Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 05 de Setembro de 2011 | Número 97

 

 

1. CREFITO-10 realiza visitas e reuniões em Joinville

Dia 01 de setembro, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres e a Conselheira Dra. Elenice Oliveira realizaram diversas visitas e reuniões com profissionais no município de Joinville.

FISIO AVENTUREIRO

Dr. Leandro Soares Terra de Oliveira

Dra.Rosane Sluta

Dr. Sandroval Torres

Dra.Elenice de Fatima Oliveira

FISIOCLINICA

Dra. Marlise Grifhorn

Dra. Claudete Rezende

Dra. Jaqueline Schreiner

Dr. Sandroval Torres

Dra. Elenice de Fátima Oliveira                                                                                                                                                                                                                                                         

AÇÃO ERGONÔMICA

Dra. Osmarina Borgmann

Dr. Sandroval Torres

Dra. Elenice de Fátima Oliveira

 

ACQUA FISIO – OSTEOPATIA

Dr. Sandroval Torres

Dra. Elenice de Fátima Oliveira

Dra. Kenya Carvalho Guimarães

Dr.Cristiano Fagundes Mota

 

2. SICAFITO Alerta sobre o Credenciamento ao SC Saúde

O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou que fará gestão própria do SC SAÚDE, hoje conveniada com a UNIMED. O SC SAÚDE é o plano de assistência de saúde dos funcionários públicos estaduais e conta com aproximadamente 180.000 usuários.

Duas empresas farão a gestão do SC SAÚDE e começarão a credenciar empresas e/ou profissionais fisioterapeutas para compor sua rede credenciada. Será feita a portabilidade do plano, ou seja, o novo plano de saúde dos servidores públicos deverá oferecer as mesmas condições que a UNIMED hoje oferece e isto inclui sessões de fisioterapia. 

O SICAFITO solicita que as empresas e clínicas de fisioterapia, bem como todos profissionais NÃO assinem qualquer contrato até que o Sindicato, CREFITO-10 e a ASSEFISIO negociem uma tabela de honorários justa. Chegou a hora de mostrarmos força e união. Vamos impor nossas condições. Evitem que profissionais alheios a nossa profissão fixem nossa remuneração.         

Profissional bem remunerado é profissional valorizado.    Contato SICAFITO: sicafito@gmail.com

 

3. Primeira Reunião da Associação Costa Esmeralda

No dia 1 de setembro de 2011, foi realizada a primeira reunião da Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Itapema, Porto Belo e Bombinhas (AFITO COSTA ESMERALDA).

Foram discutidos vários assuntos, entre eles: O Referencial Nacional de Honorários - RNH, Resolução 387/2011 que fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Fisioterapêuticos nas diversas modalidades prestadas pelo fisioterapeuta e dá outras providências, Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e escolha a logomarca da associação.

Esta associação está se fortalecendo, e hoje já conta com 22 profissionais associados. Para quem for desta região e quiser se associar, entre em contato pelo e-mail afitoce@hotmail.com

O Presidente da AFITO COSTA ESMERALDA, Dr. Fabricio Gustavo Fontana agradece a todos pela participação, e comunica que no próximo dia 5 de outubro será realizada a segunda reunião.

 

Associados da AFITO COSTA ESMERALDA

 

4.  IX Encontro Catarinense de Saúde Mental

 

Aconteceu no Centro de Eventos da UFSC nos dias 28 a 30 de Agosto, o IX Encontro Catarinense de Saúde Mental o qual contou com convidados de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Chile (Chile) e Universitat Roviria I Virgili (Barcelona-Espanha). Foi ofertado aos 650 inscritos palestras e mesas-redondas, além de nove mini-cursos, onde foram discutidos temas como álcool e saúde mental do trabalhador.

O Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região, Dr. Sandroval Francisco Torres se fez presente na abertura do evento com as conselheiras Maristela Vieira e a Lizete Antunes, possibilitando assim uma aproximação entre as autoridades presentes e o CREFITO-10. Destacamos a presença do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, os representantes: da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e a Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão. Os palestrantes: Paulo Amarante, Silvio Yasui, Izabel Friche Passos e Décio de Castro Alves. Nesta mesma oportunidade também foi possível parabenizar o Prof. Walter Ferreira de Oliveira e sua equipe pela organização deste importante evento que discute a Saúde Mental e suas repercussões no cotidiano da população.

O CREFITO-10 disponibilizou aos profissionais presentes um stand propiciando assim um espaço de encaminhamento de dúvidas a cerca da legislação, do exercício ilegal da profissão, a distribuição de material informativo sobre a Terapia Ocupacional aos demais trabalhadores, gestores e pesquisadores.

O Conselho organizou a discussão sobre A prática nos CAPS – o cotidiano sob os diferentes olhares a qual contou com a participação dos seguintes profissionais: Dra.Ana Lucia Urbanski, Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do CAPS III em Joinville, Alexsandro Barreto Almeida, Enfermeiro e Supervisor Clínico-Institucional de CAPS, Ana Cristina Reiser, Assistente Social do CAPS II/Itajaí; Lívia Santana, Psicóloga do NASF/Fpolis e Silvio Yasui, Psicólogo e Prof. da Unesp-Fiocruz de Assis/SP sob a coordenação da Conselheira do Crefito-10, Dra.Renata Florez Rocha,

 

 

Terapeuta Ocupacional. Com esta diversidade de profissionais a discussão foi muito enriquecedora para os muitos profissionais e usuários presentes ao debate.

