Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 22 de Agosto de 2011 | Número 95

 

 

1.Fundada a AFITO – Costa Esmeralda

 

No dia 18 de agosto foi fundada em Itapema a Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – Costa Esmeralda, entidade que congrega profissionais de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Na Assembléia foi aprovado o estatuto e eleitos a diretoria e conselho fiscal. O CREFITO-10, representado pelo Presidente e pela Delegada Regional, Dra. Caroline Debatin, compareceu à sessão reafirmando seu compromisso de apoio às iniciativas associativistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

2. COFFITO Revive Momentos Históricos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no País

A história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil será relembrada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) em seu site. Para isso, foi reativada a Comissão de Memória integrada por profissionais da área, que estão em busca de relatos e arquivos que revelam momentos históricos da atuação e do ensino das profissões. O material será disponibilizado para consulta de profissionais, estudantes, professores e pesquisadores das duas profissões.

Dr. Rivaldo Novaes - Coordenador da Comissão de Memória do Coffito 
recupera documentos históricos no Arquivo Nacional

Leia toda a matéria : http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2065&psecao=7

 

3. NASF de Criciúma Oferece Serviços de Terapia Ocupacional

O sistema de atenção a saúde no Brasil vem gradativamente buscando adequar e modernizar as formas de atuação que contemple as mais diferentes necessidades da população, por esta razão os Núcleos de Apoio à Saúde da Família –NASF passam a ser implantados através da portaria GM n nº 154, de 24 de Janeiro de 2008 para desenvolver ações junto às equipes de Saúde da Família de modo a apoiar o “fazer cotidiano”, onde as equipes devem ser compostas por profissionais de diferentes áreas do saber as quais deverão estar baseados nas diretrizes da integralidade, qualidade, equidade e participação social as quais devem fomentar ações coletivas centradas no desenvolvimento humano e na promoção da saúde transcendendo o assistencialismo, a medicalização ou ainda o individual.

O CREFITO-10 parabeniza os gestores de Criciúma, município localizado ao sul do Estado de Santa Catarina, pois o mesmo contrata para as suas equipes de NASF o Terapeuta Ocupacional, profissional que possui formação generalista, podendo atuar no campo da saúde, do social e da educação, facilitando uma compreensão mais ampla das necessidades da população, principalmente porque esta formação tem como um dos eixos norteador a inclusão do cidadão. 

Esperamos que a exemplo de Criciúma, todos os municípios de Santa Catarina incluam este importante profissional em suas equipes de NASF.

4. II Videoconferência sobre a 14ª Conferência Nacional de Saúde 

Representantes de Conselhos de Saúde estaduais e municipais de todo o país vão participar da II Videoconferência da 14ª Conferência Nacional de Saúde no próximo dia 23 de agosto, das 10h às 13h, por intermédio das salas regionais do DATASUS nos estados. O balanço das etapas municipais será o tema em debate.

A transmissão II Videoconferência será feita em tempo real e pode ser acompanhada pelo site do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no endereço: www.conselho.saude.gov.br.

Encontre a sala DATASUS mais próxima de você:

 

Endereços DATASUS.jpg

 

 

5. COFFITO: Nota de esclarecimento - Quiropraxia 

 

Alerta a População Brasileira!

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) comunica a população brasileira que, a profissão de Quiropraxia não se encontra regulamentada em nosso País como profissão de nível superior da área da Saúde.

O exercício profissional da Quiropraxia por indivíduos que realizaram cursos de graduação em Quiropraxia é considerado no mundo jurídico, como exercício ilegal da profissão de fisioterapia, tendo em vista tratar-se de prática própria do profissional FISIOTERAPEUTA segundo dispõe o Decreto-Lei 938/69, além de que a sua entidade maior de representação (COFFITO) a reconhece, inclusive, como área de atuação do Fisioterapeuta e como especialidade profissional. Afirmamos ainda, nossa posição contrária a oferta de cursos de graduação em Quiropraxia e sugerimos a imprensa em geral, que quando necessário, consultem as sociedades científicas e ou entidades de classe, para que as mesmas indiquem profissionais devidamente habilitados para participarem de programas de entrevista, de educação em saúde ou de interesse público, no intuito de evitar distorções da realidade.

 

 

6. IX Encontro Catarinense de Saúde Mental

 

O CREFITO-10 convida todos os profissionais que possuem interesse pelo tema, a participar deste que promete ser um evento muito importante na área da Saúde Mental.

Confira a programação no site do CREFITO-10, que além de apoiador estará presente no evento através de participação de Conselheiros na programação técnica científica e com um estande, onde pretende entre outras ações divulgar o papel da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia na área e oferecer informações gerais sobre saúde e às profissões.

 

 

 

7. CREFITO-10 conquista mais uma Liminar a Favor das 30 Horas

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região ajuizou ação pelo procedimento ordinário em face do Município de Rio do Sul, por meio da qual requereu que, em antecipação de tutela, seja determinado ao réu que 'retifique o edital do concurso público n.º 02/2011, para prever a carga horária máxima de 30 horas semanais para o fisioterapeuta.' 

 

Confira a matéria na íntegra no site do CREFITO-10.

 

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=827

 

8. Estados e Municípios Engajados na Realização de Conferências de Saúde 

14 cns.gif

Em todo país já foram realizadas 2976 conferências municipais e uma estadual até a primeira quinzena de agosto. Ainda estão programadas conferências em diversos municípios e 26 nos estados até o mês de outubro. A meta é que mais de 4000 mil encontros sejam realizados antes da etapa nacional da 14ª Conferência, que acontece entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.

 

Saiba Mais

 

A 14ª CNS é dividida em etapas municipais, estaduais e nacional e tem por objetivo subsidiar governos na elaboração de diretrizes em políticas de saúde baseadas nos princípios da integralidade, universalidade e equidade.

Para participar da 14ª Conferência Nacional de Saúde, os interessados devem ser usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da área. Durante a etapa municipal são eleitos delegados, ou seja, representantes de entidades e movimentos sociais para participar da etapa estadual.

O mesmo acontece nos estados e no Distrito Federal, que enviam delegados eleitos para comparecerem ao evento nacional. Os participantes avaliam, nas três etapas, a gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde), a participação da comunidade e o controle social. Propõem ainda condições de acesso à saúde e à qualidade da atenção integral, assim como definem diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nos princípios da integralidade, universalidade e equidade.

 

9. ABRATO – SC informa

 

As inscrições para o Curso de Atestados, Pareceres e Laudos Periciais em Terapia Ocupacional acontecem até o dia 02 de Setembro através do e-mail: abrato-sc@hotmail.com


O curso será ministrado pelo Dr. Mario Battisti e o Dr. Gustavo Quirino, dependências da Católica SC de Joinville, nos dias 10 e 11 de Setembro.

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

12. CREFITO-10 está no Twitter

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.      

 

Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10                                       

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10