entregue pedido formal de aumento no valor do CH aplicado a tabela AMB92.

Em ofício resposta a Unimed - Concórdia informou que foi concedido aumento de 16,66%, passando o novo CH ao valor de R$ 0,28, Sendo que o reajuste é válido somente para os usuários cujos contratos tenham sede na cidade de Concórdia.

O reajuste concedido ainda está aquém do justo e necessário, dessa forma a AFICO continuará a realizar reuniões a fim de que o valor do CH possa alcançar valor adequado para a qualidade e importância da fisioterapia para os usuários de planos de saúde.

 

5. Novas Resoluções

 

O COFFITO publicou 3 novas resoluções para a Fisioterapia:

 

RESOLUÇÃO n° 385, de 08 de junho de 2011 - Dispõe sobre o uso da ginástica laboral pelo fisioterapeuta e dá outras providências.

RESOLUÇÃO n° 386, de 08 de junho de 2011 - Dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta e dá outras providências.

RESOLUÇÃO n° 387 de 08 de junho de 2011 - Fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Fisioterapêuticos nas diversas modalidades prestadas pelo fisioterapeuta e dá outras providências.

 

Aconselhamos aos profissionais uma leitura atenta das mesmas.

 

6. Capacitação do PEP - Programa de Educação Previdenciária em Joinville, contou com a Presença dos Terapeutas Ocupacionais da Secretária de Assistência Social

 

Objetivando disseminar informações e promover reflexão sobre a proteção social a trabalhadores e suas famílias ocorreu em Joinville nos meses de Junho e Julho, mais um momento de capacitação do PEP - Programa de Educação Previdenciária, através da parceria entre o Instituto de Previdência Social – INSS e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS, os quais fomentaram momentos de reflexão e debate entre profissionais que atendem os usuários da Assistência Social e do INSS. Com essa iniciativa pretende-se qualificar o atendimento a população Joinvilense, de forma integrada e participativa.

Cabe ressaltar que o terapeuta ocupacional que integra a equipe do Sistema Único de Assistência Social – SUAS deve também promover a inclusão previdenciária tão necessária à manutenção da cidadania, nas diversas classes sociais e faixas etárias.  

Fonte: Dra Silvane Penkal, Terapeuta Ocupacional do Centro de Convivência do Idoso em Jlle. 

 

7. CREFITO-10 participou de Reunião da ABRATO-SC

 

Com o intuito de discutir o fazer do Terapeuta Ocupacional junto a Assistência Social, a ABRATO-SC reuniu profissionais Terapeutas Ocupacionais em Joinville neste último dia 17/03. Acompanhado do Coordenador do DEFIS, o Presidente do CREFITO-10 participou da reunião, reafirmando o apoio aos Terapeutas Ocupacionais que atuam junto a Assistência Social. Segundo o Presidente, o encontro foi muito proveitoso principalmente por reunir profissionais que estão engajados na Assistência Social.

 

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

 

10. CREFITO-10 está no Twitter

 

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.      

 

Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10