 

 

Wilson Bruno Barros, Funcionário do CREFITO-10 e as Conselheiras Dra.Camille Weiser e

Dra.Maristela Vieira

 

As terapeutas ocupacionais  Dra. Camille Weiser e Dra. Maristela Vieira

 

 

Dra. Lizete Antunes, Shirley Vicente, Dr. Sandroval Torres e Sandra Vitorino coordenadora de Saúde Mental de Joinville

 

A prática nos CAPS – o cotidiano sob os diferentes olhares

 

Profissionais, gestores e usuários

 

As terapeutas ocupacionais presente nesta discussão

 

 

4. AFB realizou Assembléia em Florianópolis

Aconteceu no dia 03 de setembro em Florianópolis a Assembléia Ordinária da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB , com início às 8h30 horas, no Hotel Faial – Sala Arquipélago   situado à  rua Felipe Schmidt, 603 – Centro – Florianópolis – SC. Mais informações no site da AFB. www.afb.org.br

Na oportunidade compareceram profissionais das diversas regiões do Brasil.

 

   

 

 

 

5. Dia nacional de conscientização e divulgação da Fibrose Cística – 5 de Setembro

 

São sintomas da FIBROSE CÍSTICA 

·         Tosse Crônica, geralmente com muito catarro

·         Sibilância (chiado no peito) freqüente

·         Pneumonias freqüentes

·         Suor excessivo e muito salgado

·         Desidratação sem causa aparente

·         Obstrução intestinal principalmente nos primeiros dias de vida

·         Dificuldade em ganhar peso e altura apesar da boa alimentação

·         Fezes volumosas

·         Extremidades dos dedos dilatadas

·         Pólipos nasais

A fibrose cística (FC), também conhecida como mucoviscidose é uma doença genética, crônica com manifestações sistêmicas, comprometendo os sistemas respiratórios, digestivo e reprodutor. A Fibrose cística dificulta o funcionamento das    glândulas do corpo chamadas exócrinas, estas  glândulas  produzem um muco muito espesso que entope os ductos das glândulas, provocando o mau funcionamento do aparelho respiratório , digestivo e reprodutor.

Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz é o controle sobre a doença, proporcionando ao portador de Fibrose Cística o tratamento médico adequado e os cuidados necessários.

Em Santa Catarina, desde 2002 a Fibrose Cística é diagnóstica no teste do pezinho, porém muitas pessoas  que   nasceram   antes de  2002  podem ter a doença mas não tem o diagnóstico.

Em 2001 foi instituído, pelo Ministério da Saúde, o dia 05 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.

A Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico – ACAM – é uma entidade sem fins lucrativos que presta assistência aos pacientes e familiares de portadores da Fibrose Cística  no Estado de Santa Catarina.

A ACAM coloca-se a disposição para maiores esclarecimentos.

 

ACAM - Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico
Rua Júlio Moura, 71 Fundos - Centro - CEP - 88020-150 –

Fone 3222 – 0984 – secretaria@acam.org.br - Florianópolis – SC

 

6. DEFIS informa  

 

 

Municípios fiscalizados de 30 de agosto a 03 de setembro:

Campos Novos, Ibiam, Zortéa, Celso Ramos, Tangará e Anita Garibaldi.

Atenção à legislação: Código de Ética Profissional (Resolução COFFITO 10/1978) Art. 30. É proibido ao fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional prestar assistência profissional gratuita ou a preço ínfimo,ressalvado o disposto no art. 29, e encaminhar a serviço gratuito de instituição assistencial ou hospitalar, cliente possuidor de recursos para remunerar o tratamento, quando disso tenha conhecimento.

 

Constitui falta ética a oferta de avaliações e/ou atendimentos gratuitos. Também são irregulares e passíveis de processo ético os atendimento inapropriadamente denominado "aula experimental".

Se você identificar essas ou outras irregularidades denuncie através do email defis@crefito10.org.br

 

7. ABRATO-SC: LEMBRETE

 

Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais, Regional Santa Catarina - ABRATO-SC lembra que uma categoria só é forte quando as suas instituições representativas são atuantes, para isto acontecer faz-se necessário que os profissionais participem da Associação, do Sindicato e do Conselho de Classe através da apresentação de propostas, participando das discussões e sugerindo encaminhamentos visando o bem coletivo da categoria, bem como o da sociedade a qual presta seus serviços. 

Lembramos aos colegas que o associado da ABRATO-SC recebe desconto na inscrição do XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional que acontecerá em Outubro na cidade de São Paulo o prazo encerra  no próximo dia 10 de Setembro. Solicite maiores informações através do e-mail: abrato-sc@hotmail.com   Fonte: Abrato-SC

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

10. CREFITO-10 está no Twitter

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.      

 

Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10                                      

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10